DOIS PALHAÇOS NUMA PRAÇA SUJA


DOIS PALHAÇOS NUMA PRAÇA SUJA
De Gabriel Tonin

PERSONAGENS
Totonho
Pacocó

UMA PRAÇA SUJA.


CENA 1

TOTONHO
Bom dia, boa tarde, boa noite, caros telespectadores de idades superiores e inferiores!

PACOCÓ
Gente velha e criançada de todo esse imenso país!

TOTONHO
Humildemente na humildade úmida dessa vida, viemos partilhar de nossas poesias e histórias de palhaço da vida real.

PACOCÓ
É porque ele precisa comprar um sapato novo! Olha esse, coitado. Por isso que tem que vir aqui fazer palhaço, porque não consegue arrumar um emprego decente. E vai ser piada, pi-ada, não poesia, pelo amor de deus!

TOTONHO
(DRAMÁTICO) Eu era trabalhador. Trabalhei, trabalhei, trabalhei e nem mesmo um sapato novo tô conseguindo comprar pra melhorar de vida.

PACOCÓ
E não é? Quem que vai contratar um cara com o dedão pra fora do sapato?  

TOTONHO
Seu sapato é novinho e você também não tem um emprego decente! É Nike ainda! Metido.

PACOCÓ
(ORGULHOSO) Meu emprego é esse aqui! E se tem alguém aqui que não acha decente, que vá cuidar da própria vida e limpar uma boa privada! Comprei num brechó.

TOTONHO
Eu sei, meu amigo, eu sei.

OS DOIS
Procuramo um lugar
No espaço, sei lá
Um lugar bem coloridin’

Pode ver na internet
Nóis viaja, intelect
Os artista estão no fim...

Pode ser bem aqui
Com você bem aí
Precisamos do seu dim dim!

Oh, desesperados!
Minha gente de bem
Ajuda a gente
Precisa um sapato
Pra ir mais além

Oh, desesperados!
Não nos leve a mal
A fome está braba
Estamos na estrada
Pode ser um real.

(ELES PASSAM O CHAPÉU)

PACOCÓ
Quem puder compartilhar com mais de um real, pode ser cinquenta real também.

TOTONHO
A gente tá passando cartão também. Só conversar ali com a produção.

PACOCÓ
Ué, a gente teve que entrar no sistema ou então a gente morria de fome. Aceitamos Visa, Elo, Credcard internacional. Forçaram a gente a ser liberal, é o desespero!

TOTONHO
Falaram que não tinha almoço de graça, mas eu acho que tem gente que tem banquete de graça, viu. Isso sim.

PACOCÓ
Eu não tenho um centímetro de terra que posso considerar meu perante a lei! Nem aqui, nem ali, nem nos lugar público! Tudo tem dodo e meu pai não era dono de nenhum centímetro. Até nos lugar público tem que ter permissão!

TOTONHO
Você não é o único, Pacacó, a maioria do povo vive de aluguel.

PACOCÓ
E é por isso, pela campanha de ajudar Totonho comprar um tênis e ele finalmente encontrar um trabalho decente, que vamo passar esse chapéu mais uma vez, minha gente! Mais uma rodada!

TOTONHO
Não, não! Uma vez já tá bom. Eles entenderam o nosso desespero de sobrevivência com a nossa música!

PACOCÓ
E com esse dedão pra fora também.

TOTONHO
(APRESENTA) Todos pagantes e não pagantes!

PACOCÓ
Reparem que a gente deu o poder de escolha de vossas senhorias!

TOTONHO
Todos são bem vindos para ver Dois Palhaços Numa Praça Suja! E vamos começar com uma poesia que eu escrevi ontem  e ela começa assim... (VAI ATÉ UM MICROFONE E LÊ) “Pombinha branca, não case não, coloca foco na profissão...”

PACOCÓ
Parou, parou, parou! A gente tinha combinado de trazer piadas! Pi-adas!

TOTONHO
Cada um faz a arte que saber fazer, ô! Tá me censurando, Pacacó? Se alguém não gostar e quiser o dinheiro de volta é só ir embora, porque pelo amor de deus não queira o dinheiro de volta, a gente já tava combinando de comprar um pastel!

PACOCÓ
Totonho, pelo amor de deus, coloca essa mão na consciência que ninguém gosta de poesia, as pessoas querem que a gente chute e bunda um do outro e pronto. Quer ver?

(PACOCÓ CHUTA A BUNDA DE TOTONHO; SILÊNCIO)

TOTONHO
Tá de sacanagem comigo? Vai chutar a minha bunda pra quê, rapaz? Eu só tô querendo um sapato.

PACOCÓ
E não era humildemente na humildade úmida? Quer mais humildade do que ganhar um dinheirinho tomando chute na bunda?

