DEUSES COLORIDOS


DEUSES COLORIDOS
De Gabriel Tonin

PERSONAGENS
ÁGATHA
MARIELA
KAUAN
BRANCA, mulher branca
LU, homem branco
FERIADO
REGINA DUARTE, mulher branca
DEUSINHA
DIEGO, jovem branco
POTYGUARA
ENTIDADES COLORIDAS

CENÁRIO: UM PORTÃO DO CÉU E UM PORTÃO DO INFERNO, TÍPICOS.


CENA 1: BRANCA

(EM UM VÍDEO TOSCO, BRANCA SOFRE UM ACIDENTE BOBO QUALQUER; ELA MORRE COM SANGUE E DRAMA BREGA; ÁGATHA, MARIELA E KAUAN FAZEM UM CORAL DE ANJOS; FERIADO E REGINA DUARTE FAZEM UM CORAL DE DEMÔNIOS)

ANJOS
OH! Morreu, irmã
De coração, embranquecida
Amém!

DEMÔNIOS
OH! Morreu, irmã
De coração, enriquecida
Amém!

(BRANCA SURGE NO CENTRO, CONFUSA)

BRANCA
Santo deus, eu morri! Foi isso que aconteceu, não foi? Eu estou... morta!

FERIADO
E morreu de um jeito tão estúpido.

REGINA DUARTE
Tão avulso.

ANJOS
(CANTAM) Bobo.

BRANCA
Mas e agora? Ah! Já sei, pelo visto vocês são os anjos e vocês são os demônios! Agora vai decidir pra qual lugar eu vou, o céu ou o inferno, não é isso? Mas espere um pouco. (ELA OBSERVA OS ANJOS DE PERTO) Vocês são os anjos?

ANJOS
(CANTAM) Somos.

BRANCA
Mas vocês são... tão... quero dizer, não tenho nenhum preconceito, mas... tem certeza que é isso mesmo?

ANJOS
(CANTAM) Ninguém tá entendendo
O que a senhora quer dizer...
Começou o julgamento
Agora é com você...

(A CENA SE TRANSFORMA NUM JULGAMENTO CLÁSSICO; OS ANJOS SE COLOCAM COMO ADVOGADOS DE DEFESA E OS DEMÔNIOS COMO ACUSAÇÃO; DEUSINHA ENTRA COMO JUÍZA E TODOS A REVERENCIAM; LU OBSERVA EM UM CANTO, UM TANTO SOMBRIO; ENTIDADES FAZEM O JÚRI)

TODOS
A morte chegou
Não tem pra onde fugir
Vem pra todo mundo
A morte chegou
Feliz ou infeliz
Trabalhadores e vagabundos
Pobres e ricos
Jovens e velhos
Brancos e coloridos...
Sua hora chegou

(BRANCA É CONDUZIDA ATÉ O PÚLPITO DO RÉU; LU COLOCA A MÃO DE BRANCA EM UM LIVRO)

LU
Jura falar a verdade, somente a verdade, nada além da verdade?

BRANCA
Juro.

(LU VOLTA PRO SEU CANTO SOMBRIO)

DEUSINHA
Vamos dar início ao julgamento de Branca Antônia Jesus Maria José Jorgina Minga Gabriela Rafaela Gonzaga de Orleáns e Bragança.

BRANCA
Calma, mas não é deus que vai me julgar? Eu exijo a presença do grande pai, eu conheço os meus direitos!

(SILÊNCIO CONSTRANGEDOR)

FERIADO
E com quem você acha que está falando, flor?

(BRANCA REPARA EM DEUSINHA)

BRANCA
Ah! Você é deus! Mas você é...

(SILÊNCIO)

DEUSINHA
Sim. Jesus.

BRANCA
Você não é Jesus... (RI SOZINHA)

DEUSINHA
Eu sou.

BRANCA
Não, não é... essa foi boa.

(BRANCA RI ACHANDO SER BRINCADEIRA; TODOS FICAM MUITO SÉRIOS; BRANCA PERCEBE)

BRANCA
Ah! Jesus do céu! Você é Jesus!

DEUSINHA
Sim. Vamos começar o seu julgamento agora, senhora Branca Antônia Jesus Maria José Jorgina Minga Gabriela Rafaela Gonzaga de Orleáns e Bragança.

