PRA SER UMA DELÍCIA, TEM QUE FALTAR


PRA SER UMA DELÍCIA, TEM QUE FALTAR
Texto de Gabriel Tonin

PERSONAGENS
Laís
Daniel


1º ATO

CENA 1

(VÍDEO CHAMADA)

LAÍS
Oi, Dã.

DANIEL
Oi, nenê.

LAÍS
Amanhã a hora que você chegar no aeroporto você me liga. Porque até você chegar na rodoviária, eu vou me arrumando aqui.

DANIEL
Combinado.

LAÍS
Tô morrendo de saudade de você.

DANIEL
Eu também tô morrendo de saudade de você.

LAÍS
Quanto tempo que demora do aeroporto até a rodoviária?

DANIEL
Não sei direito.

LAÍS
Joga no Google. Calcula o seu trajeto, cara. Não vai me perder o vôo amanhã, Daniel.

DANIEL
Não vou perder. Já coloquei o celular pra despertar.

LAÍS
Coloca três vezes que eu te conheço. Amanhã eu te ligo.

DANIEL
Não se preocupe. Amanhã a gente vai tá juntinho, vamo fazer uma comidinha e depois fazer carinho e dormir gostosinho juntinho abraçadinho.

LAÍS
Tá bom. Tô esperando. Boa noite.

DANIEL
Boa noite, te amo.

LAÍS
Te amo.

DANIEL
Te amo.

LAÍS
Te amo mil vezes mais.

DANIEL
Eu que te amo mil vezes mais.

LAÍS
Tô com muita saudade de você. Do seu cheiro, da sua comida.

DANIEL
(RI) Vamos ter comida! Vamos ter muita comida!

LAÍS
Ai, que tonto! Boa noite.

DANIEL
Boa noite, te amo.

LAÍS
Também te amo.

DANIEL
Beijo.

LAÍS
Beijo.

(FIM DA VÍDEO CHAMADA)


CENA 2

(NO DIA SEGUINTE, LAÍS LIGA PRA DANIEL; ELE DEMORA PRA ATENDER, ELA FICA ANSIOSA)

DANIEL
Alô? Oi, amor.

LAÍS
Cancelou, né?

DANIEL
Cancelou.

LAÍS
E agora, Daniel?

DANIEL
Agora que eu vou ter que ficar aqui.

LAÍS
Mas como assim? Até quando? Eles deram previsão?

DANIEL
Tudo cancelado. Parece que deu merda geral, você viu? Fechou tudo.

LAÍS
Mas uma hora você vai ter que voltar, né? Como que a gente vai fazer? Você falou com o Rudinei?

DANIEL
Falei.

LAÍS
E aí?

DANIEL
Ué, ele disse “fazer o quê?”. Isso é sério, Laís.

LAÍS
Porra, eu sei que é sério, eu não sou burra, eu tô vendo o que tá acontecendo. Eu quero saber como que você vai fazer pra vim pra casa?

DANIEL
Não agora.

LAÍS
Você está todo tranquilo, Daniel!

DANIEL
Eu não estou tranquilo, eu estou cagando de medo, Laís. Você acha que eu não queria chegar em casa hoje?

LAÍS
Falaram se vão remarcar o vôo?

DANIEL
Laís, você entendeu o que aconteceu? Tá tudo cancelado sem previsão de retorno. A gente tá preso. Peraí.

(SILÊNCIO; DANIEL INTERAGE COM ALGUÉM)

DANIEL
Laís, peraí que eu pedi um lanche. Vou ter que pagar no cartão. Liga daqui a pouco.

LAÍS
Tá bom.

(FIM DA VÍDEO CHAMADA)


CENA 3

(OS DOIS SE RECONECTAM)

DANIEL
Oi.

LAÍS
Oi.

DANIEL
Então.

LAÍS
Então.