(PACOCÓ CHUTA A BUNDA DE TOTONHO MAIS UMA VEZ)

TOTONHO
Ah, não, agora você vai ver! (CORRE ATRÁS DE PACOCÓ)

PACOCÓ
Isso, isso! Festa! Brincadeira!

TOTONHO
Eu vou contar minhas poesias!

PACOCÓ
Palhaço só tem poesia de tristeza. (PARA O PÚBLICO) Vocês preferem piada ou poesia? (IMPROVISO COM AS RESPOSTAS) São dois palhaços, Pacocó! Eles pagaram pra gente fazer eles rir! É ou não é?

TOTONHO
Ué, mas o que eu posso fazer se eu sou mais romântico do que humorista! Eu sou um palhaço romântico. (PARA ALGUM EXPECTADOR, LÊ OUTRA POESIA) “Doce flor do infinito, e amor rima com dor, você é um homem bonito...” Me adiciona no Facebook.

PACOCÓ
Rapaz, mas você tá dando em cima do moço no meio da poesia?

TOTONHO
Eu sou um palhaço das românticas, Pacocó! Eu quero um sapato novo pra encontrar gente que goste de mim! E fala se o moço não é bonito mesmo? Não dá pra ficar perdendo oportunidade não, fio!

PACOCÓ
Tá bom, o moço é boa pinta, tem presença...

TOTONHO
Ai, custa tanto falar a palavra “bonito”?

PACOCÓ
... mas não pode fazer isso! E se o moço tem namorada ou namorado? Vamo ganhar nosso dinheiro igual tudo os artista faz!

TOTONHO
Eu tenho outra poesia aqui...

PACOCÓ
Não! Chega de poesia! Ninguém gosta de poesia! É pra fazer palhaçada, o povo quer palhaçada! A gente tá com a cara pintada e tudo, Totonho.

TOTONHO
Então tá bom.

(TOTONHO DÁ UM CHUTE NA BUNDA DE PACOCÓ)

PACOCÓ
Perdeu a noção do juízo?

TOTONHO
Na bunda dos outros é refresco, né?

(PACOCÓ CORRE ATRÁS DE TOTONHO E DISCUTEM EM GRITARIA)


CENA 2

(NUM ACERTO DE CONTAS, ELES FAZEM OUTRO SHOW MUSICAL)

OS DOIS
Nóis vai tentar
Nóis somo gente de bem
Tudo o que a gente quer é ser bem tratado
E ter comida também

Quem não respeita os cara, não respeita ninguém
O palhaço de verdade quer ser bom também
Quero ser pai, mas tá todo mundo meio sem saída

Tem piada e poesia
É vida louca
Tudo o que a gente precisa é de um novo sapato
Que vida louca

Isso é palhaçaria
É vida louca
Tudo o que a gente precisa é de um novo sapato
Que vida louca!

TOTONHO
Vida louca é gíria de marginal!

PACOCÓ
Queridão, e você acha que você sendo palhaço de rua assim você é considerado o quê?

TOTONHO
Marginal, sem ocupação, sem função social e desvalorizado.

PACOCÓ
Por isso mesmo que a gente tem que à partir de agora contar as piadas que a gente tinha combinado.

TOTONHO
Mas sem forçar a barra, hein? Vamo fazer piada inteligente.

(PACOCÓ CHUTA A BUNDA DE TOTONHO DE NOVO)

TOTONHO
Pacocó!

PACOCÓ
Mas o povo gosta, ô!

(TOTONHO CHUTA A BUNDA DE PACOCÓ)

PACOCÓ
Ei!

TOTONHO
Duas bundas! Isso é uma democracia ou não é?

PACOCÓ
Eu vou contar a primeira piada. “Era uma vez, dois palhaços pobres, desempregados, tentanto comprar um sapato pra poderem melhorar de vida. Fim”. (ELE GARGALHA COM A PRÓPRIA PIADA; TOTONHO NÃO ACHA GRAÇA) É muito boa, vai!

TOTONHO
Essa era a piada super engraçada que você queria contar?

PACOCÓ
É, ué. É uma tragicomédia!

TOTONHO
Realmente. Dizem que por trás de todo nariz de palhaço há um ser humano comum, triste, também desesperado para alimentar os filhos, mesmo os que ainda nem filhos tem.

PACOCÓ
Essa parte a gente esconde! Alegria! Vamo fazer festa pra valer cada um real dentro daquele chapéu! É isso que vocês querem, não é, pessoal?

TOTONHO
Então conta uma piada que seja boa, pelo menos.

PACOCÓ
Ah, vamos ver... Tem que ser uma piada inédita?

TOTONHO
Qualquer piada, Pacocó! Ou então eu vou contar minhas poesias...