BRANCA
Calma, é muita informação pra eu ser colocada sob pressão agora. Você... você está me dizendo que Jesus é uma mulher e... (PAUSA)

DEUSINHA
E?

BRANCA
Colorida?!

DEUSINHA
Ué. Eu sei tudo o que eu sou. Você sabe tudo o que você é?

BRANCA
Branca Antônia Jesus Maria José Jorgina Minga Gabriela Rafaela Gonzaga de Orleáns e Bragança.

DEUSINHA
Entendi.

BRANCA
Entendeu? Entendeu o quê? Eu que não tô entendendo nada! E se Jesus é uma mulher porque então ficou na história que você era homem, hein? Hein? Homem e... branco! Homem e branco! Se você é deus, deusa, por que mentiu na história?

DEUSINHA
Eu não menti. Contaram a história que quiseram contar.

BRANCA
Mas você então deixou que mentissem em seu nome!

(SILÊNCIO)

DEUSINHA
Eu não comando ninguém. Mentem porque ainda não aprenderam a não mentir. Se enganam. Muita gente falou no meu nome enganando e enganado. Mas infelizmente não sou eu quem estou sendo julgada hoje. Chegou a sua vez, Branca Antônia Jesus Maria José Jorgina Minga Gabriela Rafaela Gonzaga de Orleáns e Bragança.

BRANCA
Sim. Sou eu.

DEUSINHA
Antes de eu dar as palavras para a acusação e a defesa, eu vou dar a fala ainda pra você mesmo, filha. Você tem o direito de confessar os erros agora.

(ALGUÉM COM UM REFLETOR DESTACA BRANCA DRAMATICAMENTE)

BRANCA
Ah... eu... bom... os erros? Tipo, os pecados? Ah. Bom...

ANJOS
Conte agora
Seja sincera
A nossa dor
Espera tanto...

BRANCA
Bem, eu não sei bem o que dizer... Eu sempre fui na igreja, eu sempre batalhei, sempre fiz minhas orações, ajudei os pobres quando pude. Tive algumas coisinhas durante a vida, mas nada grande coisa, nunca matei ninguém, nem assaltei ninguém. Bom, eu não casei virgem. Isso é uma verdade. Assumo. Jesus, eu não casei virgem.

DEUSINHA
Aqui você pode me chamar de Deusa. Deusinha.

BRANCA
Deusinha. Eu não casei virgem. Mas minha filha casou! Eu lutei muito pra corrigir o meu erro, Deusinha!

(UM CLIMA DE RISO ENTRE AS ENTIDADES)

BRANCA
O que foi? É verdade! Eu errei, mas depois eu consertei!

DEUSINHA
Tem mais alguma coisa que você consiga enxergar como um erro durante a vida, filha? Pense bem. Esse é o momento de restauração. E você reconhecer faz parte do processo. Do processo do perdão, inclusive.

(BRANCA PENSA EM SILÊNCIO)

BRANCA
Ah! Bom, eu atropelei um cachorro uma vez.

(SILÊNCIO)

DEUSINHA
Só?

BRANCA
Eu te disse, Jesus, Deusinha, eu fui uma boa pessoa. Dei meu dízimo, ia na igreja todo domingo. Era isso que tinha que fazer, não era?

(SILÊNCIO)

DEUSINHA
Dando continuação ao julgamento, passo a palavra pra Feriado, que fará a acusação.

FERIADO
Agradeço, Deusa excelentíssima. Vou direto ao ponto. Branca Antônia Jesus Maria José Jorgina Minga Gabriela Rafaela Gonzaga de Orleáns e Bragança, você é racista?

BRANCA
O que? Racista? Não, não, não... eu não sou racista, tenho vários amigos de cor, a Cleusa é como se fosse da minha família, ela até passa o Natal com a gente há anos. Você, você é um demônio de cor bonito.

FERIADO
Em nenhum momento durante a sua vida você enxerga que foi racista, mesmo achando que não foi?

BRANCA
Não, não. Racista não. Posso não ter casado virgem, mas racista eu não sou. Além do mais, não tá escrito nada na bíblia sobre racismo, né? Convenhamos. Próxima pergunta.

