HOMEM PROMETE LEVITAR


HOMEM PROMETE LEVITAR

MONÓLOGO DE GABRIEL TONIN

PERSONAGEM
CAIO DOS SANTOS, 30 ANOS
MÃE (participação performática)

CENÁRIO: UMA MESA REDONDA AO CENTRO, COM ALGUMAS CADEIRAS AO REDOR.


1º ATO

(Caio dá boas vindas enquanto o público entra) 

CAIO
Boa noite à todos! Eu queria agradecer a presença de todo mundo aqui, hoje, nessa noite muito especial. Eu queria agradecer aos meus amigos que estão aqui presentes. Minha mãe queria vir hoje, mas ela ficou com medo de vir (ri) – eu sei, não é fácil de entender. Eu... produzi esse evento... Bom, primeiro eu vou fazer as apresentações. Eu vou me apresentar. Meu nome é Caio dos Santos, eu sou representante da Comunidade de Cosmologia e principal experimentador ativo com um público presente. O que é a Comunidade de Cosmologia?, vocês me perguntam. A nossa missão, a missão da Comunidade é provar que há coisas que a gente não consegue explicar, não ainda, fisicamente falando, mas que diferentemente do que já pensamos até hoje a tal conhecida magia, ou contato espiritual, ou loucuras, ou seja lá o que for isso que a gente percebe que existe, pouco tem a ver com uma coisa sobrenatural. Não tem a ver com mágica, com super poderes. É uma coisa que convive com a gente desde sempre e que funciona como numa rede sem fio. Como num rádio. O estudo principal da Comunidade de Cosmologia visa mesclar os estudos da Física Quântica com a nossa tão questionada individualidade espiritual. E da parte espiritual o mais próximo que poderíamos fazer essa conexão de ciência com religião que conseguimos encontrar foi no espiritismo, mesmo que há muita coisa equivocada na compreensão da realidade das loucuras que eles evidenciavam. (pausa) A evidência. A evidência. Bom, a gente baseia que o nosso poder de comunicação com uma força de outra dimensão, com um espírito, um extra terrestre, um demônio, vem da real demonstração e sentimento de acreditar. A dúvida só pode existir se for de não duvidar que algo possa acontecer de esquisito aqui nessa noite. Porque pode. Na maioria das nossas tentativas de noites assim, a gente conseguiu feitos incríveis. (pausa) A única coisa que eu peço é que todo mundo aqui tente, só tente, não custa tentar, é uma brincadeira. Tenta usar as energias de crença numa magia sobrenatural que existe dentro de você e vamo testar a noite. Quem não acredita de forma alguma que exista uma energia, seja deus, seja o que for, por favor, só não rebata essa energia, só por hoje. Tente ficar neutro, vamos fazer um experimento científico à partir de agora. Apaguem as luzes, por favor.

(as luzes se apagam e fica somente um foco fraco)

CAIO
Por favor, quem se sentir incomodado, pode ficar à vontade em se retirar. Eu peço pra que vocês não demonstrem medo quanto às coisas. É uma coisa que você convive desde que você nasceu e não pode fazer mal se você não quiser fazer mal. A nossa missão aqui não é conversar com gente morta e nem fazer pacto com diabo, Jesus, essas coisas. A gente enxerga essa comunicação com o extra sensorial em vários formatos. Uma memória, como se fosse um DNA, diga-se espírito, que habita em todos nós e em tudo, uma memória de sempre e para sempre se chocando no presente. Como também não discartamos a ideia de espaços paralelos, que vivem nas nossas entrelinhas no ar, e nem também de contato alienígena via uma rede de eletricidade que está em tudo, em todos os átomos. Não discartamos nenhuma possibilidade, no fim das contas poderíamos estar vivendo num mundo com um deus cruel que envia pessoas para o inferno, por exemplo. A ideia aqui presente não discarta nenhuma outra ideia, complementa, assume que existe um poder que a gente não enxerga, que a gente ainda conhece muito pouco, e não tenta dar respostas do que significa. Não isso. A nossa tentativa é na base da evidência. Por isso que eu peço humildemente que todo mundo jogue a pouca fé que você tiver num deus ou numa eletricidade cósmica aqui com a gente nessa noite. É só isso que eu peço pra todo mundo.

(ele posiciona um microfone)

CAIO
Eu queria que todo mundo aqui fechasse os olhos e se concentrasse só na minha voz. A música é uma egrégora. Égregora é como se denomina a força espiritual criada a partir da soma de energias coletivas - mentais, emocionais - fruto da congregação de duas ou mais pessoas. A música ela transcende o espírito, por isso os louvores, a meditação musicada, uma música de amor que faz a gente chorar, etc. Tentem relaxar, em posição de ataque.

(caio toca um violão e canta)

CAIO
Nós estamos aqui, tão sedentos de ti
Vem, ó, deus! Vem, ó, deus
Enche este lugar
Meu desejo é sentir teu poder, teu poder!

