O UNIVERSO PELA JANELA DA CASA AMARELA


O UNIVERSO PELA JANELA DA CASA AMARELA
De Gabriel Tonin

PERSONAGENS (BONECOS):
LALÚ (MENINA)
JOAQUIM (MENINO)
ARARA (ARANHA)
BEIJINHO (BEIJA-FLOR)
JOÃOZINHO (JOANINHA)
FORMIGUINHAS (VÁRIAS)
MILTINHO (MILTON NASCIMENTO)
BI (ABELHA)
RATÃO (RATINHO)
BATATA (BARATA)
GILZINHO (GILBERTO GIL)
PLANETAS E ESTRELAS (VÁRIOS)
CHAPOLIN (CHAPOLIN COLORADO)
LUA (LUA FALANTE)

CENÁRIO: UMA JANELA.


CENA ÚNICA

(LALÚ E JOAQUIM ABREM A JANELA)

LALÚ
Respeitável público de rua! Abriu-se a janela da imaginação e das brincadeiras mais legais da face desse mundo redondinho!

JOAQUIM
Olha, mas quanta gente bonita, meu deus do céu! Num tem vergonha de ficar olhando pra janela dos outros não? Eu, hein!

LALÚ
Mas hoje é por uma boa razão, Joaquim. Primeiro, me apresento. Eu sou Lalú e eu moro nessa casinha amarela desde que eu nasci!

JOAQUIM
E eu sou Joaquim e eu nasci na cidade aqui, acho que no hospital mesmo. Eu não lembro. Alguém aqui lembra como foi o próprio nascimento?

LALÚ
Eu lembro. Eu estava na barriga da mamãe, tudo bem, aí veio uma cegonha e abriu a barriga dela com o bico, deu uma bicada assim na barriga da minha mãe, coitada. E me tirou de lá de dentro.

JOAQUIM
Eu acho que não foi assim não.

LALÚ
A lembrança é minha!

JOAQUIM
Mas não é assim que os bebês nascem!

LALÚ
Nem todo mundo nasce igual, seu bobalhão!

(ARARA SURGE)

ARARA
O que os dois paspalhos estão conversando? Oh! Temos visitas hoje.

LALÚ
Gente, não se preocupem, essa é a Aranha.

ARARA
É Arara.

LALÚ
Não, neném, a gente já conversou que você é uma aranha e não uma Arara.

ARARA
E eu já expliquei que eu sei que eu sou uma aranha, mas que meu nome é Arara. Por um acaso o seu nome é Ser Humana?

JOAQUIM
Vejam só, uma aranha que se chama Arara.

ARARA
Vejam só, um Joaquim com cara de pudim.

JOAQUIM
Pudim é gostoso, tá bom?

ARARA
Pois eu prefiro um pernilongo!

LALÚ
Chega, vocês dois! Como eu estava explicando para nossos convidados, na minha casa mora todo um universo! Tem um universo inteiro que mora aqui comigo, além do meu pai e da minha mãe, claro. A casa é pequeninha, mas sempre cabe mais um nesse nosso planetinha amarelo.

JOAQUIM
Eu teria medo de dormir com uma aranha-arara dentro de casa.

LALÚ
Mas ela equilibra o ambiente, Joaquim. Como ela ama pernilongos...

ARARA
Ô, delícia de perninhas!

LALÚ
... ela faz o ciclo natural de um ambiente que se torna auto regulável.

JOAQUIM
Lá na minha casa meu pai coloca veneno nas aranhas.

(SUSPENSE)

ARARA
Oh, mas que atrocidades!

JOAQUIM
Ele diz que é perigoso!

ARARA
Se você não quer na sua casa é só você pedir pra sair que a gente sai. A gente bicho é mil vezes mais conscientes que vocês humanos.

LALÚ
Ela tem razão.

ARARA
E aproveitando da situação, vamos cantar a minha canção, porque estamos em clima de festão, não é, não? Não é apresentação de festão de diversão?

LALÚ e JOAQUIM
Siiim!

ARARA
Solto o som DJ!

(A MÚSICA COMEÇA)

TODOS
Arara-Aranha, Arara-Aranha
Do equilíbrio tem a manha
Lança teias sem igual

ARARA
Não me apronte e eu não faço mal
Cuidado, ainda eu sou um animal!

TODOS
Se ela é forte? Pode crer!
E faz parte ela viver
Ela se balança por aí
Pernilongos, vão fugir
Cuidado, ela é a Arara-Aranha!
Cuidado, ela é a Arara-Aranha!