DEUSINHA
Filha, nós temos toda a relatividade do tempo pra fazer esse julgamento. Agora é a hora de refletir.

REGINA DUARTE
Com todo respeito, Deusinha, mas ela disse. Ela não reconhece. Você sempre espera que eles se enxerguem.

BRANCA
O que? Eu estou sendo acusada de ser racista? Mas... isso não é possível. Eu nunca denegri um negro na minha vida!

FERIADO
Vou mudar minha pergunta. Branca Antônia Jesus Maria José Jorgina Minga Gabriela Rafaela Gonzaga de Orleáns e Bragança, a senhora já foi acusada de ser racista por alguém em vida?

(SILÊNCIO)

BRANCA
Bom, teve uma vez numa discussão na internet. Mas eu não fui racista, lá na Terra esse assunto ficou muito polemizado, as pessoas ficaram frágeis. O que acontece é que eu compartilhei um vídeo daquele ator negro... como é mesmo o nome? Will Smith.

ANJOS
(CANTAM) Morgan Freeman.

BRANCA
Isso. Que ele fala que é só parar de falar de racismo que o racismo acaba. Eu concordo. Somos todos humanos. E ele é negro, ele sabe, ele é famoso. Aí umazinha lá da minha cidade, só porque é negra, veio dizer que meu post era um desserviço, e eu só falei que a opinião dela não me importava, mas não porque ela era negra, já que eu estava compartilhando o vídeo de um negro, e ela me acusou de racismo porque ela é negra e só ela pode falar sobre racismo. Eu não posso ser racista por não querer saber a opinião de uma pessoa de cor! Posso?

(SILÊNCIO; OS ANJOS SE PREPARAM PARA A DEFESA MUSICADA)

ANJOS
Nós sabemos das angústias e da dor
De ser como você, de ser como eu
Deusa rainha, escute o coração
Da dona aqui, perdida todinha
Deusa Deusinha, mãe minha
Sabemos a razão
Queremos o perdão
Porque devemos ser melhor que eles
Ou não?

FERIADO
Protesto! Não há cabimento para o perdão de uma racista assumida.

ÁGATHA
Mas ela não assumiu.

MARIELA
Ela não percebe.

KAUAN
Ela não vê.

FERIADO
Não sou eu quem importo com todo esse vitimismo, vocês sabem o que eu penso à respeito. A verdade é clara. Essa mulher é uma típica racista de primeira linha.

BRANCA
Racista de primeira linha? Isso é só porque eu sou branca? E eu tenho culpa de meus bisavós terem escravizados vocês?

ÁGATHA
Culpa não.

MARIELA
Privilégios sim.

KAUAN
Seu tataravô era índio.

BRANCA
Não, meu bem, minha família é italiana...

DEUSINHA
Uma parte sim. A outra parte é índigena. Tem uma parte árabe e outra africana também.

BRANCA
Isso não é possível.

DEUSINHA
É ruim?

BRANCA
Ruim?

DEUSINHA
Ruim saber que você é uma mistura colorida de povos?

BRANCA
Não. Não ruim. Eu só... estou surpresa.

REGINA DUARTE
Posso fazer a próxima pergunta, Deusinha excelentíssima?

DEUSINHA
Por favor.

REGINA DUARTE
Você confirma a veracidade dessa publicação no Facebook? (ENTREGA UM PAPEL E LÊ) “Deus fez Adão e Eva e não Adão e Ivo”.

BRANCA
(RI) Uma piada. Vocês entenderam? Como Deus fez homem e mulher... Adão e Eva... então.

REGINA DUARTE
Então o que?

BRANCA
Como eu disse, as pessoas estavam fragilizadas por coisas bobas. Eu sou contra tudo isso que tá aí, esse negócio de separar as pessoas por causa da cor delas, do que elas fazem em quatro paredes. Nós somos todos iguais! Agora, tudo bem fazer o que quiser dentro de casa, mas saiu na rua tem que respeitar a maioria que não gosta.

FERIADO
Pra mim está claro pra onde ela deve vir.

REGINA DUARTE
Pra mim também.

DEUSINHA
Precipitado. Temos tempo.

FERIADO
Você quer salvar eles à todo custo!

