O INFERNO SÃO OS OUTROS, MAS A CULPA (NÃO) É MINHA

O INFERNO SÃO OS OUTROS, MAS A CULPA (NÃO) É MINHA
Monólogo de Gabriel Tonin


(JOÃO DE JESUS CONVIDA TODOS OS EXPECTADORES PARA UMA SESSÃO DE MEDITAÇÃO)

JOÃO DE JESUS
(COM MUITA CALMA E BONDADE) Boa noite à todos. Axé pra quem é de axé, amém pra quem é de amém, matemática pra quem é do bem. Estamos todos reunidos nesse dia especial pra uma pequena absorção do poder que esse nosso universo quântico emana em cada porta, em cada pedra, em cada coração, em cada pedaço de carbono aqui presente, que são a formação de vossos corpos terrenos aqui presentes. Não importa em qual deus você acredita, qual nome você escolheu pra dar pra ele, o que importa é que uma magia existe e mesmo a ciência, para os mais incrédulos, já está conseguindo nos provar algumas práticas consideradas “sobrenaturais”. Vejam bem, meus caros amigos, se falássemos sobre computadores que cabem na palma da mão e comunicação global através de ondas do ar há cem, até mesmo cinquenta anos atrás, haveria quem lhe chamaria de louco. Ou mago, bruxo, como se dizia sobre pessoas que conseguiam dominar os poderes quânticos e espirituais nas antiguidades.

(DE REPENTE UM GRITO DE ÓDIO DESPROPORCIONAL PARA ALGUM EXPECTADOR DESARMONIZA A CENA)

JOÃO DE JESUS
(GRITA) Para de olhar pra mim desse jeito! Odeio que olhem pra mim desse jeito! Olha pro lado, olha pra baixo, olha pro caralho da onde você quiser! Mas não olha desse jeito pra mim, porra! (PRA ALGUÉM) O cara fica olhando estranho pra mim, pô.

(SILÊNCIO CONSTRANGEDOR; JOÃO DE JESUS, TIMIDAMENTE, SE RECUPERA DA RAIVA EXPONTÂNEA, SEM ENTENDER MUITO BEM O QUE ACONTECEU)

JOÃO DE JESUS
Desculpe, desculpe. Pode olhar pra mim. O problema não é você. Me desculpe. É que... eu... Pra quem acredita em signos eu sou de gêmeos. (RI SEM GRAÇA) Pode olhar pra mim, mas não tanto daquele jeito, tá bom? Olha... de um outro jeito. Ou se preferir, feche os olhos. É isso. Vamos todos fechar os olhos nesse momento. Coloca uma música de concentração, produção. (MÚSICA; SILÊNCIO) É necessário que, como seres ainda terrestres, que consigamos lidar com as provações e as tentações que habitam a nossa carne. Atingir a máxima perfeição da socialização, seja nas redes sociais, seja aqui fora na vida real, sob a luz das estrelas ou dos holofotes. Quero que todos comigo, me ajudem a buscar aquela frequência que o mundo almeja, que todas as grandes histórias e os grandes mestres disseram sobre evolução e sobre o segredo da harmonia entre os seres. Alguém sabe me dizer que frequência é essa? Alguém sabe? Essa é fácil, é até brega. Exatamente, é a frequência do amor! Ouçam, ouçam como soa bonito. O amor. A frequência do amor. O amor entre nós, o amor divino, o amor universal!

(DE REPENTE, EM OUTRO SURTO, JOÃO DE JESUS GRITA COM OUTRO EXPECTADOR)

JOÃO DE JESUS
Filha da puta, sem vergonha, canalha do pau pequeno! Respira junto, porra, respira junto, porra! Ai, que me irrita essa saliva mexendo na sua boca desse jeito, caralha!

(ELE VOLTA ASSUSTADO, CONFUSO COM O PRÓPRIO SURTO)

JOÃO DE JESUS
Desculpem. Desculpem de novo. Todos nós terrenos estamos passando por diversas provações e todos os dias temos que lidar com a socialização e com os olhares das pessoas e até mesmo com algumas respirações e mastigações irritantes. Mas a alma pura de deus, aquele que busca a verdade na evolução química e espiritual, deve sempre estar atento ao sinais e também pedir sempre pra que nossos mentores não nos deixe cair nos nossos horríveis vícios mundanos.