(SILÊNCIO)

LAÍS/DANIEL
(OS DOIS FALAM JUNTOS) Precisava ver uma alternativa.../Que doideira tudo isso, né?

DANIEL
O que?

LAÍS
O que?

DANIEL
Não entendi, falei junto.

LAÍS
Precisava ver uma alternativa pra você poder vir. Eles vão fechar até quando?

DANIEL
Não sabe ainda.

LAÍS
Sim, eu sei, mas em dias, em semanas, em meses, pra sempre?

DANIEL
Não, pra sempre não.

LAÍS
Meses, Dã? Você acha que pode fechar por meses? Você tá entendendo a gravidade disso, Dã?

DANIEL
Sim, eu tô entendendo.

LAÍS
E não é hora de a gente surtar? O que que tá acontecendo? Eu acho... eu acho que... eu acho que eu tô surtando, Dã.

DANIEL
Calma, Laís, calma, respira, vai pra casa da sua mãe.

LAÍS
Seu remédio vai acabar, como você vai conseguir o seu remédio aí?

DANIEL
Não se preocupe comigo.

LAÍS
Eu estou preocupadíssima sim! Eu quero você em casa agora.

DANIEL
Eu também queria.

(SILÊNCIO)

DANIEL
Eu tenho que comer o lanche. Vai esfriar.

LAÍS
Tá bom.

DANIEL
Eu te ligo na hora que deitar. Não fica nervosa.

LAÍS
Tá bom.

DANIEL
Beijo.

LAÍS
Bom lanche.

DANIEL
Te amo.

LAÍS
Te amo.

(FIM DA VÍDEO CHAMADA)



2º ATO

CENA 1

(DIAS DEPOIS)

DANIEL
Oi, nenê.

LAÍS
Oi.

DANIEL
E aí?

LAÍS
Bom dia.

DANIEL
Bom dia.

(SILÊNCIO; ELES CONTINUAM CONECTADOS SEM FALAR NADA POR UM TEMPO)

LAÍS
Vou começar a assistir a série hoje. Comece também.

DANIEL
Vou começar.

(SILÊNCIO)

LAÍS
Tô com saudade de você aqui comigo.

DANIEL
Eu tô explodindo de saudades, nenê. Chega a doer.

LAÍS
Em mim dói mais.

DANIEL
Seria bom se tivesse uma tecnologia que a gente pudesse dar pelo menos um beijinho. Tipo, uma tela 3D. Você beija a tela e ela repassa pra outra pessoa.

LAÍS
Seria ótimo.

(SILÊNCIO)

LAÍS
Será que daria pra colocar o pinto?

(ELES GARGALHAM)

DANIEL
Delícia.

(ESCURIDÃO)


CENA 2

(DIAS DEPOIS)

LAÍS
Aí a Ju gritou, Dã, ela gritou com a mamãe, cê acredita? Não sei o que foi que a mamãe fez pra ela gritar daquele jeito, ela nunca tinha sido agressiva daquele jeito. O que eu sei é que agora a gente tá sem empregada.

DANIEL
Eita. Ela trabalhava aí faz mó tempo, né?

LAÍS
Sim. A mamãe não quis falar o que aconteceu. Que raiva.

(SILÊNCIO)

DANIEL
Hoje fechou várias lojas da cidade aqui. Fechou definitivo.

LAÍS
Que loucura isso tudo, né?

DANIEL
Né?

(SILÊNCIO)

LAÍS
Viu, eu vou fazer cocô, depois eu te ligo.

DANIEL
Às vezes a internet tá falhando aqui, mas ligue.

LAÍS
Beijo.

DANIEL
Beijo.

(ESCURIDÃO)


CENA 3

(O TEMPO VAI PASSANDO RÁPIDO, MOSTRANDO UMA VÍSIVEL MUDANÇA NA APARÊNCIA DOS DOIS)

DANIEL
Vai acabar meu remédio quinta-feira.

LAÍS
Dã, você tem que procurar um posto de saúde daí.