REGINA DUARTE
A sua sorte, mulher, é que a juíza do seu caso não é imparcial. Ela está do seu lado mais do que do nosso.

BRANCA
Sim, Deusinha, eu imploro perdão pelos erros que eu não sabia! Eu quero ir pro céu, me deixa ir pro céu, eu faço qualquer coisa.

DEUSINHA
Você precisa reconhecer os erros.

BRANCA
Como eu posso reconhecer algo que eu não sei que são erros? Eu não sabia que o céu era tão politicamente correto.

DEUSINHA
Mas é óbvio, não? O céu não poderia estar do lado do politicamente incorreto simplesmente porque o incorreto é incorreto. E nós somos corretos aqui, na justiça principalmente.

BRANCA
Mas os sinais que vossa excelência deixou na Terra apontavam o caminho oposto ao que estão dizendo!

DEUSINHA
Ou você que não soube interpretar.

ANJOS
Mãe, rainha
Deusa, Deusinha
Nem todo mundo alcança
Desde criança
O privilégio do saber
Mãezinha, mãinha
Tenha esperança
Ela ainda pode ter tempo
Pra aprender.

FERIADO
Essa justiça barata de vocês ofendem a nossa história! Ela cuspiu em vocês, riu da morte de vocês, riu da morte de vários irmãos e irmãs, e agora vocês querem vir com papinho de perdoar porque ela é uma branca que não teve a oportunidade de aprender? Essa mulher estudou nas melhores escolas, ela teve contato com muita gente que tentou mostrar pra ela a verdade, mas ela simplesmente não quis, por orgulho! Porque é orgulhosa! Nós sabemos com quem ela anda e com quem ela deve continuar andando.

(LU SAI DE SEU CANTO E VAI EMBORA MISTERIOSAMENTE; BRANCA ESTREMECE)

DEUSINHA
Não, senhora! Eu quero reconhecer, eu quero ficar do lado do bem.

REGINA DUARTE
O inferno não é lá coisa tão ruim. Você talvez iria gostar. Nós somos da mesma turma, amiga. Aí no céu você vai achar chato, é tudo muito sensível, muito politizado. Acredite em mim.

DEUSINHA
Nós sempre damos o direito de escolha nesse julgamento, filha. Mas antes precisamos mostrar como funciona os dois lados e aí eu acho que você poderá escolher. Esqueça a ideia de fogo e nuvens, isso tudo é papelão, é só simbolismo.

(ANJOS E DEMÔNIOS SE CONFRONTAM MUSICALMENTE)

ANJOS
Aqui
Não se preocupa com o preço
Aqui ninguém mais vende os animais
Aqui a nossa vida cotidiana
Sem preconceito
Amor e paz

DEMÔNIOS
Aqui
Gostamos muito de dinheiro
Aqui a gente come os animais
Aqui a nossa vida cotidiana
Ter o direito
Liberdade e paz

ANJOS
No fim
A nossa luz
Morreu na cruz
Mas muita gente confundiu
Quem era eu
Quem é você?

DEMÔNIOS
No fim
Nosso Jesus
Também virou do lado errado...

ANJOS
E então no fim
Poderá amar
Coloridin’

DEMÔNIOS
Carne de boi.

BRANCA
Quer dizer que aí todo mundo é vegetariano?

DEUSINHA
Veganos! Os animais são nossos companheiros.

BRANCA
Sem nenhum churrasco?

REGINA DUARTE
Aqui a gente faz churrasco duas vezes por semana.

BRANCA
Eu escolho o inferno. Eu até gostaria de ajudar os animaisinhos, mas não dá pra parar de comer assim, de uma hora pra outra. Eu gosto muito de churrasco.

DEUSINHA
Sua decisão é uma ordem!

ANJOS
(CANTAM) Não!

FERIADO
Se embora, moçada!

(O JULGAMENTO SE DESMONTA RAPIDAMENTE)

REGINA DUARTE
Que tipo de música tu curte, amiga?

BRANCA
Eu sou bem eclética.

REGINA DUARTE
Gosta de Ana Paula Valadão?

BRANCA
Amo Ana Paula Valadão!

REGINA DUARTE
Acabou de morrer. Vamo conhecer ela!