ARARA
Cuidado, eu soooou... a Arara-Aranha!

(A MUSICA TERMINA)

LALÚ
Bravo, bravo! Bravíssimo!

ARARA
O papo tá bom, mas uma mãe que se preste tem que alimentar os filhotes, né? E olha eu boto muitos ovinhos.  Muitos... Vocês humanos tem sorte de a cegonha tirar um só por vez de vocês. (ELA SAI)

JOAQUIM
Não tem cegonha! Não existe isso.

LALÚ
Eu acho que existe sim! (GRITA) E às vezes, Arara, a gente nasce mais de um sim. Lá em Taubaté teve uma moça que...

JOAQUIM
Não! A moça de Taubaté era fakenews, Lalú! Vamos voltar ao assunto principal. Tem muita mentira espalhada por esse mundo sobre as coisas, Lalú, tem que ficar esperta. Tem gente que diz por aí, por exemplo que o planeta é quadrado!

LALÚ
Ué, nosso planetinha aqui é quadrado mesmo. Olha. De que formato é essa janela?

JOAQUIM
É, mas essa janela não é o mundo todo.

LALÚ
Nem mesmo o mundo todo é o mundo todo! A janela é o nosso planeta e a gente coloca nele o que a gente quiser.

(O BEIJINHO ENTRA E BEIJA UMA FLOR; A MÚSICA INICIA ROMANTICAMENTE)

JOAQUIM e LALÚ
Beija-flor que trouxe meu amor
Voou e foi embora
Olha só como é lindo meu amor
Estou feliz agora

Beija-flor que trouxe meu amor
Voou e foi embora
Olha só como é lindo meu amor
Estou feliz agora

BEIJINHO
Agradeço por estar aqui, manifestar a emoção
E colocar minhas ideias, sentimentos
Em forma de canção

Agradeço por poder cantar e ver você ouvir
E tentar entender essa mensagem
Que eu quero transmitir

TODOS
Beija-flor que trouxe meu amor
Voou e foi embora
Olha só como é lindo meu amor
Estou feliz agora

Beija-flor que trouxe meu amor
Voou e foi embora
Olha só como é lindo meu amor
Estou feliz agora

(TRECHO DA MÚSICA “PRESENTE DE UM BEIJA-FLOR” DA BANDA NATIRUTS; O BEIJA FLOR VAI EMBORA)

LALÚ
Ele sempre passa e fica tão pouquinho, tão rapidinho. Voou e foi embora. Toda vez é assim.

JOAQUIM
Vocês sabiam que um beija-flor bate as asas noventa vezes por segundo?

LALÚ
Noventa vezes por segundo? Uau!

JOAQUIM
Sim, é tão rápido que a gente consegue ver só o borrão.

LALÚ
O Beijinho é a coisinha mais linda do nosso planeta. Não! Tem muita coisa linda também, mas o Beijinho é uma delas...

(JOÃOZINHO ENTRA BRAVO BRIGANDO COM ALGUÉM FORA)

JOÃOZINHO
... o cara tá de sacanagem comigo! Tá olhando o quê, irmão? Não é só de beleza exterior que a gente vive não, ô! Vai viver sua vida, cumpadre!

LALÚ
Joãozinho! Você veio!

JOÃOZINHO
Vim, mas não tô muito bom hoje não! Os cara ficam desquilibrando tudo, tá difícil de achar comida... Aí a gente reclama e a gente passa por chato, por reclamão! E tem a solidão, e os passarinhos querendo comer a gente... E também... aquele velho problema.

JOAQUIM
Qual velho problema, Joãozinho?

JOÃOZINHO
O problema de ser uma joaninha e todo mundo fica falando “ai, que bonitinha, que fofinha, olha que lindinha a joaninha”.

LALÚ
Mas calma, Joãozinho. Não tem problema, isso é besteira. Você é uma joaninha que se chama Joãozinho, ué. O que importa o que os outros falam?

JOÃOZINHO
Eu fico irritado, se quer saber a verdade. E ficam falando que quando eu pouso na mão das pessoas dá dinheiro. É fakenews! Eu não dou dinheiro pra ninguém não! Eu não tenho nem pra mim, coitado de mim...

LALÚ
É, hoje você não está mesmo num bom dia. Pra te alegrar, se assim você desejar, e ninguém se importar, eu poderia pra você cantar, pra te animar.