Nós estamos aqui, tão sedentos de ti
Vem, ó, deus! Vem, ó, deus
Enche este lugar
Meu desejo é sentir teu poder, teu poder!

Então, vem me incendiar
Meu coração é o teu altar
Quero ouvir o som do céu
Tua glória contemplar!

Então, vem me incendiar
Meu coração é o teu altar
Quero ouvir o som do céu
Tua glória contemplar!

Oh, vem!

Te damos honra! Te damos glória!
Teu é o poder! Pra sempre, amém!

Te damos honra! Te damos glória!
Teu é o poder, pra sempre, amém!

E então, vem me incendiar
Meu coração é o teu altar
Quero ouvir o som do céu
Tua glória contemplar!

Então, vem me incendiar
Meu coração é o teu altar
Quero ouvir o som do céu
Tua glória contemplar!

(música “Ato 2” – Gabriela Rocha)


ATO 2

CAIO
Eu nasci na igreja católica. Como rebeldia à igreja católica eu fugi pra igreja evangélica. Como rebeldia à igreja evangélica eu comecei a frequentar centros espíritas e de umbanda. Após isso eu virei ateu. Ateu. Ateu. Passei a acreditar somente na biologia e na ciência. Só que ainda na ciência antes maluquice da Física Quântica. E aí eu sofri um acidente há uns oito anos e... quase morri e tive um momento de reflexão sobre a morte, sobre a mortalidade, sobre as coinscidências do dia a dia, sobre a loucura do tempo e espaço e partículas e energia, fiz umas ligações com a questão de contato espiritual, e encontrei evidências e essas evidências eu vou mostrar pra vocês aqui hoje. É claro, há sempre a chance de a energia gerada nessa noite, com essas pessoas, com esse ambiente, mesmo comigo mesmo, ou até com uma única pessoa aqui presente, pode atrapalhar toda a experimentação. De qualquer forma não se sintam pressionados porque toda tentativa há um aprendizado, pode ser pequeno, como pode ser grandioso. Eu digo isso, e eu afirmo, a gente tem um público mais ou menos desse tamanho mesmo como testemunha do que aconteceu na nossa última experimentação: eu cheguei a levitar uns quatro, cinco centímetros. Eu sei que é difícil de engolir um acontecimento assim, mas é pra isso que estamos aqui hoje, a gente precisa sim de uma evidência. Por mais que exista uma brincadeira teatral envolvida em tudo isso, isso não tira o poder real e muito menos a veracidade da experimentação. A tentativa desse experimento não é teatro.

(black-out grandioso com tambores; uma música de suspense se inicia, deixando claro um drama teatral; Caio surge com um copo com leite de magnésia)

CAIO
Leite de magnésia é uma referência artística, porque toda real energia é sempre bem vinda pra agregar o ambiente. O rito, a música, a concentração e a real força em crer que é possível coisas extraordiárias acontecerem é essencial pra liberdade artística ser garantida. Como aquecimento irei tentar fazer esse copo com leite de magnésia flutuar.  A gente nunca conseguiu fazer um copo com leite de magnésia flutuar até hoje, é verdade. O que acontece é que a gente vai fazendo tentativas e tentativas até alguma delas reagir positivamente. Eu preciso de voluntários pra sentar na mesa comigo. Se você acha que você tem uma fé dentro de você, é de você que a gente precisa pra fazer acontecer. (ele organiza os possíveis voluntários) Não precisa ficar com receio, com medo, eu já fiz esse espetáculo algumas vezes e nada de ruim aconteceu. A gente tenta focar nas energias boas que existem, a gente sabe que poderia existir um perigo, caso realmente existam demônios e fantasmas malignos, sei lá. Mas a gente tenta focar no experimento buscando o conhecimento e não no egocentrismo ou na piada, no deboche. Tá? Vamos nos manter calmos e tranquilo.

(ele acende três velas em volta do copo)

CAIO
Eu quero que vocês se concentrem no copo. Apenas no copo, na luz que a chama da vela reflete no vidro, no leite. E a música. Eu quero que a gente foque numa energia como se você estivesse assoprando com os olhos. Assopre o copo com os olhos. Eu quero que você chame o seu deus, que você chame seus guias, ou que você pense na potência nuclear de um átomo. Vejam o copo tremer. Sintam o copo tremer. Veja o ar que está separando seus olhos e o copo tremer também. Todo o caminho dos seus olhos até o copo treme, como uma onda de luz, de calor, como uma onda de rádio. Agora silêncio.

(por um longo silêncio ele mantém o foco no copo de leite de magnésia; um clima de ansiedade vai aparecendo; a música disfarçadamente vai preparando algo grandioso)

CAIO
Nós estamos aqui, tão sedentos de ti
Vem, ó, deus! Vem, ó, deus
Enche este lugar
Meu desejo é sentir teu poder, teu poder!

