PEÇA DE ANIVERSÁRIO


PEÇA DE ANIVERSÁRIO
De Gabriel Tonin

PERSONAGENS
PROFE MALU
PRINCESA DISNÊI
HOMEM DE PLÁSTICO
PALHACINHO MAU

UMA FESTA DE ANIVERSÁRIO.


CENA 1

PROFE MALU
Boa dia, boa tarde, boa noite, galera! Pra quem ainda não me conhece eu sou a Profe Malu, eu sou professora de Artes e eu trouxe uma surpresa que eu sei que todos vocês vão adorar! É uma festa de teatro! Digo, uma peça de aniversário! Quer dizer, uma peça de teatro numa festa de aniversário!

(OS OUTROS PERSONAGENS ENTRAM)

TODOS
Vai começar nossa peça
Vem comemorar
Tem pãozinho com patê
Peça de aniversário
Bolo e guaraná
Todo mundo vai querer!

Tem felicidade, beijinho e bixigão
Tem até brigadeiro pra fechar a diversão
Pode bater palma, é hora de cantar
A vela vai ter hora pra soprar

É pique! É pique! É pique, é pique, é pique!
É hora! É hora! É hora, é hora, é hora!
Co-me-çou!

PROFE MALU
Quem está fazendo aniversário hoje aqui? E quem faz aniversário ainda nesse mês? E quem faz aniversário nesse ano? Esse presente é o meu presente pra todos vocês! Apresento os meus amigos mágicos!

PRINCESA DISNÊY
Olá, gente! Eu sou a Princesa Disnêy. Sim, é Disnêy mesmo. Disnêy é o meu nome. É um prazer vir participar dessa festa com vocês, eu sempre quis fazer teatro!

HOMEM DE PLÁSTICO
E aí, galera! Eu sou o famoso e poderoso Homem de Plástico. Pode ver, ó! Eu sou de plástico mesmo, parece de ferro, mas é a pintura, nosso cenógrafo e nosso figurinista são show de bola. Isso aqui é tudo material reciclável. O meu poder é a sustentabilidade!

PROFE MALU
Magnífico! Eu tô adorando! Quem mais tá adorando tudo isso aí? (PARA PALHACINHO MAU) E você? Introduza-se, palhacinho, é a sua vez!

PALHACINHO MAU
(EMBURRADO) Ah. Oi. Feliz aniversário. (JOGA CONFETES PARA O ALTO E CONTINUA EMBURRADO)

(SILÊNCIO)

PROFE MALU
Se apresente direito, amigo. Diga o seu nome, todo mundo quer saber quem você é.

PALHACINHO MAU
Puxa vida! Meu nome é Maurício, e me chamam de Palhacinho Mau. Mau de Maurício, eu não sou mau, eu sou um cara legal.

PROFE MALU
Entendi. Isso é muito bom.

PALHACINHO MAU
O negócio é o seguinte, o povo tem sujado o nome dos palhaços com esse monte de filme de terror aí, como se a gente fosse tudo maluco! Eu não sou maluco, tá ligado? (JOGA CONFETES)

PROFE MALU
Não, eu sei que todo mundo aqui adora palhaços, não é mesmo, pessoal? Eu, pelo menos, adoro palhaços, e eu adorei que você pode vir.

PALHACINHO MAU
(EMBURRADO) Obrigado, eu também estou muitíssimo feliz. Feliz aniversário. (JOGA CONFETES)

TODOS
Feliz aniversário!


CENA 2

(UM FOCO DESTACA A PRINCESA DISNEY E UMA MÚSICA INICIA)

PROFE MAU
Ah, gente! É a hora da música da Princesa! Eu adoro a hora da música da Princesa!

PRINCESA DISNEY
Minha história eu quero contar
Essa canção é antiga
Uma princesa querendo cantar
É o que a festa precisa

De música
Que todo mundo gosta
Música
O refrão começa já

Começa agora
O refrão é agora
Eu canto nessa hora
O refrão é o que eu canto agora

E embora
Ainda seja a hora
O refrão ainda continua
E o grande final é agora!

E agora eu vou crescer
E vou lacrar essa canção
E a nota vai subir
Vou ter que usar todo meu dom
E então voltar o refrão!

