PROMISCUOSOS

PROMISCUOSOS

Personagens
Jordana
Vladimir


PRÓLOGO

(JORDANA ABRE UM ENVELOPE E DEMONSTRA TERROR AO VER O CONTEÚDO)

NARRAÇÃO
Medo de contar, medo de quem procurar. Medo de cheirar diferente.

(JORDANA GRITA DESESPERADA, UM TANTO VIOLENTA)

JORDANA
Burra! Burra!

(ELA CAI DERROTADA)

JORDANA
Medo de contar. Medo de... (ELA SE CHEIRA) cheirar diferente.

(BLACK-OUT; OUVE-SE UM CARRO DERRAPANDO)

VOZ
Quer morrer, filha da puta? Sai do meio da rua!


CENA 1

(QUANDO AS LUZES SE ACENDEM, VLADIMIR E JORDANA SE ENCONTRAM AO CENTRO)

JORDANA
Seu imbecil!

VLADIMIR
Sempre xucra mesmo.

(ELES RIEM E SE ABRAÇAM)

JORDANA
Que saudade! Você tá lindo. Mais do que antes.

VLADIMIR
Você também. Seu cabelo tá lindo assim. Gostei mesmo.

(SILÊNCIO)

VLADIMIR
E aí?

JORDANA
E aí?

(ELES RIEM DE NOVO)

VLADIMIR
“Nunca mais”, né?

JORDANA
Pois é. A gente é muito idiota.

(SILÊNCIO)

VLADIMIR
Você tá linda.

JORDANA
Obrigada.

VLADIMIR
E cheirosa.

(SILÊNCIO)

VLADIMIR
Eu sabia que uma hora ou outra isso ia acontecer.

JORDANA
Isso o que?

VLADIMIR
De você querer me ver. Eu juro que eu esperei por esse dia.

(SILÊNCIO)

VLADIMIR
Desculpe.

(SILÊNCIO)

VLADIMIR
Olha, eu tô tremendo, você acredita? Eu... eu tava com muita saudade. Apesar de tudo...

JORDANA
Eu vou morrer.

VLADIMIR
O que?

JORDANA
Não já, não agora.

(SILÊNCIO)

VLADIMIR
Você tá doente?

(SILÊNCIO)

VLADIMIR
Quer ir lá pra minha casa?

(SILÊNCIO)

VLADIMIR
Me fala. O que que é?

JORDANA
Agora eu faço parte da estatística.

VLADIMIR
O que é? Fala logo, caramba. Você tá me deixando nervoso.

JORDANA
Eu não sei porque eu te liguei.

VLADIMIR
Jô, pelo amor de deus. É muito sério? Me fala, poxa. Eu amo você ainda, eu...

JORDANA
Eu tava saindo com um cara que tem HIV.

(SILÊNCIO)

VLADIMIR
Você fez o teste?

(ELA TIRA UM PAPEL DA BOLSA E LOGO DESABA DESESPERADA)

JORDANA
Já era! Já era! Não conta pra ninguém! Eu só contei pra você.

VLADIMIR
Calma, Jô.

JORDANA
Caralho! Por que eu fui tão burra?

VLADIMIR
Calma.

JORDANA
Eu me fodi, Vladi.

(SILÊNCIO; ELES PERMANECEM QUIETOS PENSANDO POR UM LONGO TEMPO, ABRAÇADOS)

VLADIMIR
O tratamento é bom.

(SILÊNCIO)

VLADIMIR
O Porta dos Fundos fez um vídeo muito bom sobre o assunto, você já viu?

JORDANA
Eu quero ir embora.

VLADIMIR
Quer ir lá pra minha casa? Eu faço alguma coisa pra gente comer, eu tenho um vinho...

JORDANA
Eu não quero ir pra sua casa porque o que eu vou fazer na sua casa, Vladimir? Pra que eu vou querer ficar perto de alguém agora? A gente não vai poder se tocar mesmo...

VLADIMIR
Você acha que foi um convite pra sexo?

JORDANA
Lógico que não! Depois de saber que eu sou HIV positivo é óbvio que você não vai querer transar comigo. Quem vai querer?

VLADIMIR
Jordana, mas calma, também não é assim.