JOÃOZINHO
Eu acho que eu ficaria agradecido, menina boazinha.

LALÚ
Tudo passa
Enquanto a hora espera
Quando ave noturna pia
Todos piam, eu espio,
Noite fria, na luz guia
Do luar, que lugar...
Que lugar, que lugar
Quando é hora
O amor se vai embora
Sem saber como seria
Mais um dia se recria
Na paixão, outro chão,
Outra vez, toda vez,
Toda vez, toda vez...

JOÃOZINHO
A vereda é azulada
E sofrida a solidão
Que sem chão
Faz morada no descaminho

LALÚ
Bem quando a luz do cacto
Reflete ao sol altivo
A chuva rompe o pacto
Inundando a tarde quente
E o prazer que sente a joaninha
Quando anda pela flor
Ganha um quê de sacrifício e dor...

TODOS
Volto a contemplar
O firmamento
Bruma que o cobria
Esvaneceu
Cheia de pesar
Estrela espia
A luz do luar
Que a escondeu!...

(MÚSICA “JOANINHA” DE DJAVAN)

JOÃOZINHO
Muito obrigado, menina boazinha, você sempre é muito gentil comigo. Mas agora eu tenho que ir. Não tem sobrado muitas flores por aí, se você quer saber. A jornada é longa ainda... Adeus! (SAI VOANDO)

LALÚ
Até mais, Joãozinho! E não se preocupe em te acharem bonitinha! Ai, ai. Que fofinha. Fofinho. Tanto faz, é só uma palavra!

JOAQUIM
Essa sua casinha amarela é realmente cheio de surpresas, hein, Lulu?

LALÚ
Você ainda não viu nada.

(AS FORMIGUINHAS PASSAM ENFILEIRADAS, CARREGANDO FOLHAS)

LALÚ
Veja, veja! São as formiguinhas que moram na minha parede!

TODAS
A formiguinha morava na parede
E a menininha nem se importou
A gente limpa a casa
Come os resto de pão
Porque as formiguinha também estão nesse mundão

Bem silenciosas, e obedientes
Leva tudo pra rainha sempre estar contente

A formiguinha morava na parede
E a menininha nem se importou...

(AS FORMIGUINHAS SE VÃO)

LALÚ
Até mais, amiguinhas! Só não me mordam sem querer se caírem na minha cama, viu!

JOAQUIM
Mas e se elas caem na sua cama? O que você faz?

LALÚ
Ué, eu pego elas com cuidado e coloco de volta na trilha que elas fazem.

JOAQUIM
Você é bastante paciente.

LALÚ
É porque o nosso planeta é assim, Joaquim! Tem que ter o equilíbrio!

JOAQUIM
Ele chegou! Ele chegou! Uma das nossas atrações principais da noite!

LALÚ
Quem? Quem? Diz que é a Beyoncé!

JOAQUIM
Não! É Miltinho! O Miltinho nascimento!

(NUM PEQUENO PALCO MILTINHO SURGE NUM SHOW)

MILTINHO
De janela, o mundo até parece o meu quintal
Viajar, no fundo, é ver que é igual
O drama que mora em cada um de nós
Descobrir no longe o que já estava em nossas mãos
Minha vida brasileira é uma vida universal`
É o mesmo sonho, é o mesmo amor
Traduzido para tudo o que o humano for
Olhar o mundo é conhecer
Tudo o que eu já teria de saber

Estrangeiro eu não vou ser
Estrangeiro eu não vou ser
Ê, ê, ê...
Estrangeiro eu não vou ser ê, ê...

De janela, o mundo até parece o meu quintal
Viajar, no fundo, é ver que é igual
O drama que mora em cada um de nós
Descobrir no longe o que já estava em nossas mãos
Minha vida brasileira é uma vida universal`
É o mesmo sonho, é o mesmo amor
Traduzido para tudo o que o humano for
Olhar o mundo é conhecer
Tudo o que eu já teria de saber

Estrangeiro eu não vou ser
Eu não vou

Cidadão do mundo eu sou
Estrangeiro eu não vou ser

Cidadão do mundo eu sou
Cidadão do mundo eu sou
Cidadão do mundo eu sou
Estrangeiro eu não vou ser
Ê, ê
É, ê
Ê, ê

Estrangeiro eu não vou ser
Cidadão do mundo eu sou, eu sou, eu sou.