Repete agora
O refrão é agora
Eu repito nessa hora
O refrão é o que eu canto agora

E agora
Repito novamente
Seja um pouco paciente
Porque o grande final é agora!
Sim, o grande final é agora!
Pois o grande final é agora!

Agora!

(A MÚSICA TERMINA GRANDIOSA; OS OUTROS APLAUDEM)

PROFE MALU
Puxa vida! Magnífico! Eu adorei a sua canção, Princesa Disnêy.

PRINCESA DISNÊY
Eu também adorei, eu sempre quis cantar numa peça de teatro de aniversário. Eu preparei essa música há anos no meu castelo!

PROFE MALU
Uau! Que babado!

HOMEM DE PLÁSTICO
Eu queria fazer uma pergunta pra Princesa Disnêy! Posso?

PROFE MALU
Claro, Homem de Plástico.

PRINCESA DISNÊY
Qual é a sua pergunta, Homem de Plástico?

HOMEM DE PLÁSTICO
Eu queria saber se no seu castelo você separa o lixo reciclável do lixo orgânico?

PRINCESA DISNÊY
Oras, Homem de Plástico, é claro que eu separo o meu lixo. Todo mundo sabe que a gente tem que prestar atenção nos mínimos detalhes no cuidado do nosso meio ambiente.

HOMEM DE PLÁSTICO
Sem mais perguntas, meretíssima, ela é mesmo uma Princesa. É uma Princesa perfeita, nunca vi mais certa. Tá de parabéns, Princesa Disnêy.

PRINCESA DISNÈY
Obrigada, Homem de Plástico.

PROFE MALU
Pois o Homem de Plástico tem toda razão em se preocupar com nosso lixo. A gente tem o costume de dizer “ah, vou jogar isso fora!”. Mas não existe o fora, pessoal. Não tem fora. Quando a gente joga fora ainda tá jogando dentro do planeta.

HOMEM DE PLÁSTICO
Exatamente! Eu tenho mais uma pergunta pra fazer pra Princesa Disnêy. Posso?

PROFE MALU
Claro, Homem de Plástico.

PRINCESA DISNÊY
Qual é a sua segunda pergunta, Homem de Plástico?

HOMEM DE PLÁSTICO
Você por um acaso já encontrou seu príncipe encantado?

(O PALHACINHO MAU GARGALHA)

HOMEM DE PLÁSTICO
Qual é?

PALHACINHO MAU
Desculpe... por favor... continuem.

PRINCESA DISNÊY
(VISIVELMENTE ENVERGONHADA) Não, eu ainda não encontrei o meu príncipe encantado ainda. Mas... também eu não estou procurando. As coisas mudaram ultimamente, meu foco é minha carreira. Desculpe.

HOMEM DE PLÁSTICO
Tudo bem. Sem problemas.

PALHACINHO MAU
Eu queria ter essa auto estima, juro que eu queria.

HOMEM DE PLÁSTICO
Oi? Falou comigo?

PALHACINHO MAU
Não, falei sobre você.

HOMEM DE PLÁSTICO
Para de rir pra mim, cara!

PALHACINHO MAU
Não tô rindo pra você, tô rindo de você.

HOMEM DE PLÁSTICO
Olha aqui, seu...!

PROFE MALU
Gente, por favor, o que é isso? Vocês não vão fazer coisa de menino agora, né?

HOMEM DE PLÁSTICO
Coisa de menino?

PROFE MALU
Brigas! Estamos no meio de uma festa, e por mais que seja comum as pessoas brigarem em festas, não vamos dar o mau exemplo.

HOMEM DE PLÁSTICO
Mau de Maurício?

PALHACINHO MAU
Foi minha mãe que escolheu meu nome, bicho!

PROFE MALU
Chega! Parou! Os dois. Vão pro cantinho do castigo. Agora!

(OS DOIS OBEDECEM E CADA UM VAI PRA UM CANTO DAS PAREDES)

PROFE MALU
Onde já se viu? Peço desculpas aos papais e às mamães por essa nossa cena dramática, são meninos, precisaram extravasar a rivalidade natural. Já, já estarão brincando de novo.