JORDANA
É assim sim. Eu me fodi, Vladi. Já era.

(SILÊNCIO)

VLADIMIR
A coisa que eu tentei te explicar quando você quis terminar comigo, quando eu me declarei de joelhos pra você, foi que – hoje em dia – eu acredito que um sentimento é mais do que uma gozada. Uma gozada com sentimento, então, é o paraíso. E é o que eu sentia com você. A única, até hoje.

(ELA O BEIJA)

JORDANA
Eu não vou ser esse peso pra você.

VLADIMIR
Não entendi.

JORDANA
Aquela que não soube valorizar o amor de um príncipe encantado por putaria e pinto, e que agora volta correndo aos braços dele depois de ter uma péssima notícia que envolve toda a fissura e liberdade sexual, e só volta porque sabe que ele vai estar de braços abertos para expressar um amor mais forte e mais piedoso do que nunca. Como você fez que eu supus! (SILÊNCIO) Eu não queria parecer uma folgada. Mas eu te liguei porque eu não sabia mais o que fazer.

VLADIMIR
Você foi uma pessoa importante pra mim...

JORDANA
Eu só fiz merda enquanto a gente tava junto.

VLADIMIR
Você não entende.

(SILÊNCIO)

VLADIMIR
Vamo lá pra minha casa?

JORDANA
(SURPRESA) Você insiste? A gente não vai transar, Vladimir. Aceite isso.

(ELES RIEM)

JORDANA
Eu vou morrer, Vladi. Acabou a coisa que eu mais prezava nessa vida.

VLADIMIR
Sexo?

JORDANA
Sexo.

VLADIMIR
Vamo lá pra minha casa, vai. Não é o fim do mundo isso, Jordana. Daqui uns dez anos já tem uma cura aí.

JORDANA
Vladi, eu não quero me aproveitar de você por conveniência.

VLADIMIR
Essa é sua forma de dizer que não me ama?

JORDANA
Mas eu te amo, porra. Ai, meu. Você é um imbecil.

VLADIMIR
Eu sei. Foi você quem disse que nunca mais queria me ver, por causa do meu romance.

JORDANA
Vladi, eu sei que pode parecer imbecilidade, mas minha questão com o sexo é muito mais do que o prazer momentâneo, entende? Eu tenho um vínculo espiritual com a coisa. Eu acredito no... no antropofagismo da coisa, sabe? No ritual de amar por uma noite.

VLADIMIR
Não, não parece imbecilidade. Mas o que acontece é que agora você tem AIDS.

JORDANA
Eu não tenho AIDS, eu sou HIV positivo, é completamente diferente. Cuidado com o pré conceito, colega.

VLADIMIR
Foi mal. Eu entendo pouco disso.

(SILÊNCIO)

JORDANA
Nossa, me bateu um negócio aqui agora.

VLADIMIR
O que?

JORDANA
No fim das contas o medo do castigo divino por ser promíscuo é real.

VLADIMIR
Não se você se prevenisse todas às vezes.

(SILÊNCIO)

JORDANA
Eu fui uma burra. Na hora a gente não pensa.

VLADIMIR
Concordo que o sexo seja um ritual.

JORDANA
Parece que amanhã eu vou acordar e não vai mais ter essa notícia, sabe. É como se a moça lá do posto pudesse ter sido um sonho e que eu vou acordar daqui a pouco pensando: “puxa, hora de ficar mais atenta, Jordana, hora de ficar mais atenta”.

VLADIMIR
As coisas acontecem na hora certa e porque tem que acontecer. Realmente, agora é hora de ficar mais atenta.

(SILÊNCIO)

VLADIMIR
Pela última vez. Vamo lá pra minha casa?

JORDANA
Não. Você foi a primeira pessoa pra quem eu contei. Eu só precisava disso.

VLADIMIR
Eu posso oferecer mais.

JORDANA
Você é foda, Vladi. Eu devia ficar com você. Mas agora eu tenho vergonha. Porque nós dois sabemos que seria por... (pausa)

VLADIMIR
Última opção?

JORDANA
Me desculpe. Talvez me jogar na frente do trem seja a minha melhor opção.

VLADIMIR
Cale essa boca.

JORDANA
Eu vou morrer de qualquer forma.