(JOÃO DE JESUS VAI ATÉ UM MICROFONE)

JOÃO DE JESUS
(CALMO, PALESTRANTE) Eu sou um ser que tenta todos os dias melhorar os meus instintos da carne aqui nesse planeta. Tenho sucesso em mais ou menos oitenta e cinco, noventa por cento das vezes. Posso dizer que sou uma pessoa muito... calma, perto das outras pessoas normais desse planeta, sem querer fazer comparações. Até mesmo nos prazeres carnais! É sério. Eu, como bom cientista da arte espiritual, consegui me livrar da maioria das nossas necessidades fisiológicas. Há dez anos que eu já não me alimento de cadáver animal, um vício humano do prazer em sentir o gosto da dor da morte. É isso, é isso que é o prazer que vocês sentem ao comer um pedaço de porco. Esse porco gritou pela vida antes de morrer e é esse o prazer que desce pela sua garganta e pro seu estômago e depois pro seu sangue. É um vício assim como o cigarro. Entre tantos outros exemplos que aqui poderia dar sobre prazeres carnais, egos, aparências físicas, drogas, romances. Sim, até mesmo o sexo, queridos amantes. Ah, o sexo! Posso dizer, meus amados, que nada do que estou dizendo tem a ver com aquelas questões antigas de pecado e proibições, nada disso, todos somos livres e ninguém vai pro inferno por ser um vadio ou uma vadia. Podem transar à vontade, queridos. Glória às boas transas! Mas digo, que quanto menos precisamos dos prazeres da carne, mais próximos do espírito e da luz divina do cosmos podemos chegar!

(OUTRO SURTO)

JOÃO DE JESUS
(GRITA) Mas também enfiar o pau num cuzinho apertado é gostoso pra caralho. E bate uma punheta, goza na cara da menina ou do menino, pede perdão e pronto! Se deus fez a carne ter prazer nesse caralho, com controle emocional não tem problema nenhum, porra! Problema nenhum, caralho! Pode meter pra caralho nessa porra, seus putos! Mete, mete, mete, gostoso, porra!

(SILÊNCIO; MAIS CONSTRANGIMENTO; JOÃO DE JESUS SEMPRE FICA MUITO CONFUSO COM OS SURTOS)

JOÃO DE JESUS
(CALMO, SINCERO) Desculpem, desculpem. Quanto mais... quanto mais você conseguir se livrar do prazer da carne e se aproximar do prazer da existência do espírito, menos problemas você terá na sua vida. E isso não é questão de um castigo divino e nada disso, é questão de lógica. Por exemplo, uma pessoa que é ambiciosa, sofre quando não consegue atingir seus objetivos, se deprime, se frustra, muitos se suicidam. Mas uma pessoa que é humilde, que nada espera, ela só pode se alegrar, porque ela não espera nada e quando qualquer coisa acontece, oras, aí é fartura. Conseguem entender? Os desígnios de deus não tem nada de sobrenaturalidades, meus caros, amigos! É física, é lógica, matemática pura! É pura assim como a comunicação e também como a arte...

(OUTRO SURTO)

JOÃO DE JESUS
(GRITA) Dá pra calar a porra dessa boca! É, você mesmo que tá falando aí no fundo, porra! Respeita os artistas, respeita os artistas, RESPEITA OS ARTISTAS que o artista aqui ensaiou pra caralho pra vir aqui apresentar essa bosta pra esse bando de vagabundo sem vergonha!

(SILÊNCIO; MAIS CONSTRANGIMENTO)

JOÃO DE JESUS
Eu quero mostrar que a benevolência e a... (PAUSA) calma, elas estão conectadas ao nosso ser, assim também como todos os outros sentimentos instintivos do nosso corpo terreno. É função nossa conseguir trabalhar elas da melhor forma possível. (PAUSA) Eu quero cantar uma música pra vocês. Pra vocês conhecerem esse lado do meu espírito.

(JOÃO DE JESUS COMEÇA CANTANDO COMO SE FOSSE UMA MÚSICA GOSPEL, CALMA E AMÁVEL)

Eu sei, o mundo é mau
E eu tentei ser bom pra sempre, ha ha ha
Chorei, desmunhequei
Me assumi, bati de frente

Briguei, e apanhei
E vi
Que estava errado
O amor que deus me deu
Hoje eu encontrei

(EXPLODE DE RAIVA)

Ah vá!
Tomar no cu
Não aguentei, tem dias quentes
Você, cê me irritou
Me infernizou
Você é gente!

E eu, eu sou também
Até tentei
Ser paciente
Só que, não foi aqui
Que eu me encontrei
Tem às vez, eu sei também
Que vem ninguém
E o dia vai ficar bem
Mas na maior, vejo você
Quero matar, ou me esconder
Eu pego ar, e só com deus...
‘Vai se fuder!’