(MÚSICA “JANELA PARA O MUNDO” DE MILTON NASCIMENTO; ELE AGRADECE O FINAL DO SHOW E SAI)

LALÚ
Bravo! Bravíssimo!

JOAQUIM
Esse cara é massa!

(UMA GRITARIA DESESPERADA FORA DE CENA)

LALÚ
O que é isso? O que tá acontecendo?

JOAQUIM
Parece que tem alguém em apuros, Lalú!

LALÚ
Ah. Eu já sei quem é...

(BI ENTRA VOANDO DESESPERADA)

BI
Pelo amor da abelha rainha, me ajudem! Eu estou em perigo!

LALÚ
Oi, Bi!

BI
Oi, menina. Oi, gente. Desculpem o desespero, mas está acontecendo uma tragédia, eu não sei mais o que fazer!

JOAQUIM
Que tragédia que está acontecendo, Bi?

BI
Vocês não ficaram sabendo? Estão desmatando tudo. A gente tá morrendo tudo! Não tá sobrando flor pra gente sobreviver, e sem a gente não vai sobrar flor pra vocês sobreviverem! Eu estou desesperada, vocês precisam me ajudar!

LALÚ
Calma, Bi. A gente quer ajudar. Todo mundo tem que fazer a sua parte.

BI
É que é tão urgente que eu não consigo me acalmar.

JOAQUIM
Você tem razão. É urgente demais. Sem as abelhas o equilíbrio desse planetinha vai pro beleléu.

BI
Eu sei que vocês estão fazendo festa aqui e eu queria contribuir... mas estou tão nervosa. Nós todas estamos esperando o momento que esse tempo ruim passe pra que a gente possa ficar feliz de novo, ficar tudo bem.

LALÚ
Eu tenho esperança de que vai ficar tudo bem. Quer ver? (PARA O PÚBLICO) Quem aí tem esperança que vai ficar tudo bem? Viu, só! Eu tenho.

JOAQUIM
Eu também tenho.

BI
Se cada um prometer fazer a sua parte, eu também trouxe a minha arte, que é arte de outro artista, mas isso também é coisa que faz parte.

TODOS
A abelha-mestra
E as abelhinhas
Estão todas prontinhas
Para ir para a festa
Num zune-que-zune
Lá vão pro jardim
Brincar com a cravina
Valsar com o jasmim
Da rosa pro cravo
Do cravo pra rosa
Da rosa pro favo
E de volta pra rosa

Venham ver como dão mel
As abelhas do céu
Venham ver como dão mel
As abelhas do céu

(MÚSICA “AS ABELHAS” DE VINICIUS DE MORAES)

BI
Queria estar nesse clima de festa de teatro. Mas estou triste, e mais que isso, desesperada. Todas nós estamos.

LALÚ
Todos nós estamos também, Bi.

JOAQUIM
Essa fase vai passar. Você vai ver, você vai ver. Vai passar...

BI
Que a rainha mãe ouça suas preces, menino. Bom, desculpem trazer os meus problemas pra vocês. Mas problema meu...

JOAQUIM e LALÚ
É problema de todo o mundo!

TODOS
Venham ver como dão mel
As abelhas do céu
Venham ver como dão mel
As abelhas do céu...

(BI VOA EMBORA)

LALÚ
Pobre abelhinha.

JOAQUIM
Pobres de nós também. As abelhas são essenciais para o planeta, até mais do que a gente, sabia? Elas vão de flor em flor misturando os pólens das flores e levando o florescer no mundo! E além disso... AH, MEU DEUS! UM RATO!

LALÚ
Calma, Joaquim. É só o Ratão. Ele tem esse nome, mas ele é bonzinho e pequenininho.

(RATÃO ENTRA)

RATÃO
Oi, gente! É dia de festa, é? Nem me convidaram!

JOAQUIM
AH, MEU DEUS! UMA BARATA!

(BATATA ENTRA)

BATATA
Não me convidaram também. Sempre esquecem da gente, Ratão, você já percebeu?

LALÚ
Bom, é que...

RATÃO
Se vocês tem algum problema com a gente pode falar na nossa cara!

JOAQUIM
É que... as pessoas... elas não gostam muito de ratos e baratas.

BATATA
Mas a gente existe, ué! Tá descontente, muda de planeta. Simples!

RATÃO
É verdade. Você vive num mundo que existe baleias, por exemplo. Você gostando ou não você tem que aceitar que vão ter que dividir o planeta com elas.

JOAQUIM
Tem baleias aqui na sua casa também, Lalú?

