AQUÁRIO - A GRANDE VERDADE (CURTA-METRAGEM)

PRÓLOGO: Externa/Noite/Um beco
OS CRÉDITOS INICIAIS SÃO APRESENTADOS SOBRE UMA CENA DE UM ESTUPRO. POUCO-SE VÊ REALMENTE O QUE ESTÁ ACONTECENDO. O HOMEM FORÇA BRUTALMENTE A JOVEM A FICAR IMÓVEL. ELA APANHA, E ELE SOBE O SEU VESTIDO. FINALMENTE, QUANDO O ESTUPRO É CONCUÍDO, A JOVEM DESISTE DE RESISTIR.  O NOME DO FILME É MOSTRADO.

AQUÁRIO
A GRANDE VERDADE

CENA I: UM MENINO BRINCANDO NUM BALANÇO. ELE RESPIRA A NATUREZA COM BASTANTE GOSTO. BRINCA DE OLHOS FECHADOS SENTINDO O VENTO NO ROSTO. A CENA MESCLA COM UM BEBÊ SENDO BATIZADO. A ÁGUA CAI NA BASCIA E O BEBÊ CHORA. AO MESMO TEMPO VEMOS UMA MULHER FAZENDO UMA ULTRASONOGRAFIA; ELA DEMONSTRA UM DESPRAZER. A MESMA MULHER REGISTRA O BEBÊ; ELA SEGURA A MÃO DE UM HOMEM COM FORÇA; O HOMEM RETRIBUI A ABRAÇANDO. O MENINO AINDA BRINCA EM UM JARDIM. DENTRO DE UMA CASA VÊ-SE UMA DISCUSSÃO DA MULHER COM O HOMEM. O MENINO AINDA BRINCA. A DISCUSSÃO VAI SE ACALMANDO. O MENINO ENTRA NA CASA.
MARRI
O nome dele era Gabriel, Pedro. Contente?
PEDRO
Desculpe.
MARRI
Por que agora? Por que justo agora, Pedro? Que besteira.
ELES PERCEBEM A PRESENÇA DO MENINO, JOHN.
MARRI
Oi, John.
JOHN
O que foi?
MARRI
Nada, John.
SILÊNCIO. PEDRO SAI.
MARRI
John, seu pai já te contou?
JOHN
O que?
MARRI
Ele não contou?
JOHN
O que, mãe?
MARRI
(grita) Pedro, você não contou pra ele?
SILÊNCIO.
JOHN
Contou o que mãe?
MARRI
Filho, hoje de manhã eu acordei e o Léo tinha morrido. Eu sinto muito.
O MENINO OLHA PARA O LADO, ONDE POSSUI UM AQUÁRIO PEQUENO.
JOHN
Cadê ele?
MARRI
Ele morreu, meu amor.
JOHN
Mas cadê ele?
MARRI
A gente enterrou ele.
JOHN
Mas enterrou onde?
MARRI
John...
JOHN
Enterrou onde, mãe?
SILÊNCIO. A MÃE RESPIRA FUNDO. JOHN CORRE PARA FORA DE CASA. ELE VASCULHA UMA LIXEIRA. ACHA UM SAQUINHO DE PLÁSTICO. ANTES DE ABRIR, ELE CORRE ATÉ UM TANQUE E ENCHE O SAQUINHO DE ÁGUA. ELE OBSERVA O SAQUINHO FECHADO POR ALGUNS SEGUNDOS. A MÃE APARECE UM POUCO LONGE.
MARRI
John...
JOHN
Ele tá vivo, mãe.
MARRI
John, venha...
JOHN
Olha.
ELE ABRE O SAQUINHO E O PEIXE ESTÁ VIVO. MARRI SE ESPANTA.
MARRI.
Mas... John... ele...
JOHN
Tá vivo.
MARRI
Tá. Mas eu... fui eu quem...
SILÊNCIO.
MARRI
Ele deve ter se fingido muito bem.
JOHN
Vou por ele de volta no aquário.
O MENINO ENTRA EM CASA. MARRI ESTÁ IMPRESSIONADA. REPETE-SE ALGUMAS CENAS DO ESTUPRO. UMA MÃO ACARICIANDO UMA BARRIGA. UM BEBÊ SENDO BATIZADO. A ÁGUA SE TRANSFORMA EM OUTRA CENA. UM JOVEM RAPAZ É AFOGADO DENTRO DE UMA BACIA POR DOIS HOMENS.
CENA II: MARRI ESTÁ COM UM POUCO MAIS DE IDADE. JOHN, JOVEM, CHEGA DE VIAGEM COM UMA MOCHILA GRANDE. ELES SE ABRAÇAM NUM REENCONTRO DE MESES. ELES SE OBSERVAM E MARRI O ADMIRA COM ORGULHO. JÁ DENTRO DE CASA ELES TOMAM UM CAFÉ, CONVERSANDO ALEGRES. MARRI COLOCA UM PANO DE MESA BRANCO E BADULA O FILHO. APARECE UMA FOTO DE PEDRO. MARRI E JOHN COMENTAM ALGO SOBRE A SAUDADE. UMA MENINA BONITA ENTRA NA COZINHA CORRENDO. ELA VÊ JOHN E O ABRAÇA CONTENTÍSSIMA. ELES RIEM. EM UM FLASH MOSTRA JOHN OLHANDO UMA PROSTITUTA PELA JANELA DE UM ÔNIBUS. OUTRO JOVEM CHEGA À CASA DE JOHN DE BICICLETA. ELES SE ABRAÇAM. EM OUTRO FLASH JOHN ESTÁ CAMINHANDO PELA CIDADE QUANDO UMA MULHER À FRENTE É ASSALTADA PELO RAPAZ DA BICICLETA. O RAPAZ CORRE E ENCARA JOHN POR ALGUNS SEGUNDOS ANTES DE FUGIR. MOSTRA-SE O REENCONTRO DE TRÊS AMIGOS. JOHN, MARIANA E LUCAS. ELES ABREM UM VINHO. PERCEBE-SE QUE MARRI E OS AMIGOS, OBSERVAM JOHN COM MUITO ENTUSIASMO.
A CENA CONTINUA PELA METADE DA CONVERSA. LUCAS ESTÁ SE SERVINDO DO VINHO E DEIXA CAIR UM PINGO EM SUA CAMISETA. ELE NÃO PERCEBE.
JOHN
... e foi mais de um mês nisso.
MARIANA
John, você é louco.
JOHN
Necessário. É diferente.
LUCAS
Lou-co! Sem comer! Maior viagem.
JOHN
Tá bom. Talvez um pouco louco mesmo.
MARRI
Um pouco não.
ELES RIEM.
JOHN
A coisa toda é muito louca.
TODOS FICAM EM SILÊNCIO. O ASSUNTO ACABOU.
MARRI
Bom, quem diria que eu teria um filho tão lindo e tão gostoso e tão importante, não é?
MARRI VAI APERTAR O FILHO E ESBARRA EM UM COPO DE VINHO QUE ESTAVA NA MESA. ANTES DE O COPO CAIR, JOHN COLOCA A MÃO SOBRE A MESA. MAIS UMA VEZ APARECE UM JOVEM SENDO AFOGADO NUMA BACIA POR DOIS HOMENS; AGORA VÊ-SE QUE O JOVEM É JOHN. O COPO CAI SOBRE O PANO. O VINHO DO COPO NÃO MANCHA O PANO BRANCO. O LÍQUIDO É ÁGUA. UNS SEGUNDOS DE TENSÃO ENTRE OS PRESENTES. MARIANA COLOCA A MÃO NA BOCA DE EMOÇÃO. MARRI ESTÁ EXTASIADA. LUCAS RI. LONGO SILÊNCIO.
LUCAS
Caralho, cara. Que maluquice.
A CASA É VISTA DE FORA.
BLACK-OUT.