VLADIMIR
As pessoas sobrevivem normalmente com esse problema, Jordana!

JORDANA
E as pessoas morrem diariamente com esse problema!

VLADIMIR
Você quer se afundar de uma vez, Jordana? Assuma a porra do problema que você mesma plantou!

JORDANA
Isso aqui não vai ser um bom exemplo pra autoajuda. Eu vou morrer no final. Eu já afundei, Vladimir. Eu já afundei.

(SILÊNCIO)

VLADIMIR
Você me procurou pra ver se eu iria sofrer com você.

(SILÊNCIO)

JORDANA
Acho que foi.

(AS LUZES SE APAGAM LENTAMENTE)

(BLACK-OUT)


CENA 2

(UM FOCO DESTACA VLADIMIR ABRINDO UM ENVELOPE; ELE OLHA O CONTEÚDO E SE ASSUSTA DE LEVE; ELE CONSEGUE SE SEGURAR COM UM POUCO DE FRIEZA; ESTALA A LÍNGUA NA NEGATIVA, BALANÇA A CABEÇA E DÁ DE OMBROS)

(VLADIMIR VAI ATRAVESSAR A RUA E OUVIMOS QUE UM ÔNIBUS QUASE O ATROPELA; ELE SE ASSUSTA, RI E SE AFASTA ENVERGONHADO DA QUASE MORTE; RASGA O PAPEL E SAI)


CENA 3

(NO ESCURO VLADIMIR E JORDANA SE PEGAM COM MUITO TESÃO; PODE-SE OUVIR MUITOS GEMIDOS E ELOGIOS; DEPOIS DE ALGUM TEMPO ELES GOZAM)

JORDANA
Era óbvio que se eu viesse pra sua casa a gente ia transar.

VLADIMIR
Metida. Camisinha resolve tudo. 

(AS LUZES SE ACENDEM E ELES JÁ ESTÃO VESTIDOS; ELA COM UM ROUPÃO E UM CIGARRO ACESO E ELE DE CUECA)

VLADIMIR
Você devia tentar parar de fumar.

JORDANA
Eu já tentei. É foda. E agora eu já vou morrer de qualquer forma mesmo.

VLADIMIR
Todo mundo vai morrer de qualquer forma, Jordana. A questão é que dá pra você se prevenir, não dá?

JORDANA
Posso parar de fumar hoje e morrer atropelada amanhã.

VLADIMIR
Você pode parar de fumar hoje, não morrer atropelada amanhã e não morrer de câncer no pulmão daqui uns trinta anos.

JORDANA
Olha, vamo parar, vai. Minha cabeça já tá com problema demais.

VLADIMIR
Mais nicotina pra melhorar.

JORDANA
Ai, caralho, Vladi, qual é? Se fosse pra você me tratar assim eu não teria nem vindo.

VLADIMIR
Te tratar assim? Te tratar assim como, Jordana? Eu tô falando porque... poxa vida, Jordana!

JORDANA
Ai, tá bom, desculpa. É que, por favor, entenda o que eu tô passando.

VLADIMIR
A gente acabou de gozar juntos.

JORDANA
Por pena?

VLADIMIR
Não. Por que eu te amo, caralho! E eu te amo de verdade faz tempo.

JORDANA
Eu sei. Desculpa.

(SILÊNCIO)

(JORDANA COMEÇA A SE VESTIR)

VLADIMIR
Você vai embora?

JORDANA
Vou. Eu não vou ser esse peso pra você. Me desculpe, Vladi. Você é o cara mais legal que eu já conheci. Não existe ninguém nesse mundo igual a você. Mas a gente não vai aguentar ficar sem transar sem camisinha e seria impossível resistirmos e eu tenho que encontrar alguém que...

VLADIMIR
Calma, mas é por isso? Jordana, pelo amor de deus! Claro que dá pra ficar transando com camisinha! Eu acabei de te dizer, eu amo você, porra. Desde sempre, desde antes. Desde moleque.

JORDANA
Não dá pra ficar transando com camisinha pra sempre. Ninguém aguenta. Ponto final.

(SILÊNCIO; LONGO SILÊNCIO)

VLADIMIR
Por você, eu juro por deus que eu não me importo de... sei lá...