Vovó me ensinava
Que com carinho
Alcançava a calma
Papai já me mostrou
Que ser chorão é maricada

E assim, na confusão
O mal e o bem
Foi só ferrada
Mas foi, sim foi em deus
Que eu me encontrei

(NUMA RAIVA DESESPERADA)

Pois tem às vez, ah!
Que eu quero mais
Pedir pra deus
Tirar de mim
Essa raiz
Enfiada aqui
E ele me diz
‘O inferno é aqui
Que é só assim
E que é aqui
Que me encontrarei!’

JOÃO DE JESUS
(CALMO) “O inferno são os outros” anuncia o ser existencialista. É preciso ter a consciência profunda de que somos responsáveis pelas consequências de nossas ações. Não podemos falar que “Deus quis assim”, porque a única coisa que deus fez foi dar permissão às nossas escolhas – pra quem crê, claro. E então afinal descobrir que então que a culpa é sempre nossa. Quando dizemos que “a vida está nos testando”, quer dizer que estamos apenas fazendo colheita, caros companheiros. É necessário perceber, PORRA, que o seu sofrimento e o seu ódio não é culpa dos outros, mas é fruto das nossas atitudes e tão somente nossa culpa e das nossas reações às atitudes dos outros. Ora, se o outro te irrita, a irritação está em você e não no outro! A famosa frase de Sartre “O inferno são os outros” possui muitas interpretações equivocadas. Contudo, a interpretação mais equivocada e comum, é aquela de quem acredita que esta frase acusa os outros de causarem um inferno em nossas vidas. Entretanto, o fato desta interpretação ser a mais corriqueira só dá mais crédito e confirma mais ainda o pensamento  e a ironia de Sartre: normalmente não assumimos as consequências de nossas atitudes, está no outro aquilo que me irrita. Quem não tem consciência de suas ações culpa os outros.

(OUTRO SURTO)

JOÃO DE JESUS
(GRITA) A culpa é sua, porra! Não deu certo porque você fez errado! Eu não gozei porque você não está sendo gostosa ou gostoso demais pra minha supra e extraordinária existência! A-CULPA-É-TODA-SUA!

(SILÊNCIO)

JOÃO DE JESUS
Mas aquele que tem a consciência não possui o conforto nas suas próprias mentiras. Não consegue encontrar conforto na covardia moral. “O homem é responsável por tudo o que faz”.

(OUTRO SURTO)

JOÃO DE JESUS
(GRITA) “O inferno são os outros”!

(SILÊNCIO DRAMÁTICO)

JOÃO DE JESUS
Sartre apenas nos deu um alerta existencial. Um alerta irônico que nos lembra a todo momento de nossa responsabilidade, principalmente para com os outros, principalmente para com o sentimento que nós deixamos que os outros coloquem dentro de nós! Nós-deixamos-os-outros-colocarem-os-sentimentos-dentro-de-nós. Por mais insuportável que alguém seja, é você quem se deixa levar. De fato, é um inferno estar na terra. São muitos chatos, são muitos injustos, é muita gente que mastiga de jeito extremamente irritante. E é bem mais fácil culpar os outros quando a gente se sente assim por eles. Não é?

(OUTRO SURTO)

JOÃO DE JESUS
(GRITA) “O inferno são os outros”! Você é um caralho de chata! Você é um escroto! Você é injusto! Você é feio! Você é escrota! Você é prepotente! Buceta, cu, caralho! Eu não consigo suportar a existência de nenhum de vocês aqui!

(SILÊNCIO; ELE SE ACALMA)

JOÃO DE JESUS
O inferno está nos outros sim. Mas a culpa... é minha se eu deixo isso me afetar.

FIM


EPÍLOGO

(APÓS OS APLAUSOS O ARTISTA PODE FAZER UMA VOTAÇÃO ENTRE OS EXPECTADORES PARA DESCOBRIR O QUE AQUELA PLATEIA ESPECÍFICA EM MAIORIA ACHA SOBRE A FILOSOFIA DO MAL E DO BEM DOS GRANDES FILÓSOFOS DA HISTÓRIA HUMANA)

1 – “O homem é mau por natureza a menos que precise ser bom”. Nicolau Maquiavel

2 – “O homem é bom por natureza. é a sociedade que o corrompe”. Jean-Jacques Rousseau
3 – “O homem nasce como se fosse uma folha em branco” John Locke
4 – “O homem é o lobo do homem em guerra de todos contra todos” Thomas Hobbes
5 – “O homem é um macaco cego, robusto e irracional, que carrega um macaco aleijado que enxerga” Arthur Schopenhauer
6 – “O homem é uma corda esticada entre o animal e o super homem” Friedrich Nietzsche
7 – “O homem é um animal político” Aristóteles






Nenhum comentário:

Postar um comentário