(ESCURIDÃO)


CENA 2

(EM UM VÍDEO TOSCO, DIEGO ATIRA NA PRÓPRIA CABEÇA; UM NOVO JULGAMENTO É MONTADO RAPIDAMENTE)

LU
Jura falar a verdade, somente a verdade, nada além da verdade?

DIEGO
Juro.

DEUSINHA
Diego Ypsilon.

DIEGO
É Diego Castro. Diego Ypsilon é meu nome artístico. Quer dizer então que esse é o julgamento final?

DEUSINHA
Sim.

DIEGO
E onde está deus?

DEUSINHA
Eu sou deus.

DIEGO
V... você? Jura? É uma brincadeira, né?

DEUSINHA
Por que? O que te assusta?

DIEGO
Puta que o pariu! As mina tavam certa! Deus é mulher mesmo.

DEUSINHA
E colorida.

DIEGO
E colorida! Curti, curti. Tô vendo que esse negócio vai ser o maior barato...

DEUSINHA
Como é de costume, Diego Ypsilon, eu lhe permito a fala para assumir os erros que fez durante a vida.

DIEGO
Os erros? Todos eles? Porra, eu cherei, bebi, fumei pra cacete. Putz, eu tô ferrado. Assumo. Usei muita droga, fiz muito sexo. Mas só com mulher!

DEUSINHA
Há gente em ambos os lados que também já fizeram isso tudo que você diz. Tem cheirador aqui e tem cheirador ali. Tudo depende do que é justo, de onde você se encaixa. Apenas isso.

DIEGO
Eita. Então eu não tenho tanto problema assim. Eu sou um cara bacana.

DEUSINHA
Não lembra ou não enxerga?

DIEGO
O que?

DEUSINHA
Seus últimos momentos na Terra.

(DIEGO PARA PRA PENSAR)

DIEGO
Eu me matei. Eu dei um tiro na minha cabeça. Eu lembro. Eu ouvi falar, quem se mata vai pro inferno.

DEUSINHA
Há gente em ambos os lados que já se mataram também. Mas... uma grande maioria das pessoas que fizeram uma coisa que você fez, elas não demonstram grande remorso, elas continuam falando de um amor inexistente, de um orgulho e por fim ela mesmo decide ir pro inferno, por ser compatível, por ela não enxergar a própria culpa.

REGINA DUARTE
Não é de todo ruim aqui.

FERIADO
Tem muita mulher bonita aqui também, parceiro.

DEUSINHA
Você lembra o que você fez, Diego Ypsilon?

(SILÊNCIO)

DIEGO
Eu deixei a Maria numa cadeira de rodas.

DEUSINHA
Você lembra.

DIEGO
Eu amava a Maria...

DEUSINHA
Não. Amor não. Amor não mata, amor não bate. Amor não.

DIEGO
Ela me deixava maluco...

DEUSINHA
Qual era a causa dessa loucura?

DIEGO
Ela... ela era... ela conseguia me tirar do sério.

DEUSINHA
Ela?

DIEGO
Ela. Ela me tinha nas mãos dela. Eu era o cachorrinho dela. Me fazia de gato e sapato.

DEUSINHA
E o ápice foi...?

DIEGO
Ciúmes. Ela era muito bonita. Eu já paguei o que eu fiz me matando! Foi por isso que eu me matei, porque eu não merecia viver depois de ter feito o que eu fiz! Eu reconheço o meu erro!

FERIADO
Deusinha excelentíssima, ele colocou a culpa na Maria mais de uma vez por ter apanhado...

DIEGO
É porque ela me provocava!

FERIADO
E outra vez! Nós sabemos muito bem pra onde ele vai.

(LU SAI DE CENA SOMBRIAMENTE)

DIEGO
Não, eu não quero ir pro inferno! Por favor! Eu faço qualquer coisa.

FERIADO
Não faça drama!

REGINA DUARTE
Puro preconceito.

DEUSINHA
Eu dou a palavra para a defesa.

(OS ANJOS PROTESTAM COM SILÊNCIO)

DEUSINHA
Bem, Diego Ypsilon, meus anjos não possuem uma defesa pra você. Mas o nosso amor sempre dá a chance final. Você poderá escolher, mas precisa saber como funciona cada lado perfeitamente. Esqueça o fogo e as nuvens, isso aqui é papelão, cenário.