LALÚ
Não, acho que não. Ainda não. Não que eu saiba. Eu nunca vi nenhuma.

RATÃO
Foi um exemplo! Um exemplo!

BATATA
Vocês são tudo um bando de preconceituosos, isso que é!

LALÚ
Batata, é que você tem que entender, que por conta da sua vida, da sua alimentação nos esgotos, nos lixos, os seres humanos podem ficar doentes com vocês por perto.

(SILÊNCIO)

BATATA
Um argumento justo.

JOAQUIM
A barata se chama Batata?

RATÃO
Cada um tem o nome que quiser, amigão!

JOAQUIM
Mas Lalú, o que você faz quando eles aparecem? Se pode fazer mal pros seres humanos não seria melhor que a gente...

(SUSPENSE)

BATATA
Que a gente o quê?

JOAQUIM
Você sabe... é que...

RATÃO
Que eles nos matassem! Ele tá falando que quando a gente aparece é pra matar! É isso que todo mundo faz! Os gatos, os cachorros, todo mundo é mal e venenoso, e um fazendo mal pro outro! O planeta é um horror!

BATATA
Principalmente pra nós, que somos pequenos, que vivemos na margem...

(SILÊNCIO CONSTRANGEDOR E TRISTE)

RATÃO
Mas repare que de longe os seres humanos são piores que os ratos.

JOAQUIM
Opa, péra lá! Também não é assim. Os seres humanos estão no topo da cadeia alimentar!

RATÃO
Destruindo o planeta!

BATATA
E quanto mais humanos e mais lixos, mais de nós precisamos existir pra fazer a reciclagem dos seus resíduos estomacais.

JOAQUIM
Que nojo.

RATÃO
Cadê a Mosca que não veio hoje?

BATATA
Olha a trabalheira danada que vocês humanos dão pras nossas espécies. A gente precisa se reproduzir pra salvar o planeta de vocês! Essa é a verdade!

RATÃO
Uma boa ideia seria se surgisse uma nova espécie. Uma espécie mais forte. Imaginem comigo, uma espécie de mistura de barata com rato.

LALÚ
O que?

(SILÊNCIO; BATATA E RATÃO SE OLHAM MALICIOSOS)

BATATA
Você é um ratinho bonitinho.

RATÃO
E você é uma baratinha bem aprumada e bem vestida.

BATATA
(RI BOBA) Aquela história que eu tenho uma só é tudo mentira.

RATÃO
E bem bonitona, a senhorita, madame. (ELE BEIJA AS MÃOS DE BATATA)

BATATA
Oh, meu senhor, deixe disso...

LALÚ
Esperem, esperem um pouco! O que tá acontecendo aqui?

RATÃO
O amor quando nasce espalha a rama pelo chão...

BATATA
Baratinha quando ama põe a mão no coração.

(OS DOIS SUSPIRAM APAIXONADOS)

JOAQUIM
O plano de vocês de dominação mundial com filhotes mutantes não vai dar certo.

RATÃO
E por que não? Se for por amor...

JOAQUIM
Vocês são de espécies diferentes. Não vai rolar.

BATATA
Mas o amor...

LALÚ
Mas o amor tudo bem! O amor tudo bem. O que é estranho é querer mudar a biologia de propósito.

RATÃO
Ah, é, minha querida? E não é isso que os seres humanos fazem o tempo todo? Com a comida, com os bichos, até mesmo mutações entre vocês mesmos.

LALÚ
Sim, é que...

(SILÊNCIO)

JOAQUIM
Foi um bom argumento.

RATÃO
Aproveitando a situação, tenho o meu presente de pedido de casamento de prontidão, diretamente da Bahia, para o meu amor...

BATATA
Oh, casamento! E falavam que eu era mentirosa...

RATÃO
Com vocês, Gilberto Gilzinho!