PRINCESA DISNÊY
Patetas que se acham poderosos. Um príncipe que se preze jamais será violento, em momento algum na vida.

PROFE MALU
Esses dois não são príncipes, de jeito nenhum. Mas eu vejo vários futuros príncipes aqui nessa festa. Tem uma molecada aí que dá pra ver que quando crescer serão os príncipes dos príncipes encantados! Escreve o que eu tô dizendo. Alguém quer fazer alguma pergunta pra Princesa Disnêy também? (IMPROVISO COM AS RESPOSTAS)

PALHACINHO MAU
Profe Malu, já pode sair do castigo?

PROFE MALU
Vocês vão se comportar?

PALHACINHO MAU
Por mim, eu parei.

HOMEM DE PLÁSTICO
Se ele parar, eu parei.

PROFE MALU
Então podem. E vamos aproveitar e cair de boca no momento mais especial dessa peça, dessa festa! É hora do bolo!

TODOS
Eba!

(PROFE MALU APARECE COM O BOLO; TODOS CANTAM PARABÉNS AO(S) ANIVERARIANTE(S); IMPROVISAÇÃO COM TODO O ACONTECIMENTO; O BOLO É DISTRIBUÍDO E HÁ UMA PAUSA NO ESPETÁCULO PARA COMER)


CENA 3

(O TEATRO RETORNA CANTANDO)

TODOS
Feliz aniversário, meu amor!
O show já retornou, venham todos aqui
Que seja tudo aquilo que sempre quis

É festa de teatro, meu amor!
A música está boa, e ainda não acabou
Que tenha sempre um final feliz
Que tenha sempre um final feliz
Que tenha sempre um final feliz!

PALHACINHO MAU
Nossa, eu tava cagado de fome, e agora tô cagado de empanturrado de tanto que eu comi.

PRINCESA DISNÊY
Nossa, eu tava cagada de fome também. Mas eu sei o meu limite, eu não como mais do que eu realmente preciso.

HOMEM DE PLÁSTICO
Linda! Rainha! Deusa sustentável!

PRINCESA DISNÊY
Linda sim, rainha ainda não. Deusa? Nunca fui convidada. Sustentável... bem, alguém tem que fazer alguma coisa pelo planeta, né, gente?

HOMEM DE PLÁSTICO
Você pode ainda não perceber, mas o Homem de Plástico é o príncipe encantado da Princesa Disnêy. É um grande acordo entre as produtoras. E eu sou o Homem de Plástico e você é a Princesa Disnêy, é o destino da sétima arte que fiquemos juntos.

PRINCESA DISNÊY
Olha, Homem de Plástico...

HOMEM DE PLÁSTICO
Chiiu, não precisa falar nada. Uma hora você vai perceber o meu amor.

PALHACINHO MAU
Cara, tá ficando chato, já. Você não tá percebendo que ela não tá na sua?

HOMEM DE PLÁSTICO
Eu sou insistente, eu insisto no amor.

PALHACINHO MAU
Não, cara! Tá errado! Você tem que insistir no amor que é recíproco! A Princesa Disnêy está gritando pelos olhos pra gente socorrer ela de você. Ela claramente não está afim.

HOMEM DE PLÁSTICO
Oras, ela não me disse que está incomodada.

PALHACINHO MAU
E precisa dizer? É sério que você não vê? Todo mundo percebe, não percebe? Quando a pessoa tá afim ou não, todo mundo percebe.

HOMEM DE PLÁSTICO
Você está incomodada, Princesa Disnêy?

PRINCESA DISNÊY
Eu estou incomodada sim, Homem de Plástico.

PROFE MALU
Aí, pronto, falou! Agora chega dessa bobagem romântica! Porque agora é a hora do bexigão!

TODOS
Oba!

(PALHACINHO MAU SURGE COM O BEXIGÃO E O ESTOURA RÁPIDO)

PROFE MALU
Poxa, Palhacinho Mau! O legal da brincadeira era o suspense.

PALHACINHO MAU
Desculpe, achei que o legal eram os docinhos dentro do balão.

PRINCESA DISNEY
Eu prefiro os docinhos também!