CENA III: CENAS SE INTERCALANDO. APRESENTA-SE UM JOHN REVOLUCIONÁRIO. JOHN ESTÁ FAZENDO MANIFESTAÇÕES, ALGUMAS ARTÍSTICAS, COM CARTAZES APOIANDO ASSUNTOS HUMANISTAS. JOHN DISTRIBUI ALIMENTOS E PRESENTES PARA CRIANÇAS. EM UMA RODA DE PESSOAS, UM VIOLÃO E UMA FOGUEIRA, JOHN SEMPRE AVANTE. JOHN APANHA DE ALGUÉM. CURTE A NATUREZA. SEMPRE COM A MOCHILA. JOHN CONSOLA PESSOAS. CONVERSA COM AS PESSOAS. SENTA COM O MENDIGO. TEM AMIZADE COM TRAVESTIS. FUMA. LEMBRA-SE DO JOHN MENINO BRINCANDO NO BALANÇO. FINALIZA-SE COM UMA GALERA CONVERSANDO EM UMA SALA COMUM. TODOS SÃO QUASE “HIPPIES”. ELES COMEM UMA PIZZA.
MENINA
... tipo, sei lá, todo mundo fala que não tem problema com isso, sabe. Mas eu duvido que alguém deseje um filho assim. Sei lá.
JOHN
Moça, talvez esse pensamento...
MENINA
Cara, não me leve a mal. Mas eu tô dizendo lá no fundo, manja? Tipo, legal, todo mundo aqui respeita e tem compaixão por um... deficiente físico, certo? Ou sei lá, por um síndrome de Down, não é? Mas ninguém ficaria contente na hora, digo na hora, se descobrisse um filho assim.
JOHN
Calma. Você tá comparando essas coisas com...?
MENINA
Cara, não me venha com essas demagogias, por favor. Eu conheço você. Lá no fundo a gente sente o que é certo e o que é errado, ou o que é duvidoso. Eu já disse, eu não tenho preconceito. Tenho um monte de amigos que é. Mas duvido que alguém aqui quer que seu filho seja também.
A INTERRUPÇÃO CONSTRANGE TODOS. ELES SE MECHEM DESCONFORTÁVEIS. PAIRA-SE UM BREVE SILÊNCIO.
JOHN
Menina, eu espero que você alcance calma. Seu medo da diferença pode passar. Mas as marcas do que você fala a alguém pode ficar pra sempre. Essa comparação não é válida.
MENINA
John, é seu nome, certo?
JOHN
Sim.
OS OUTROS SEGURAM O RISO. A MENINA DEMONSTRA CERTO NERVOSISMO, MAS SEGUE EM FRENTE COM A DISCUSSÃO. 
MENINA
John, perdoe-me dizer. Mas a luta não vai acabar nunca. É tão desnecessária como todas as outras. No fim das contas, vai dar em quê?
JOHN
Eu também não sei. Vai que a vida na verdade é um sonho seu. Que as minhas falas estão sendo criadas por você. A coisa toda é uma maluquice. Por isso que penso que as pessoas estão perdendo tempo com besteiras. Com conceitos. Com relíquias que de nada vai servir. Quando digo relíquias falo do que se pensa do passado. Do que se está vivendo no presente. E do que faremos daqui dez segundos. Tenho medo de que meu filho acorde ao lado de pessoas com medo. Com medo de aceitar que a gente não sabe de nada.
MENINA
Filho?
JOHN
Sim. Um dia quem sabe. E ele pode ser o que ele quiser ou o que vier.
MENINA
Ouvi falar por aí que você é virgem. É verdade?
TODOS RIEM
JOHN
Ouviu falar?
MENINA
Ouvi. Te pregam santo.
JOHN
Em qual conceito de santidade? Estamos em quantos aqui hoje?
MARIANA
Onze.
JOHN
Eu já dormi com dez pessoas aqui dessa sala.
LUCAS CHEGA DO BANHEIRO.
MARIANA
Doze.
JOHN
Onze, então. Só faltaria você, no caso.
A MENINA ESTÁ DESCONCERTADA COM A DIRETA; UM POUCO ENVERGONHADA.
JOHN
Menina, eu vim ao mundo pra dar testemunho da verdade. E sabe qual é a verdade? Ela não existe. Invente uma e esta será. E não digo somente de um conceito. Digo do físico mesmo. Do palpável. O que quisermos que o mundo se torne, ele se tornará. Eu quero um mundo onde todos se amem por igual. E você?
FIM DA CENA. JOHN APARECE TRANSANDO COM A MENINA.
BLACK-OUT.