ANJOS
Aqui
Nós não queremos mais um macho
Aqui mulher está acima e sabe mais
Aqui a nossa vida cotidiana
Vai aprender o respeito
Amor e paz

DEMÔNIOS
Aqui
Temos mulher de todo o jeito
E pode se casar com uma ou mais
Quietas e safadas por dinheiro
Ter o direito
Liberdade e paz

ANJOS
No fim
A nossa luz
Morreu na cruz
Mas muita gente confundiu
Quem era eu
Quem é você?

DEMÔNIOS
No fim
Nosso Jesus
É politicamente errado...

ANJOS
E então no fim
Poderá amar
Coloridin’

DEMÔNIOS
Mulher pra dois...

DIEGO
Então quer dizer que aqui tem mulher à vontade?

FERIADO
À vontade, parceiro!

DIEGO
E as feministas?

(SILÊNCIO)

REGINA DUARTE
Aqui não tem feminista não! Aqui tem feminina!

DIEGO
Opa! É pra cá que eu vou! Eu sabia que o céu só ia ter mimimi.

DEUSINHA
Sua decisão é uma ordem!

(O TRIBUNAL SE DESMANCHA RAPIDAMENTE)


CENA 3

(UM VÍDEO TOSCO MOSTRA POTYGUARA SENDO LINCHADA E QUEIMADA NUMA FOGUEIRA; UM NOVO JULGAMENTO É MONTADO, MAS AGORA LU É O JUIZ E AS COISAS ESTÃO AO CONTRÁRIO; ÁGATHA, MARIELA E KAUAN SÃO OS DEMÔNIOS DE DEFESA E FERIADO E REGINA DUARTE SÃO OS ANJOS DE ACUSAÇÃO; DEUSINHA COLOCA A MÃO DE POTYGUARA EM UM LIVRO)

DEUSINHA
Jura falar a verdade, somente a verdade, nada além da verdade?

POTYGUARA
Juro.

LU
Potyguara, travesti, prostituta, artista de rua e assassina. Você poderia ter uma boa defesa, se realmente tivesse. Mas é pra isso que estamos aqui, pelo julgamento de uma alma que será eterna. (À PARTE) Eu adoro a hora do meu bife inicial.

POTYGUARA
Sim, eu confesso. Sou travesti. Batalhei como pude pra ser travesti. Se ter orgulho de ser travesti é motivo pra ir pro inferno, eu vou. E quem é você pra me julgar? São Pedro, São Paulo? Como que é?

(LU SE LEVANTA AMEAÇADORAMENTE)

LU
Eu-sou-Jesus.

(SUSPENSE)

POTYGUARA
Me desculpe, Jesus, mas eu não vejo o meu erro em ser travesti. Se for sua vontade vou pro inferno, e vou de cabeça erguida.

FERIADO
Vai entrar de cabeça erguida mesmo com o sangue da vida de um homem em suas mãos?

(POTYGUARA SE LEMBRA)

POTYGUARA
Robson. Eu... eu matei o Robson.

REGINA DUARTE
Sim. Nós sabemos. Você deu treze facadas em Robson e foi linchada pela família dele, te queimaram viva. Por que matou Robson, Potyguara?

POTYGUARA
Eu matei... matei porque... eu não sou uma boa pessoa.

FERIADO
O que? Calma! Não é bem assim, estamos indo rápido demais.

REGINA DUARTE
Vamos dar um tempo pra ela achar um culpado melhor pra raiva dela. O tal de Robson provavelmente foi um escroto com você, não foi? Pode falar. Nós queremos te perdoar de tudo.

POTYGUARA
Não importa. A minha raiva tava dentro de mim mesmo. Nada justifica. Eu mereço ir pro inferno. Eu matei porque eu sou má. 

FERIADO
Espere um pouco! Nós não precisamos nos precipitar! No fundo você tem algo de bom pra poder vir pro céu, não tem?

POTYGUARA
Acho que eu tenho coisas boas sim. Mas eu matei o Robson. E foi por descontrole meu. Se ele merecia ou não, não importa, foi um descontrole totalmente meu.

REGINA DUARTE
Querida, a gente sabe o que ele fez com você.