DANIEL
Esse medicamento aqui custa mais de trezentos reais.

LAÍS
Vai ter que comprar.

DANIEL
Meu dinheiro tá acabando.

LAÍS
Remédio é remédio, Daniel.

DANIEL
Que eu compre agora. E quando acabar esse? E depois?

LAÍS
Eu mando dinheiro pra você.

DANIEL
E depois, La?

LAÍS
Olha, isso tudo vai acabar logo. Falou na TV hoje que a guerra vai...

(A CONEXÃO DE LAÍS EMPERRA; DANIEL FICA SOZINHO)

DANIEL
Eita, caralho. La? Amor? Porra. Não é bomba, não é bomba, não é bomba.

(ESCURIDÃO)


CENA 4

DANIEL
Menina, eu tô tão ficando na paranóia que eu já imaginei uma bomba destruindo tudo aí, a hora que caiu a sua conexão. As pessoas daqui estão me deixando com um medo real do que pode acontecer, sério.

LAÍS
Credo. Não vai nisso. Relaxa.

DANIEL
Hoje um cara surtou no banco, precisava ter visto que bizarro. Nem sei o que aconteceu.

(SILÊNCIO)

LAÍS
Será que poderia chegar nesse extremo de novo, Dã?

DANIEL
O que?

LAÍS
De o mundo inteiro endoidar e jogar bomba em tudo?

DANIEL
Nunca pararam, né, La? Quando que parou de jogar bomba?

LAÍS
É.

(SILÊNCIO)

DANIEL
Minha mãe só fica falando de deus.

DANIEL
Pelo menos você tem alguém pra conversar.

LAÍS
Não tem nenhum vizinho aí?

DANIEL
O que eu vou conversar com o vizinho, Laís?

LAÍS
Sei lá, ué, falar sobre filme, sobre política.

DANIEL
Não conheço ninguém, não deu tempo. Os caras que eu conheci na empresa moram longe daqui.

LAÍS
Pode crer.

DANIEL
Aqui tá todo mundo seguindo à risca esse negócio de ficar em casa. Todo mundo trancado, isolamento completo, sem questionar. Não é igual da outra vez que era só manter a imunidade alta e esperar sair a vacina. Isso foi uma ameaça de terrorismo espacial, La, pela primeira vez na história, isso é muito assustador, eles terem bombas apontadas pra onde quiserem guiadas por satélites em todo o planeta. Aqui as pessoas tem medo de colocar roupa no varal, com medo de que algum drone atire nelas. Cê acredita nessa tensão que isso foi virar? Isso tá deixando as pessoas malucas.

LAÍS
Assustador.

DANIEL
Não te falei, o mercado tá funcionando um dia sim, um dia não agora, e não tem mais um monte de coisa nas prateleiras já.

LAÍS
Isso tem que acabar logo.

DANIEL
Além...

LAÍS
Além...?

DANIEL
Que eu não aguento mais de saudade. De passar a mão no seu cabelo...

(O TEMPO PASSA EM VÍDEOS RÁPIDOS)

DANIEL
... de ouvir você tocando violão.

(OUTRO DIA)

DANIEL
... de dormir com as pernas embrenhadas.

(OUTRO DIA)

DANIEL
... daquele dia que você quis me comer.

LAÍS
Eu daria tudo pra te comer de novo agora.

DANIEL
Delícia.

(OUTRO DIA)

LAÍS
... pra estar junto de você.

(OUTRO DIA)

LAÍS
... pra te sentir, quentinho, abraçadinhos. Brega.

DANIEL
Delícia.

(OUTRO DIA)

LAÍS
Eu gosto do formato dos pelos do seu peito que tem um formato de fênix, deixa eu ver. Me mostra!

(ELE MOSTRA)

DANIEL
Eu gosto quando você pinta a unha de vermelho porque eu fico me sentindo um tanto... arranhado.

