VOZES DO TETO

VOZES DO TETO

De Gabriel Tonin

 

PERSONAGENS

ANTONINO

MICKEY

LUA SHEYLA

 

(CENA ÚNICA; ANTONINO CHEGA CANSADO DE UMA BRIGA, PODE HAVER UMA MARCA DE UM SOCO NO ROSTO)

 

ANTONINO

Tem uma voz no meu telhado. No forro, morando entre a madeira e o telhado, no teto. É uma voz e eu escuto todo dia. Às vezes canta até, imprevisível. Fala português. Juro. Não é voz de fantasma não, fantasma fala diferente que eu já ouvi um milhão de vezes já.

 

MICKEY

(CANTAROLA FORA DE CENA)

 

ANTONINO

Ah, lá! (DESABAFA A AGRESSÃO) O que aconteceu foi que me acusaram de espalhar leptospirose na vizinhança e na sociedade inteira, tudo porque eu falei que não ia matar o rato que vive no meu teto! O bichinho mora aqui antes de mim e eu vou matar ele? E ele fala, ele é um rato especial, talvez criado em laboratório, foragido, desesperado pra comer. Você mataria um animal que ainda por cima fala português e que nos dias de felicidade ainda canta? Aposto que não mataria.

 

(MICKEY APARECE NO ALTO)

 

MICKEY

Eu raramente faço presença pública desde que ele passou a me alimentar propositalmente. Toda noite antes de dormir ele coloca um pedacinho de bolo, um restinho de arroz e feijão, um pedaço de queijo, huummmm, no buraco do forro ali pra mim. Eu não vejo problema nenhum em estar sobrevivendo.

 

ANTONINO

O problema é que todo mundo sabe que o seu xixi pode dar leptospirose. Entre outras doenças e tal. Mas fui eu quem inventei os ratos? Por um acaso fui eu quem inventei a doença que o xixi dos ratos passam? Reclama com deus, ué. Foi aí que me deram um socão na cara.

 

MICKEY

Nossa, amigo.

 

ANTONINO

A dificuldade de impulsionar a gratidão todos os dias na vida, é que você é super grato quando acorda com o canto dos passarinhos – obrigado, universo, por mais um dia e por esse som delicioso - , mas aí você lembra que os passarinhos são da gaiola do seu vizinho.

 

(MELANCOLIA MUSICAL; LUA SHEYLA NASCE NO HORIZONTE; ANTONINO E MICKEY OBSERVAM O SEU NASCIMENTO GRANDIOSO)

 

LUA SHEYLA

Oi, gente, boa noite. Há um motivo pra vocês dois serem obrigados à convivência, nada é por acaso. O ser humano tem uma missão, e o ratinho pequenino também.

 

(SILÊNCIO)

 

ANTONINO

E o que mais?

 

MICKEY

É, e o que mais?

 

LUA SHEYLA

É só isso. Boa noite. Muito obrigada pela oportunidade. (ELA ADORMECE)

 

MICKEY

Que missão é essa que ela falou?

 

ANTONINO

E como eu vou saber se ela não falou?

 

(ELES REFLETEM EM SILÊNCIO POR ALGUNS SEGUNDOS; ANTONINO REPARTE UM PEDAÇO DE BOLO E DÁ PRA MICKEY; MICKEY PEGA O BOLO COMO SE ESTIVESSE ROUBANDO E DESAPARECE NO TETO DE NOVO; ANTONINO SOZINHO COME O BOLO ADMIRANDO A LUA; CLIMA MUSICAL DE FINAL DE AVENTURA)

 

FIM





Nenhum comentário:

Postar um comentário