CUIDADO COM O MASCARADO


CUIDADO COM O MASCARADO
Monólogo de Gabriel Tonin


CENA 1

(COM UMA DANCINHA TOSCA, O MASCARADO RETIRA DO ROSTO VÁRIAS MÁSCARAS DE FIGURAS PÚBLICAS, DE CELEBRIDADES À POLÍTICOS. POR FIM ELE FICA SOMENTE COM UMA MÁSCARA DE SI MESMO)

MASCARADO
Bom dia, boa tarde, boa noite! Peço a gentileza que liguem os seus celulares e registrem esse grandioso momento para a nossa sociedade. Eu estou aqui nessa dia, tarde ou noite, recrutando jovens como vocês para o início do grande movimento internacional revolucionário das Américas Latinas!  Aplausos! (APLAUSOS) Vocês! Vocês foram escolhidos a dedo pra estar nessa plateia aqui hoje. Eu preciso de vocês o mesmo tanto que vocês precisam de mim. É um trabalho em cooperação. E a nossa luta, ela começa hoje. Aqui, agora. Eu vou... doutrinar vocês. E vocês podem até achar agora que eu não vá conseguir convencer todos vocês de entrar no meu movimento. Mas... no teatro... tem bruxaria.

(ELE ENCARA A PLATEIA POR ALGUNS SEGUNDOS COM UMA EXPRESSÃO SINISTRA E REALISTA)

MASCARADO
Bom, pais e filhos, professores e alunos, rebeldes e conservadores, apresento pra vocês o meu movimento.

(O CELULAR DELE TOCA)

MASCARADO
Opa. Peraí. É isso que eu falo, não tem que desligar o celular não, e se for alguém morrendo precisando da sua ajuda? Com certeza essa peça não tem mais valor do que alguém da sua família morrendo, né? Alô? Cara, manda mensagem por escrito, velho, já te falei, tô no meio do bagulho aqui. Tô unindo a massa, velho. É. Vou mostrar meu movimento pra eles agora, depois a gente se fala.

(ELE DANÇA UM PANCADÃO BREGA TROCANDO PARA UMA MÁSCARA COLORIDA DE ARCO-ÍRIS; DEPOIS DE TODA A PERFORMANCE, ELE FINALIZA)

MASCARADO
É isso. Esse é o meu movimento.

(ESCURIDÃO)


CENA 2

(COM A MESMA MÚSICA TOSCA DO INÍCIO, O MASCARADO DANÇA COM POUCOS MOVIMENTOS E COM UM RELÓGIO COMO MÁSCARA)

MASCARADO
Vocês terão tempo de enxergar. Terão tempo de sair das suas bolhas. De que isso tudo não faz sentido. Que a gente tá aqui pra vivenciar, pra experienciar, e essas maluquices que eu tô fazendo, são a minha forma de sobrevivência, é a sua forma de sobrevivência. Vocês nem percebem, mas eu estou doutrinando vocês. Vocês gostando ou não gostando, um posicionamento vocês têm e então vocês estão sendo doutrinados pra um lado ou pra outro, indiscutivelmente!

(ELE FICA EM SILÊNCIO POR UM TEMPO)

MASCARADO
Eu fiz um curso de hipnose. Vocês estão sob um experimento. Um experimento científico e artístico! Aceita.

(UM SOM DE TIC TAC ETERNO; O MASCARADO NOVAMENTE DANÇA)

MASCARADO
Eu sou um artista! Eu preciso dançar, eu preciso me pintar, eu preciso brincar de maluco, porque no fundo isso tudo aqui é real, eu não tô fingindo, não é um personagem, sou eu! Por de baixo dessas máscaras, sou eu. Eu! E toda essa maluquice - que é bobeira, é besteira mesmo - tudo isso é muito perigoso. Vocês não tem noção do quanto isso é perigoso. Quando eu falei de bruxaria agora a pouco, eu não estava sendo – como eu posso dizer? – eu não estava falando sobre uma bruxaria sobrenatural de super poderes, nada disso. Eu estava falando de uma bruxaria real, uma bruxaria física, biológica. Eu levo isso bastante à sério e - como eu disse – vocês vão se convencer e vão me agradecer depois.