(SILÊNCIO; OS DEMÔNIOS SE PREPARAM PARA A ACUSAÇÃO MUSICADA)

DEMÔNIOS
Nós sabemos das angústias e da dor
De ser como você, de ser como eu
Lorde supremo, escute o coração
O menino virou menina
Com vocês isso não combina
Sabemos a razão
Pedimos condenação
Porque você é o deus masculino
Ou não?

FERIADO
Protesto! Não há cabimento para a condenação assim tão rápida! Nós temos toda a relatividade do tempo pra lutar por essa alma. Se queremos formar um movimento temos que perdoar pequenas coisas como transformação de sexo. Não é, Jesus?

LU
O problema do assassinato de um homem indefeso...

ÁGATHA
Sabemos que não era indefeso.

MARIELA
Ou inocente.

KAUAN
E ela assumiu.

DEMÔNIOS
(CANTAM) Não o culpou mesmo sendo culpado
Fez justiça, mesmo sendo errado
Olho por olho, jogo eterno
Ela merece o fogo do inferno

FERIADO
Jesus, podemos perdoar uma assassina travesti, não podemos?

LU
Assassina até que tudo bem, o cara fez merda, você no calor da situação fez merda, perdoável. Mas travesti... parece um pouco progressista demais, não é mesmo? Condenada!

(LU BATE A SENTENÇA COM O MARTELO; O JULGAMENTO SE DESMANCHA RAPIDAMENTE)


CENA 4

(BRANCA ENCONTRA DIEGO NO INFERNO)

BRANCA
Oi, garoto.

DIEGO
Oi, dona.

BRANCA
Gosta de mulher mais velha no sigilo?

DIEGO
Poxa, aqui tá cheio de novinha, hein? Com todo respeito.

BRANCA
Isso porque não conheceu uma mulher como eu. Eu sei fazer o que nenhuma novinha aí sabe, tudo no sigilo.

DIEGO
Bom, já que temos a eternidade, não é mesmo?

(DIEGO E BRANCA SE AGARRAM E SAEM AOS BEIJOS; POTYGUARA ESTÁ EM UMA FESTA COM ÁGATHA, MARIELA E KAUAN; ELES CANTAM E DANÇAM BÊBADOS)

POTYGUARA
Me explica então! Quer dizer que mesmo depois de morto a gente sente fome, sede?

ÁGATHA
Frio também.

MARIELA
Medo também.

KAUAN
Dor também.

POTYGUARA
Meu deus, nunca vai ter descanso eterno?

ÁGATHA
Se você morrer depois de morta, você vai pra outro plano.

MARIELA
Morrer é igual estar vivo.

KAUAN
E você escolhe qual lado quer estar.

(DIEGO APARECE MATANDO BRANCA COM SOCOS VIOLENTOS, NUMA RAIVA DESCOMUNAL)

DIEGO
Você-falou-que-era-sigilosa!

(ESCURIDÃO; UM FOCO MOSTRA DEUSINHA COLOCANDO ROUPA NO VARAL)

DEUSINHA
Porque eu não existo
E você também não
Tudo isso faz parte da nossa imaginação
Essa é a verdade
Isso aqui é teatrão
A realidade é frágil como uma bolha de sabão...

(LU INTERROMPE DEUSINHA)

LU
Oi, Deusa.

DEUSINHA
Mãe, pra você.

LU
Oi, mãe.

DEUSINHA
Oi.

LU
Está pronta pro próximo? Acaba de morrer nove de uma vez.

DEUSINHA
Nove?

LU
Nove adolescentes. Numa festa. Um baile funk.

DEUSINHA
Ah, é? Funk, é?

LU
Pois é. Trágico. Porém... você sabe o que eu penso sobre o funk.

DEUSINHA
Sei sim. E eu já tomei uma decisão. Eles vão vir pro meu inferno.

LU
No meu céu eles não entram.

DEUSINHA
Perfeito.

LU
Ótimo.

DEUSINHA E LU
Porque eu não existo
E você também não
Tudo isso faz parte da nossa imaginação
Essa é a verdade
Isso aqui é teatrão
A realidade é frágil como uma bolha de sabão...

(ESCURIDÃO)

FIM





Nenhum comentário:

Postar um comentário