JORDANA
De o quê?

VLADIMIR
Se for pra você ficar comigo, eu não me importo de... compartilhar com você... esse probleminha...

JORDANA
Fala sério. Agora que eu vou embora mesmo. Eu nunca faria isso com você! Você ficou louco?

(ELE A SEGURA)

VLADIMIR
Jordana, você não tá ligada. Eu não tenho ninguém nessa vida. Não tenho ninguém que me encanta de verdade. Você me encanta. Eu sonho com você quase todos os dias desse ano que a gente não se viu. Eu bato punheta pensando em você, todo dia. Te juro! Eu amo seu sexo, amo suas chatices. Eu não me importo em morrer antes se for pra ficar com você.

(SILÊNCIO)

JORDANA
Por que você é assim?

(ELA O BEIJA CHORANDO)

JORDANA
Eu não posso fazer isso com você.

(ELE A BEIJA COM MAIS FORÇA E AGARRA PARA MAIS UM SEXO; ELE A ARRASTA ATÉ A PAREDE E COMEÇAM COM EMPOLGAÇÃO)

JORDANA
Não sem camisinha, Vladi.

VLADIMIR
Foda-se a camisinha, eu quero você.

(BLACK-OUT; A MÚSICA SOBE)

(DE REPENTE AS LUZES RETORNAM SECAMENTE)

JORDANA
Não! Eu não posso fazer isso com você. Eu vou ser conivente com uma coisa que pode te levar à morte. Conivente não, eu vou ser a causa. Não.

VLADIMIR
Nada importa pra mim. O buraco que você deixou quando foi embora é pior que isso.

JORDANA
Eu disse não. Pare de ser idiota.

VLADIMIR
O que mais eu tenho que fazer, Jordana?

JORDANA
Mas sua ideia é a das mais absurdas, Vladimir! Pense no que você tá me sugerindo. Isso aqui não é nenhuma brincadeirinha que amanhã a gente pode se livrar.

VLADIMIR
Isso não importa pra mim. Se esse é o meio que a gente teve pra ficar juntos, eu tô pouco me fodendo pelas aparências.

JORDANA
Aparências? Você tá falando do quê?

VLADIMIR
O pior do HIV é o preconceito, caramba. As pessoas sobrevivem hoje em dia como se não tivessem o vírus. A gente formar um casal seria conveniente para nós dois.

JORDANA
Você é um idiota, Vladimir. Pare de ser idiota por mim.

VLADIMIR
O controle da doença, o cuidado na hora de trepar, é a única coisa que você mais terá que se preocupar. Como casal, a maior preocupação se anula.

JORDANA
A questão é que você não é HIV positivo, Vladimir. Isso é um tipo de assassinato, se eu aceitasse. E mais, isso tudo aí que você falou é uma besteira porque eu vou ter que me preocupar com um monte de coisas ainda!

VLADIMIR
Considere como um suicídio de uma tragédia romântica, não um assassinato.

(SILÊNCIO)

JORDANA
Esse é o seu jeito de dizer que morreria por mim.

VLADIMIR
Morreria.

JORDANA
Não me humilhe mais, Vladi.

VLADIMIR
Dá pra mim, então. Sem camisinha, sem medo. 

(ELES SE ENCARAM POR UM TEMPO E SE AGARRAM; SE BEIJAM ENLOUQUECIDAMENTE E COMEÇAM A TIRAR A ROUPA NOVAMENTE)

(COM OS DOIS PELADOS, UMA DANÇA SURREALISTA ACONTECE)

(BLACK-OUT)

JORDANA
(GOZANDO) Seu imbecil.

VLADIMIR
Eu amo você demais, sua linda.


CENA 4

(JORDANA E VLADIMIR ABREM UM ENVELOPE; ELES OLHAM O RESULTADO E SE ABRAÇAM)

VLADIMIR
Pois foi.

JORDANA
Você é ridículo, Vladimir.

VLADIMIR
Eu amo você.

JORDANA
Você não devia ter feito isso.

VLADIMIR
É que eu amo você.

JORDANA
E agora?

VLADIMIR
Agora a gente vai cuidar um do outro. Eu preciso de você e você precisa de mim.

JORDANA
Idiota. Que estupidez...