PACOCÓ
Não! Eu tenho uma. Eu tenho uma boa!

TOTONHO
Vai lá, então.

PACOCÓ
Qual é a piada do pintinho?

(SILÊNCIO)

TOTONHO
Ah, Pacocó, essa é mais velha que a minha bisavó!

PACOCÓ
Se você é tão espertão, então qual é? Qual é a piada do pintinho?

TOTONHO
É piu! (DEBOCHANDO) Há-há-há, super engraçado.

PACOCÓ
Conta você uma piada então. Quem tá precisando de sapato novo aqui é você, colega! O meu nike até brilha, ó!

TOTONHO
Bom, vejamos. Tinha um homem viajando em um avião...

PACOCÓ
Era um homem branco, negro, japonês, índio...?

TOTONHO
Isso não importa!

PACOCÓ
Como não importa? Eu preciso saber dos detalhes pra entender a graça, ué. O contexto histórico conta muito nessas coisas! Não me venha com piadas preconceituosas, pelo amor de deus, Totonho!

TOTONHO
Não é preconceituosa! (CONTINUA) Tinha um homem de qualquer tipo viajando de avião. Aí a aeromoça chega e pergunta.

PACOCÓ
Era uma aeromoça bonita?

TOTONHO
Deixa eu contar a piada, Pacocó! O que importa se a moça era bonita ou não?

PACOCÓ
Pra mim importa, ué. Eu sou artista detalhista. Supere.

TOTONHO
Um homem de qualquer tipo estava viajando de avião. Uma aeromoça, que não importa se era bonita ou não, mas que era muito gentil e tinha os cabelos curtinhos, chegou para o homem e perguntou: Senhor, “o senhor gostaria de jantar?” “E quais seriam as opções?”, perguntou o homem. E a aeromoça: “sim ou não”.

(SILÊNCIO; PACOCÓ DEMORA PRA ENTENDER, MAIS CAI NA GARGALHADA)

PACOCÓ
Meu deus do céu, mas que aeromoça mais burra!

TOTONHO
Burra não. Era uma aeromoça inocente, coitada.

PACOCÓ
Vocês entenderam? Ela achou que ele tava falando das opções de resposta que ele tinha e não das opções do cardápio! Genial!

TOTONHO
Não tem que ficar explicando a piada, Pacocó. Fim!

PACOCÓ
Você é bom de piada, Totonho. Acho que vamo comprar esse seu sapato rapidinho! Essa foi boa, não foi, gente? Vale passar o chapéu outra vez!

TOTONHO
Não! (IMPEDE A PASSADA) Humildemente humilde e úmido, Pacocó. Estamos aqui pela alegria! Apesar... dos pesares...

PACOCÓ
Se nóis não tá roubando, se nóis não tá matando, ajuda quem quiser, oxi! E mais! A nossa brincadeira aqui está acima do dinheiro! É diversão, piada e chute na bunda! Muito mais legal!

TOTONHO
(GARGALHA) Tá brincando, né? E por um acaso alguém vive sem dinheiro? Dá pra viver sem dinheiro, gente? Não dá!

PACOCÓ
Mas foi você que aceitou fazer essa palhaçada aqui a troco de migalhas!

TOTONHO
E foi ideia sua!

PACOCÓ
Eu avisei você. Meu tênis tá novinho! Olha esse brilho! Eu tô aqui por diversão mesmo.

TOTONHO
E o pastel? E a janta dos filhos?

(SILÊNCIO)

PACOCÓ
E vamos para a próxima piada!

TOTONHO
(SE PREPARA) Tinha um homem com uma bexiga.

PACOCÓ
O homem era branco, negro, magro, gordo...?

TOTONHO
Não importa! Podia ser qualquer homem! Qualquer tipo de homem!

PACOCÓ
Podia ser uma mulher?

TOTONHO
Podia! Podia! Deixa eu terminar de contar, poxa!

PACOCÓ
Termina, uai.

TOTONHO
Tinha uma mulher com uma bexiga. Aí a mulher se cansou daquela bexiga. Ela pegou a bexiga e deu pra outra pessoa com uma agulha bem pontuda. Qual o nome do filme?

PACOCÓ
Que filme?

TOTONHO
O nome do filme que eu falei da mulher da bexiga!

PACOCÓ
Fizeram um filme sobre uma mulher que cansa de ter uma bexiga? Que povo mais sem criatividade!

TOTONHO
Não! É uma piada, é uma piada! A mulher entregou a bexiga com uma agulha pra outra pessoa. Qual o nome do filme?

PACOCÓ
Eu não faço ideia, nunca assisti um filme com esse enredo.

TOTONHO
Toy Story.

(SILÊNCIO)

PACOCÓ
Não entendi. Não consegui entender essa.