LAÍS
Arranhado?

DANIEL
É.

LAÍS
Que palavra curiosa pra um sentimento que você gosta.

(ELES FICAM EM SILÊNCIO SE OLHANDO POR UM TEMPO)

DANIEL
Boa noite, nenê.

LAÍS
Boa noite, nenê.


CENA 5

(DANIEL E LAÍS MOSTRAM QUE O TEMPO PASSOU COM VISÍVEL MUDANÇA FÍSICA)

LAÍS
A minha mãe me veio com uma frase motivacional para eu entender a necessidade da perda e do sofrimento na visão espírita hoje.

DANIEL
Qual é a frase?

LAÍS
Pra ser uma delícia, tem que faltar. Seria tipo assim, pra você aproveitar bastante o sabor de alguma coisa, sei lá, um bolo de chocolate, você não pode ter ele o tempo todo. Se você come o mesmo bolo de chocolate todos os dias, esse bolo de chocolate delicioso se torna um simples arroz e feijão com o tempo. Quanto mais você sentir falta, quanto mais você sentir saudade de uma experiência, seja paladar, amor, etc, maior o prazer que você vai ter quando comer. Você entendeu?

DANIEL
Eu achei isso magnífico.

LAÍS
Não, Dã. Isso é a justificativa pra existência do pobre, na visão da elite espírita. Pro pobre poder aceitar a falta das coisas, como parte da missão, ser pobre e ser grato.

DANIEL
É, dá pra se ver a frase por esse lado também. Mas eu achei bonito a parte de que a falta faz ficar mais gostoso.

LAÍS
Isso se você consegue ter o que você perdeu de volta depois, né? E quem nunca comeu um bolo de chocolate? Tem gente que nunca nem comeu ainda pra sentir falta! Só sente vontade mesmo, de algo que nem sabe o gosto.

DANIEL
Eu digo porque... tô imaginando aqui um banho quente. A lembrança de um banho quente, de um lanche no delivery, assistir uma série junto... (ELE TOSSE) Só a lembrança já me faz arrepiar. Parece gostoso mesmo não tendo, mesmo sendo uma memória.

LAÍS
Mas não é a realidade. É a imaginação.

DANIEL
É.

(SILÊNCIO DEMORADO; DANIEL COMEÇA UM CHORO CONTIDO)

LAÍS
Dã?

DANIEL
Eu queria ir pra casa.

LAÍS
Eu vi na TV que eles estão otimistas agora, Dã. Tenha calma.

DANIEL
Eu tô calmo. Eu vou ficar calmo.


CENA 6

(OUTRO DIA; DANIEL ESTÁ DESESPERADO, EM CHOQUE)

DANIEL
Amor, eu vi um corpo hoje. Eu nunca tinha visto um corpo antes.

(OUTRO VÍDEO; OUTRO DIA)

DANIEL
Tinha vários corpos amontoados do outro lado da rua!

(OUTRO VÍDEO; OUTRO DIA)

DANIEL
Puta que o pariu! Eles envadiram o cortiço aqui. Estão tentando entrar...! (A CONEXÃO CAI)

LAÍS
Dã! Daniel! Daniel!

(LAÍS TENTA LIGAR NOVAMENTE DESESPERADA)

LAÍS
Atende, atende, atende! Meu deus do céu, por favor, me ajuda, me ajuda, só agora, não me deixe sozinha agora. (SILÊNCIO; ELA TENTA MAIS UMA VEZ, SEM RESPOSTA) Mãe!

(ESCURIDÃO)


CENA 7

(DANIEL LIGA PARA LAÍS; TEM SANGUE NA SUA BLUSA)

LAÍS
Dã, dã! Meu deus do céu! Você tá bem? O que aconteceu? Pelo amor de deus, me fala! Você está machucado?

DANIEL
Eu tô bem.

LAÍS
Esse sangue...

DANIEL
O sangue não é meu.