VLADIMIR
O amor é estúpido mesmo.

JORDANA
E promíscuo também.

VLADIMIR
Não. Você tá errada.

JORDANA
Sim. Eu acho que eu estou certa.

VLADIMIR
Eu acho que não.

JORDANA
Pois eu acho que sim. E você é um idiota. E agora a gente faz o quê?

VLADIMIR
Agora a gente tem que tomar o nosso remédio.

(ELES PEGAM O REMÉDIO)

VLADIMIR
Juntos?

JORDANA
Idiota.

(ELES TOMAM JUNTOS)

(BLACK-OUT)


CENA 5

(UM FOCO DESTACA JORDANA)

JORDANA
Sabe o amor? Então. Às vezes a gente nega o amor. Às vezes a gente não enxerga o amor do outro por conta da tal liberdade. Tem gente que morreria por nós, mas a gente não quer esse tipo de carência até você ser o carente. E quando você é o carente de compaixão, de romance, toda história e toda palavra e toda atitude por você soa como a coisa mais linda do mundo. Eu já estava desacreditada de romance, daquele amor de cinema. Ele foi um casinho passageiro que no fim das contas me mostrou o significado do amor. Ele fez o que fez por mim. Colocou sua vida em risco pra poder ficar comigo. Não há mais chance de eu não dar esse retorno pra ele. O amor existe e não há mais segredo nisso. Eu construí esse amor por ele porque não havia alternativas de não.

(UM FOCO DESTACA O ROSTO DE VLADIMIR)

VLADIMIR
Desculpem, mas eu não posso deixar passar uma inverdade batida. Eu sei que pareço ser um cara sensível e romântico – e na verdade eu sou mesmo –, mas uma informação pode mudar o conceito que deram ao evento. Na verdade, meu amor pela Jordana pode ser considerado até maior do que eu já expressei anteriormente. Que eu a amo não existe dúvida. Mas algumas mentiras estão sendo usadas para essa conquista, que já foi falha uma vez. Quem nunca? E uma notícia dessas pode me dar a chance de conquistar a mulher que eu mais amei em toda a minha curta vida. (SILÊNCIO) Eu sou HIV positivo também. Eu já era antes de ela aparecer, digo. Talvez isso tenha acontecido até mesmo antes de eu conhecer ela da primeira vez. Talvez eu seja o cara que tenha passado o vírus pra ela, eu não sei, eu não posso ter certeza. Nunca vamos saber porque os dois transaram com o mundo e eu também descobri há pouco tempo. Eu amo ela, eu amo muito. E eu não podia deixar passar essa oportunidade de forjar uma prova de amor desse tamanho, né? Podia? (PAUSA) Isso me faz uma pessoa muito filha da puta?

(AS LUZES SE ACENDEM; JORDANA ESTÁ FUMANDO OUTRO CIGARRO)

JORDANA
Posso te dizer uma coisa?

VLADIMIR
Sim.

JORDANA
Eu acho que eu não acredito no amor instantâneo mais. O nome disso é paixão. Acho que a gente primeiro se apaixona e depois vai construindo  e construindo até virar amor. Posso não ter sido uma boa amante que corresponde, Vladi, mas você me deu uma prova de amor que não tem pra ninguém. Transar comigo sem camisinha depois de saber de tudo aquilo, mostra que você é o cara certo pra minha vida. Foi a melhor prova de amor que alguém poderia fazer. Muito obrigada. Eu também te amo muito, Vladi, muito mesmo, do fundo do meu coração.

(SILÊNCIO)

VLADIMIR
Eu vou ficar sempre do seu lado, Jordana. Pro que for.

(BLACK-OUT)

FIM

DE GABRIEL TONIN



Peças completas online, peças online, peças de teatro online,  espetáculos completos, novos dramaturgos, dramaturgia online, peça infantil online, teatro completo online, textos teatrais online, PDF, monólogos completos, novos autores, dramaturgia contemporânea, roteiros de cinema online, roteiros de curta metragens, Gabriel Tonin, ArteemQ, textos teatrais novos, novos textos de teatro, nova dramaturgia brasileira, esquetes teatrais online, peças disponíveis online.


Nenhum comentário:

Postar um comentário