O PASTOR (2013)

O PASTOR

Personagens
Pastor Ludivino
Jéssica

CENÁRIO: um balcão com livros à venda; cds e fotos com a cara do pastor. Uma cadeira e um púlpito com um microfone. Uma bíblia grande aberta no chão.

CENA I

(o palco acende; as coisas acontecem com seriedade e realidade; o pastor entra e arruma o microfone; Jéssica está sentada na plateia)

PASTOR
Boa noite. (pausa) Abaixa um pouco a luz aqui pra mim. Obrigado. Alô? Alô? Não tô ouvindo minha voz. Alô? Alô? O senhor esteja convosco. Agora sim. Boa noite, irmãos? (espera resposta) Espero que tenham uma boa noite. Uma boa noite. A boa noite é o inicio para tudo na vida de um cristão, meus amigos. Eu vejo muitos irmãos por aí, olham pro vestido da irmã no culto, olham pro sapato novo do outro irmãozinho, vem pro culto não pra agradar a deus! Não pra agradar nosso senhor! Dentro da igreja eu vejo a hipocrisia nos nossos próprios maridos, minhas irmãs! E também vejo a promiscuidade nas nossas mulheres, meus varões. A prostituição. Dentro da igreja. (ele começa se exaltar) Mas não! O mundo está cheio das obras ocultas dos satânicos, meus irmãos. Mas eu não aceito essa realidade pra dentro dessa igreja, meu senhor! Essa igreja está sob o comando total de Jesus Cristo! Aqui é somente a obra do meu senhor, meu deus! E nada, NADA, pode destruir a família dos escolhidos, eu aceito isso yerashu naia domini! Ô, blarelaraia lorerê! Graças a deus! Não existe mais lugar seguro pra onde possamos fugir, SE não a casa do santo altíssimo e nós vamos deixar esse lugar a verdadeira casa Dele e nosso estacionamento não vai mais caber carro de tanta gente louvando nesse lugar! Quem me dá uma aleluia!

JÉSSICA
Aleluia!

PASTOR
Sapato não salva ninguém, meus amados. Lembrem-se dessas palavras. Sapato não salva ninguém. Vamos, cantam comigo assim, o refrão é fácil:

(antes de cantar a música ele ensina o refrão)

PASTOR
“O sapato do senhor é o seu coração
O sapato do senhor é o seu coração
Não existe a luxúria
Não existe ostentação
O sapato do senhor é o seu coração

Amizade do senhor, com sapato não é nada
Casamento do senhor, com sapato é furada
A família do senhor não deverá ser separada
Ao menos que um deles use Nike

O sapato do senhor é o seu coração
O sapato do senhor é o seu coração
Não existe a luxúria
Não existe ostentação
O sapato do senhor é o seu coração

Todo mundo aqui presente tire agora o seu sapato
Tire logo da minha frente, não suporto o seu pecado
Acredite minha gente, por deus fui abençoado
Meu passado eu esmaguei descalçado

O sapato do senhor é o seu coração
O sapato do senhor é o seu coração
Não existe a luxúria
Não existe ostentação
O sapato do senhor é o seu coração

A mulher que é promiscua usa biquíni no verão
Aquele afeminado não chamamos de varão
Acredite minha gente, deus está acostumado
Em criar e depois condená-los

Quero ouvir um aleluia!

JÉSSICA
Aleluia!

PASTOR
Meus irmãos, pra quem não tirou o sapato, eu estava falando sério. Por favor. Todos vocês. Tirem o sapato em nome de Jesus. Isso. Assim. Assim que deus se anima com suas ovelhas. Vejam o que temos aqui, irmãos. O que é isso? Alguém sabe me dizer? (ele aponta para a bíblia no chão)

JÉSSICA
Uma bíblia.