(SILÊNCIO)

LAÍS
Você precisa chamar a polícia.

DANIEL
Não tem polícia mais aqui. Cidade pequena.

(A CONEXÃO DE DANIEL TRAVA)

LAÍS
Droga, droga, droga!

(A CONEXÃO RETORNA)

DANIEL
A internet aqui tá caindo toda hora. Uma hora vai cair de vez.

LAÍS
Calma, Dã. Por favor, deus, fica aqui comigo.

DANIEL
(TOSSE DOÍDO ATÉ VOMITAR) Cacete...

LAÍS
Respira. Calma.

DANIEL
Eu preciso de um remédio. Meu coração vai sair pela boca.

(DANIEL VAI TOMAR O REMÉDIO)

LAÍS
Que remédio você vai tomar, Daniel? Toma cuidado, não toma muito.

(A CONEXÃO DE DANIEL CAI NOVAMENTE)

LAÍS
Não, não, não! Merda, merda! Vai, liga de novo, por favor, Maria, Jesus, deus. Por favor!

(A CONEXÃO RETORNA; DANIEL ESTÁ DEITADO)

DANIEL
Você fica aqui comigo até eu conseguir dormir, mesmo se cair a conexão? Eu preciso dormir.

LAÍS
Fico. Eu fico. (ELA SEGURA O CHORO DOLORIDA)

DANIEL
Eu te amo demais, meu amor. A falta que você faz me dá certeza do tamanho do meu amor por você.

LAÍS
Eu também te amo muito, nenê.

(SILÊNCIO)

DANIEL
Se eu dormir eu ligo pra você amanhã, tá?

LAÍS
Tá bom, vou esperar. Se demorar muito eu te acordo.

DANIEL
Tá bom.

(SILÊNCIO)

DANIEL
O alívio que vem depois da dor, é um dos melhores prazeres.

LAÍS
É. É verdade mesmo. É poderoso!

(NUM TEMPO EXAGERADAMENTE DEMORADO, DANIEL ENFIM DORME COM O CELULAR AINDA FILMANDO; LAÍS DESABA NO CHORO)

LAÍS
Ah! Eu vou falar baixinho pra você não acordar. Mas eu descobri o que a mamãe fez pra Ju. A mamãe sugeriu de reduzir o salário dela por causa da crise. É óbvio que a Ju ia gritar, é dinheiro, eu gritaria. Ela falou pra mim que o dinheiro não dava mais pra pagar um salário mínimo. Onde já se viu, né? Minha mãe é aquelas pessoas monstruosas que a gente vê na internet todo dia, que provavelmente deixaria o filho da Ju cair do nono andar de um prédio. (LONGO SILÊNCIO) E você está aí e eu não sei se a gente vai conseguir se ver por mais muito tempo.

(LAÍS TEM UMA IDEIA MALUCA; ELA DESAPARECE DO VÍDEO E LOGO RETORNA; LIGA UMA MÚSICA E PINTA AS UNHAS DE VERMELHO)

LAÍS
A dor é poderosa na hora que precisa aliviar. A dor e a falta destrói limites, renova a experiência, faz surpresa! Faz mágica, ô, se faz mágica! Eu já vi com meus próprios olhos, meu nenê, a magia que o desespero pode dar nas pessoas! E nem que seja a última vez das nossas existências nessas conexões virtuais, eu vou te deixar bem arranhado.

(ELA TERMINA DE PINTAR E SE PREPARA PARA REALIZAR UMA GRANDE EXPERIÊNCIA; LAÍS PREPARA OS DEDOS COM AS UNHAS VERMELHAS E MAGICAMENTE ATRAVESSA A LINHA DO VÍDEO DE DANIEL, ARRANHANDO CARINHOSAMENTE SEU ROSTO; A CONEXÃO DOS DOIS CAI PARA SEMPRE)

FIM





Nenhum comentário:

Postar um comentário