CENA 3

(MASCARADO SURGE COM UM LIVRO GRANDE EMBRULHADO NUMA MANTA VELHA)

MASCARADO
Eu trouxe um livro. Um livro muito importante pra esse movimento. Suponho que todo mundo deve conhecer esse livro. É um livro famoso. Pra mim, é o livro mais importante, o mais relevante, que responde as minhas questões, que conversa comigo. Eu acredito em deus e deus conversa comigo através desse livro. Alguém sabe dizer que livro é esse?

(IMPROVISAÇÃO COM AS RESPOSTAS)

MASCARADO
Gente, é o livro do Harry Potter! Não! Brincadeira! Brincadeirinha! Não é o Harry Potter não. Esse é o livro que o mundo precisa mais do que todos! É o livro que todo mundo deveria ler e seguir seus ensinamentos! Esse é o livro mais importante de todas as gerações, todos vocês irão se ajoelhar perante ele e ele nunca será esquecido! Esse livro é a minha bíblia!

(ELE MOSTRA UM LIVRO QUALQUER SOBRE CIÊNCIA, FÍSICA, ASTRONOMIA, ETC)

MASCARADO
Essa é a minha bíblia. Vocês podem ter a de vocês nas suas casas, mas essa é a verdade, a única verdade, toda a verdade está nesse livro. E vocês hoje podem achar que não, mas um dia você vai perceber, por bem ou por mal. Quando um avião tá caindo não tem ateu. Todos vocês irão se ajoelhar perante a voz da ciência! Porque deus é a ciência, deus é a consciência, deus é a verdade, deus é a busca da verdade! E isso tudo aqui não é pra ficar parecendo que tô tirando sarro desses pastores fundamentalistas não! É porque eu tenho certeza da minha verdade, do meu movimento e à partir de hoje vocês fazem parte do meu culto, vocês estão doutrinados, não importa o pensamento crítico de vocês, aceitem que dói menos!

(ELE VESTE UMA MÁSCARA DE BRUXA ESTRANHA)

MASCARADO
Vocês já notaram que a frase “aceitem que dói menos” faz referência à um estupro? (PAUSA) Muitos atores dizem que a máscara que a gente veste em cena não é uma incorporação real. Eu discordo. Cada personagem que eu faço, cada máscara que eu visto, eu sou uma comunicação mediúnica de bruxa. Tem uma onda sub atômica no ar que todo artista se conecta com essa sub existência  e aí a gente fala o que esses espíritos sub moleculares querem falar. Eu escuto eles, eu escuto todo eles, porque eu também sou eles! E nós todos estamos numa luta!

(SONS DE HORROR; MASCARADO VESTE UMA MÁSCARA DE UM MONSTRO E ENTREGA VÁRIOS CONTRATOS PARA A PLATEIA)

MASCARADO
É o seguinte, molecada, agora eu quero pedir a assinatura de vocês, doutrinados pela minha bruxaria ciêntifica e artística. Preciso da assinatura de cada um de vocês que eu doutrinei, para caso algum de vocês queira denunciar essa patifaria e essa pouca vergonha e perda de tempo de vagabundo! Vocês tem todo o direito, não é uma repreensão, podem denunciar sim. Essa papelada serve só pra me garantir a alma de vocês – digo – garantir a frequência de expectadores caso eu seja preso. Assinem aqui, todo mundo, por favor. (ELE FAZ COM QUE TODOS ASSINEM) Bom, e pra finalizar agora eu vou ensiná-los como ser um homossexual, e todos saírão hoje daqui bem viados. Seguinte: nasça... e seja viado! É isso, gente. Obrigado pela presença.

(ELE SAI MONSTRUOSO)

FIM




Nenhum comentário:

Postar um comentário