TOTONHO
A mulher tinha duas bexigas, se cansou das bexigas e entregou pra uma pessoa com uma agulha, qual o nome do filme?

PACOCÓ
Agora ela tinha duas bexigas?

TOTONHO
Toy Story 2.

(SILÊNCIO)

POCOCÓ
Ainda não saquei.

TOTONHO
Aí a mesma mulher tinha agora três bexigas, se cansou das bexigas e entregou pra uma pessoa com uma agulha...

PACOCÓ
Eu não tô entendendo nada! Qual o problema dessas bexigas, pelo amor de deus?

TOTONHO
Qual o nome do filme?

PACOCÓ
Eu não sei! Eu não sei!

TOTONHO
Toy Story 3.

PACOCÓ
Me explica essa piada que eu não entendi nadinha de nada!

TOTONHO
Calma que já lançou a sequência quatro. Uma mulher tinha quatro bexigas...

PACOCÓ
Não! Me explica o que tem a ver o filme Toy Story com a mulher neurótica com as bexigas!

TOTONHO
(EXPLICA CALMAMENTE; ELE ARRUMA UMA BEXIGA E ENTREGA UMA AGULHA PRA ELE) Tó. E estoure.

(SILÊNCIO; PACOCÓ FINALMENTE ENTENDE A PIADA E GARGALHA DE RIR)

PACOCÓ
Tó e estoure! Tó e estoure! Toy Story! Vocês entenderam? Foi a melhor piada que eu já ouvi na minha vida! Você como poeta é um ótimo piadista, Totonho!

TOTONHO
Poesia eu faço por amor... Aqui é pelo sapato novo, ué.

PACOCÓ
Tem que se vender mesmo, garoto! Não tem jeito. Se quer comer, se quer sobreviver tem que se vender. Vamo passar o chapéu de novo!

TOTONHO
Não! Guarda esse chapéu!

OS DOIS
O tempo vai passar
Tá osso de virar
Se o dia tá ruim
Importante é fazer todo mundo rir
Nunca se esqueçam do palhaço aqui
Não é só pelo dimdim!
Não é pelo dimdim...


CENA 3

TOTONHO
Agora vamos para a parte séria da nossa apresentação!

PACOCÓ
E apresentação de palhaço tem que ter parte séria?

TOTONHO
Olha as condições que nos encontramos, meu amigo! Sapato furado, praça toda encardida de sujeira pra todo canto...

PACOCÓ
Desmonte público, desvalorização dos artistas! Fome! Olha a minha barriga roncando de novo...

TOTONHO
É hora do trabalho social da nossa função. Não viemos aqui só pra contar piada e tentar a sobrevivência, viemos aqui por um propósito maior, na humildade úmida da nossa existência, no desespero de mostrar importância no que a gente faz!

PACOCÓ
Oh, desespero cruel!

TOTONHO
E que todo mundo escute!

PACOCÓ
Todos os transeuntes, expectadores, telespectadores, apoiadores, governantes e gente que chama a gente de vagabundo!

TOTONHO
Nós estamos aqui e viemos nos propôr a dar uma limpada geral nessa praça! E chamar cada um de vocês pra participar dessa jornada. Não por dinheiro, não pra postar no Facebook. Porque é o certo a se fazer!

PACOCÓ
Pra quem não sabe, um pouco de educação não faz mal pra ninguém. (APONTA LATÕES DE LIXO COLORIDOS) Azul é pra colocar papel, vermelho vão as coisas de plástico, verde é pra vidro e amarelo latinhas de metal! Quem vai entrar nessa jornada com a gente?

TOTONHO
À partir de agora, em clima de festa e não de obrigação, quem quiser nos ajudar na limpeza desse local será muito bem vindo! E mãos à obra!

OS DOIS
Criança tem que aprender
O que os pais não ensinaram
O lixo que for fazer
Precisa ser reciclado
Não é só pra tirar foto, é que o planeta tá esgotado...

Não existe jogar fora
As coisas tão aqui dentro
O lixo não vai sumir se não fizermos desse jeito...

TOTONHO
A coisa tá feia, que medo, que treta!

OS DOIS
Vamo deixar tudo limpo pras criança do planeta!

PACOCÓ
A coisa tá feia, que medo, que treta!

OS DOIS
Vamo deixar tudo limpo pras criança do planeta!

(OS DOIS LIMPAM A PRAÇA E PEDE AJUDA DO PÚBLICO PRA SEPARAR O LIXO NAS CORES CORRETAS DE RECICLAGEM; NO MEIO DA LIMPEZA, TOTONHO ENCONTRA UM PAR DE TÊNIS E ELES SE ABRAÇAM EMPOLGADOS COM O FINAL FELIZ)

FIM







Nenhum comentário:

Postar um comentário