(GILZINHO ENTRA NO PALCO, COMO NUM SHOW GRANDIOSO)

GILZINHO
Ainda me lembro do seu caminhar
Seu jeito de olhar, eu me lembro bem
Fico querendo sentir o seu cheiro
É daquele jeito que ela tem

O tempo todo eu fico feito tonto
Sempre procurando, mas ela não vem
E esse aperto no fundo do peito
Desses que o sujeito não pode aguentar, ah
E esse aperto aumenta meu desejo
Eu não vejo a hora de poder lhe falar

Por isso eu vou na casa dela, ai, ai
Falar do meu amor pra ela, vai
Tá me esperando na janela, ai, ai
Não sei se vou me segurar

Por isso eu vou na casa dela, ai, ai
Falar do meu amor pra ela, vai
Tá me esperando na janela, ai, ai
Não sei se vou me segurar

Ainda me lembro do seu caminhar
Seu jeito de olhar, eu me lembro bem
Fico querendo sentir o seu cheiro
É daquele jeito que ela tem

O tempo todo eu fico feito tonto
Sempre procurando, mas ela não vem
E esse aperto no fundo do peito
Desses que o sujeito não pode aguentar, ah
E esse aperto aumenta meu desejo
Eu não vejo a hora de poder lhe falar

Por isso eu vou na casa dela, ai, ai
Falar do meu amor pra ela, vai
Tá me esperando na janela, ai, ai
Não sei se vou me segurar

Por isso eu vou na casa dela, ai, ai
Falar do meu amor pra ela, vai
Tá me esperando na janela, ai, ai
Não sei se vou me segurar

(MÚSICA “ESPERANDO NA JANELA” DE GILBERTO GIL; BATATA E RATÃO SE BEIJAM APAIXONADOS E SAEM CASADOS; GILZINHO SAI AGRADECENDO)

LALÚ
Oh! Final feliz com casamento!

JOAQUIM
Entre um rato e uma barata!

LALÚ
A gente não pode controlar a natureza o tempo inteiro, Joaquim. A gente não pode controlar o amor. A gente não tem um controle remoto pra tudo e a gente não pode decidir usar do terror pra controlar. A proibição não funcionou nem quando deus tentou. O que é pra ser, apenas é. Veja! Olha o céu!

(OS PLANETAS, AS ESTRELAS E A LUA APARECEM AO FUNDO, DENTRO DA JANELA)

JOAQUIM
Nossa, na sua casa tem mesmo um universo inteirinho, Lalú! Genial!

LALÚ
Eu tenho sonhos demais! E quando eu quero eu vou lá e realizo eles todos! Com as coisas e os bichos e as músicas e os super-heróis que eu gosto... com todo mundo junto na janela do planeta da casa amarela! Com vocês, pra finalizar a nossa peça, nosso grande super-herói latino-americano!

JOAQUIM
Oh, quem poderá nos ajudar?

(CHAPOLIN ENTRA VOANDO EM UM AVIÃOZINHO DE PAPEL)

CHAPOLIN
Eu! O Chapolin-Colorado!

(ELE VOA ATRAVÉS DOS PLANETAS QUE TAMBÉM CANTAM E INTERAGEM; TODOS OS OUTROS PERSONAGENS ENTRAM E ASSISTEM)

CHAPOLIN
Os astronautas vão pelo céu
Capturando os planetas
E
As naves que poderão, no seu vôo
Superar os cometas
Que giram, que giram, que giram
E os planetas passarão
E nas estrelas chegarão
Que olham, que olham, que olham
E cada vez os astronautas vão chegando mais pra
Os astronautas vão pelo céu
Capturando os planetas
E
As naves que poderão, no seu vôo
Superar os cometas
Eu
Queria uma vez, por um minuto,
Visitar o infinito
E
Num planeta pousar por um minuto
E a nossa origem encontrar
Que sonho, que sonho, que sonho
Eu em uma nave nova, eu vou, que do universo eu sou
O dono, o dono, o dono
E esse sonho pode ser realidade pois porque
Os astronautas vão pelo céu
Capturando os planetas
E
As naves que poderão, no seu vôo
Superar os cometas

TODOS
Superar os cometas
Superar os cometas
Superar os cometas
Superar os cometas
Superar os cometas
Superar os cometas
Superar os cometas

(MÚSICA “OS ASTRONAUTAS” DA SÉRIE CHAPOLIN COLORADO; AO FIM DA MÚSICA, TODOS OS PERSONAGENS DESAPARECEM; APENAS A LUA FICA SOZINHA EM SILÊNCIO POR UM TEMPO; ELA OBSERVA OS ESPECTADORES EM SILÊNCIO, NO ESCURO)

LUA
Caros presentes, é hora de se pôr. A gente nasce e depois a gente vai embora. Às vezes de dia, às vezes de noite. Mas a gente sempre volta. Com vossas licenças, vou fechar a janelinha aqui. Licencinha...

(A LUA FECHA A JANELA)

FIM


Nenhum comentário:

Postar um comentário