CENA FINAL: JOHN É ESPANCADO EM UMA CADEIRA AO CENTRO DE UMA SALA ESCURA. AO MESMO TEMPO, O ESTUPRO SE REPETE. JOHN APARECE CONVERSANDO COM MARIANA AINDA COMO PROSTITUTA. LUCAS APARECE RECEBENDO DINHEIRO DE UM HOMEM. LUCAS ARREBENTA A CORDA DO BALANÇO E SE ENFORCA. MARRI APARECE CHORANDO EM SEU QUARTO. NOVAMENTE MOSTRA-SE O BATISMO DE JOHN BEBÊ. DOIS HOMENS AFOGAM JOHN EM UMA BACIA. OUTRO HOMEM, AO LADO, LÊ UM LIVRO E FALA ALGUMAS PALAVRAS. APARECE JOHN FALANDO EM UMA RODA DE PESSOAS. MAIS UMA VEZ É AFOGADO. JOHN ABRAÇA UMA CRIANÇA QUE FOI ATROPELADA, E ELA ACORDA BEM. JOHN ABRE OS OLHOS DE UMA PESSOA. E FINALMENTE, É INTERROGADO PELA ÚLTIMA VEZ.
HOMEM 1
Rapaz, a sua batata tá ardendo. É muito problema nas suas costas!
HOMEM 2
Você não dizia por aí que podia fazer qualquer coisa? Cadê?
HOMEM 3
O capeta não tem ordem nesse mundo!
HOMEM 2
Cadê?
HOMEM 1
Fuja, rapaz! Quero ver.
HOMEM 3
Fuja! Vai! O capeta não foge das mãos do senhor!
HOMEM 2
Fuja! Prove, deus!
HOMEM 1
Prove!
HOMEM 3
Nos prove, Satanás!
NUM ESTALO, JOHN DESAPARECE DAS MÃOS DOS HOMENS.
BLACK-OUT


FIM


Nenhum comentário:

Postar um comentário