Nós estamos aqui, tão sedentos de ti
Vem, ó, deus! Vem, ó, deus
Enche este lugar
Meu desejo é sentir teu poder, teu poder!

(ele tenta formar um coro com o público)

(no auge da situação – caso nada REAL aconteça - nada realmente acontece)

CAIO
Gente, não vamos desistir, vamos passar para o próximo teste. Obrigado à todos pela energia. É essa energia que me fez levitar da última vez, não vamos desperdiçá-la. Podem voltar pros seus lugares agora. Obrigado.

(ele apaga todas as velas vagarosamente fazendo uma oração contida; as luzes de serviço se acendem e Caio vai até o centro da cena, se ajoelha, beija o chão e as próprias mãos)

CAIO
Não desistam da fé. A evidência será um gatilho pra um próximo estágio, mas não desistam da fé.


ATO 3

CAIO
A nossa próxima tentativa, eu deixei pra depois do leite de magnésia, porque foi a mais certeira em quase noventa por cento das vezes que a gente tentou. A tentativa da comunicação sempre vem com respostas magníficas que vocês todos vão poder levar pra casa como prova da existência de uma magia, ou de algo que a gente não consegue explicar. A comunicação ela já é uma realidade dentro das igrejas, nos centros espirituais, e até mesmo nos estudos de ufologia. Pra quem nunca presenciou nada parecido pode ser um choque, porém eu peço pra que mantenham a calma, esse tipo de acontecimento sempre aconteceu na sua vida, você só deixou passar batido. (pausa) Eu quero que todo mundo, que a gente dê as mãos. Segura na mão da pessoa que tá do seu lado. Não precisa segurar com força física, apenas com força psíquica. Joga a energia do cérebro direto pras mãos. Onde duas ou mais pessoas estiverem concentrando a energia é onde essa energia estará. Vamos fingir que somos todos um grande celular. Nós somos a maquinaria dentro do celular e nós vamos captar a onda de uma internet espiritual, direto pra nossa tela, pros nossos olhos, pro nosso ouvido. Entenderam? Nós temos uma senha e quando eu falar essa senha nós vamos nos conectar à rede geral do universo. Vocês vão saber no momento certo qual é essa senha. Agora todo mundo coloca foco na respiração e pensem na palavra “contato”. Essa não é a senha ainda, é o nome de usuário, calma. Pensem na palavra “contato”. Não pensem em alguém que já morreu, nada disso. Vamos pensar num contato geral com o centro do nosso universo, com o fundo do nosso espírito e com o espírito da natureza. Com deus, com deuses, com deusa, deusas, seja lá o caralho que você acredita ser real. Conecte-se com sua energia, com a eletricidade vital que bomba seu coração, com essa sua consciência que você acredita ser individual. Conecte-se com seu próprio pensamento sobre quem somos e sobre o que estamos fazendo aqui. Abaixa um pouco a luz, por favor.

(as luzes caem, e uma música ambientaliza ansiedade de novo)

CAIO
Pra não haver confusão, irei chamar essa nossa energia de Mãe. Não Pai porque Pai já está batido. Mãe. Mãe. Quero que vocês repitam comigo. “Mãe, faço contato, faça contato, façamos contato”. Entenderam? “Mãe, faço contato, faça contato, façamos contato”. De novo! Agora, no momento certo eu vou falar a senha, vocês vão saber o momento, e nesse exato momento todo mundo segura a respiração o máximo que puder. É muito importante que você segure a respiração nesse momento por conta da oxigenação no cérebro que dará um bum nessa energia concentrada. Entenderam? Vamo repetir e no momento exato eu vou falar a senha. Não se preocupem, estamos aqui pelo bem, pelo que existe de bom nesse mistério todo. Todos. “Mãe, faço contato, faça contato, façamos contato”. De novo. (ele repete várias vezes até formar um coro; no auge da cena ele grita) MEIA, MEIA, MEIA! (seu rosto se transforma em um psicótico sádico) Seis, seis, seis.
(ele vagarosamente vai esboçando um sorriso assustador; longo silêncio; sons estranhos invadem o palco; música de suspense)

CAIO
Se preparem. É agora.

(mais um silêncio; Caio fecha os olhos em um início de convulsão ou possessão; a Mãe entra correndo nua ao som de uma explosão; a Mãe apenas entra e sai; terror teatral; Caio se assusta realisticamente, como se a aparição fosse uma real manifestação sobrenatural)

CAIO
Caralho. Acho que estou satisfeito. Agora o momento que eu levitei na última apresentação foi durante os aplausos acalourados. Por favor, esse é o grand finale. (ele toma o leite de magnésia e entra num estado meditativo com uma loucura psicótica; ele acredita que está realmente voando) Veja! Veja! Vai começar! Eu estou levitando! Eu estou levitando! Eu vou voar nesse instante! Aplaudam, aplaudam! É agora! É agora! (grita) Adeus!

(black-out)

FIM





Nenhum comentário:

Postar um comentário