HOMEM DE PLÁSTICO
Atacar!

(ELES ATACAM OS DOCES E CONVIDAM O PÚBLICO A ATACAR TAMBÉM)

HOMEM DE PLÁSTICO
Depois todo mundo joga o lixo de plástico na reciclagem, ouviram? Temos que fazer o cenário e o figurino da nossa próxima peça e vamos precisar de bastante material reciclável.

PROFE MALU
Bom, gente, agora é a hora que eu mais gosto desse show de aniversário. É a hora do(s) verdadeiro(os) protagonista(s) desse espetáculo de festa pegar a fala. Hora do discurso!

TODOS
Discurso, discurso, discurso!

PROFE MALU
Por favor, tragam o(s) aniversariantes(s) e quem mais quiser falar.

(A PROFE MALU DÁ UM MICROFONE PARA QUEM QUISER FAZER UM DISCURSO; IMPROVISAÇÃO COM O PÚBLICO; PALHACINHO MAU TAMBÉM PEGA O MICROFONE)

PALHACINHO MAU
Eu quero mandar um beijo e um abraço pro meu pai Mauro, pra minha mãe Maulene, pro meu irmão Maurinho, pra minha bisa Maurina, pra minha vizinha Mauricélia e pro meu cachorro Juvenal!

PROFE MALU
Muito bem, pessoal! Eu estou maravilhada com tanta coisa bonita que aconteceu hoje aqui! Eu me diverti horrores!

PRINCESA DISNÊY
Isso sim é diversão! Eu quero fazer festa de teatro pra sempre! A gente pode voltar o ano que vem, no próximo aniversário, se vocês quiserem.

HOMEM DE PLÁSTICO
E no próximo, e no próximo, e no próximo! Eternamente!

PROFE MALU
Sim!

PALHACINHO MAU
Impossível! A gente não vai voltar o ano que vem.

PROFE MALU
Eita. E por que não, Palhacinho Mau?

PRINCESA DISNÊY
É, por que não? Aí eu escrevo outra música.

HOMEM DE PLÁSTICO
E daí a gente pode incluir outros assuntos educativos que não deu tempo hoje, amigo.

PALHACINHO MAU
Porque a cada ano que passa, essas crianças vão crescendo. Uma hora elas vão achar tudo isso muito careta e sem graça. Uma hora, em vez de uma festa, elas vão querer viajar, ou guardar o dinheiro pra comprar um celular. Uma hora elas não vão mais gostar de princesa, nem de super-heróis e nem de palhaços. Às vezes não vão gostar nem mesmo de professores de Artes, Profe Malu. Uma hora, elas vão crescer e essa magia toda vai ser bobagem.

(SILÊNCIO DRAMÁTICO)

PRINCESA DISNÊY
Poxa vida, que final triste...

HOMEM DE PLÁSTICO
Cara, você é realmente um cara do Mau. Você é o vilão dessa história. Acabou com a festa, logo no fim da peça!

PROFE MALU
O que é isso? Nada disso, não acabou com festa nenhuma! Sobre o ano que vem, a gente vai pensar só no ano que vem! Por enquanto, essas crianças ainda são crianças, depois a gente vê como vai ser! Eu aprendi a viver a festa de agora, o que importa é a festa hoje!

TODOS
Sim!

TODOS
Vai acabar nossa peça
Vem comemorar
Tem pãozinho com patê
Peça de aniversário
Bolo e guaraná
Todo mundo vai querer!

Tem felicidade, beijinho e bixigão
Tem até brigadeiro pra fechar a diversão
Pode bater palma, é hora de cantar
A vela vai ter hora pra soprar

Parabéns, parabéns
Feliz aniversário
Pra todo mundo desse mês
Parabéns, parabéns
Fim do espetáculo
A gente volta ano que vem!

Parabéns, parabéns
Feliz aniversário
Pra todo mundo desse mês
Parabéns, parabéns
Fim do espetáculo
A gente volta ano que vem!

É pique! É pique! É pique, é pique, é pique!
É hora! É hora! É hora, é hora, é hora!
Ter-mi-nou!

(OS ATORES AGRADECEM)

FIM




Nenhum comentário:

Postar um comentário