PASTOR
Exatamente. Uma bíblia. Vejam os meus pés, meus irmãos. Meus pés estão limpos. Tem alguém aí com pé sujo? É, meus irmãos, eu não posso julgar ninguém, porque somente ELE tem esse direito, não é mesmo? Mas se eu pudesse contar, eu deveria lavar os pés de quase metade de vocês, meus amados. É triste. Mas em sonhos deus me mostra tudo. Essa bíblia, meus amados, está amaldiçoada!

JÉSSICA
Ah!

PASTOR
O que vocês estão vendo aqui na nossa frente ao vivo é uma bíblia católica, irmãos! Aleluia?

JÉSSICA
Aleluia.

PASTOR
Não! Não “aleluia” pra isso, não! Pra isso não podemos dizer aleluia, irmãos!

(ele, enlouquecidamente pula em cima da bíblia e a destrói com os pés demoradamente)

PASTOR
E eu quero ver santa vir fazer meu pé cair! Não vai ter nem santa e nem santo contra a palavra do meu senhor Jesus Cristo! Aleluia?

JÉSSICA
Aleluia! Graças a deus!

PASTOR
Irmãos. Eu tenho estado triste. Eu tenho estado muito triste, meus irmãos. É uma tristeza que deus colocou em meu coração pra me provar. É isso, amados. Deus prova seus escolhidos. Se você não passa por provações então pode escolher outra igreja pra ir, irmãos. A verdadeira igreja, meus queridos, é aquela que prega o amor de Jesus Cristo e o amor às provações. E nada mais! Eu tenho estado triste porque eu vejo que a imagem da nossa igreja está muito suja lá fora. As pessoas tiram sarro dos crentes. Nós nunca fomos tão agredidos como agora, meus irmãos. Eles querem tirar nossa liberdade de expressão, amados! Nossa vontade de escolher a verdade ao invés de ir pelo caminho oculto do mundo. Está escrito que seríamos perseguidos, meus queridos, mas agora vejo que estamos mais próximos do juízo do que eu imaginava. E é culpa de quem? É culpa minha? É culpa de Jesus? Não, meus irmãos, a culpa é de vocês. Não devemos olhar pros vestidos das irmãs, amadas! Porque aquele foi mais caro, porque o filho dela toma Gatorade, porque o pastor comprou um carro. Meus irmãos, às vezes eu não consigo entender essa vontade louca de não ouvir a voz de deus. Deus não fala só comigo, amados, ele fala com vocês também. Mas acontece que vocês ficaram surdos! Parece. É estranho, mas todo mundo aqui sabia da reforma do estacionamento da igreja. Não sabia? Quem aí não sabia? Pois bem. Meus irmãos, vocês sabem quantos reais conseguimos pra reforma? Vocês sabem com quantos reais conseguiríamos fazer um estacionamento pra UM carro? Vocês querem essa igreja cheia do espírito santo ou vocês querem satanás de um carro só?

JÉSSICA
Espirito santo!

PASTOR
Amém. Jéssica, por favor. (ele a chama)

(Jéssica sobe contente)

PASTOR
Pegue a cesta.

(ela obedece)
                                                
PASTOR
Irmãos, eu quero que fechem os olhos e pensem com o coração no nosso estacionamento. Fechem os olhos.

(os personagens desaparecem)

ATORES
Irmãos, essa hora é hora dos artistas entrarem na máfia da fé, e pedir a transferência de energia financeira para os colegas aqui presente. Vocês não pagaram pra entrar, e não viram tudo pra decidir se valeu a pena ou não. Acreditem nos artistas. Pedimos o necessário: transporte, alimentação e o cigarro. Dê o que puder. Aceitamos o sapato.

(os personagens retornam e Jéssica passa a cesta pelo teatro, cantando)

JÉSSICA
A viuvinha pôs na caixinha
Sua moedinha, o seu melhor
E quem oferta com alegria
Junta o tesouro muito maior

Jesus se agrada, Jesus se agrada
Da ofertinha da criançada
Das moedinhas fazendo assim:
Tirilim, tim, tim. Tirilim, tim, tim.

Tirilim, tim, tim. Tirilim, tim, tim.
A oferta vai caindo dentro da caixinha
Tirilim, tim, tim. Tirilim, tim, tim.
Eu quero um coração igual ao da viuvinha

Jesus se agrada, Jesus se agrada
Da ofertinha da criançada
Das moedinhas fazendo assim:
Tirilim, tim, tim. Tirilim, tim, tim.

Tirilim, tim, tim. Tirilim, tim, tim.
A oferta vai caindo dentro da caixinha
Tirilim, tim, tim. Tirilim, tim, tim.
Eu quero um coração igual ao da viuvinha...

PASTOR
E essa música existe mesmo. A primeira é minha, mas essa existe. (ele conta rápido a oferta da plateia) É, acho que vai caber mais uns dois carros. Aleluia, irmãos?

JÉSSICA
Aleluia!

(black-out)

CENA II

PASTOR
(em off) Eu gostaria de pedir pra todos vocês virem aqui até o palco, por favor. Hoje a noite é de renovação.

(um foco mostra Jéssica abatida)

(o Pastor canta uma música evangélica bonita; a cena chega a ponto de ser emocionante; Jéssica começa a se envolver com a música e a chorar; no ápice da música, Jéssica cai no chão renovada, chorando e dando glória)

(a música acaba)

PASTOR
Jéssica, você aceita Jesus Cristo como seu único senhor e salvador?

JÉSSICA
Aceito, senhor! Eu aceito! Eu quero Jesus dentro de mim! Eu aceito, meu deus! Eu estava tão perdida nas confusões.

PASTOR
Aleluia. Mais alguém aqui presente gostaria de aceitar Jesus como seu senhor e único salvador? Você! (aponta para alguém da plateia) Você está com cara de necessitado. Deus me mostrou em sonhos que você está aflito com alguma coisa da sua vida. O único caminho, meu amigo, é aceitar Jesus. Você deixa Jesus entrar dentro da sua casa, meu amigo?

(se sim, o Pastor faz uma oração violenta; se não, o Pastor repudia o demônio)

PASTOR
Jéssica, não chore mais.

JÉSSICA
Eu estou extasiada, Pastor! Isso tudo é muito lindo! Não entendo como as pessoas não entendem.

PASTOR
O capeta é astuto, menina. Mais alguém quer aceitar Jesus como seu único senhor e salvador? É o único caminho para a salvação, meus amados! É o único caminho para a felicidade. Você! (aponta pra outra pessoa) Hum, não. Você não. Você! (outra) Aceita Jesus, minha filha? O verdadeiro Jesus? Beba isso. (ele faz o espectador beber um líquido de um vidrinho) É água abençoada. Jesus vai alcançar seu coração cedo ou tarde. (o Pastor fica em silêncio repentinamente; ele põe a mão na testa)

JÉSSICA
O que foi, pastor?

PASTOR
Meus amigos. Acabo de receber uma revelação. Alguém, hoje, aqui presente, está com um problema muito grande, meus amados. Jesus me disse que somente aceitando a sua palavra é que essa pessoa conseguirá sair dessas provações. Eu não posso dizer quem é. Mas a pessoa saberá. (pausa) Deus está me dizendo que alguém aqui presente hoje tem dívidas, meus amados. Dívidas e dívidas. Que tem lhe tirado o sono. Se você é essa pessoa, venha até aqui que Jesus está pedindo que eu faça uma oração pela sua alma.

JÉSSICA
Sou eu, pastor! Sou eu! Deus é lindo, meu deus! Eu não sei se conseguirei pagar todas as prestações do meu celular, senhor! Eu não sei!

PASTOR
Aleluia, igreja! Deus está no meio de nós!

JÉSSICA
Aleluia!

PASTOR
Outra revelação, meus amados. Jesus me disse que alguém está com uma dor no braço direito. Não sei se é homem ou mulher, mas deus está trabalhando para que essa dor não se espalhe.

JÉSSICA
Sou eu de novo, pastor! Mas isso é sensacional! Eu tenho tido uma dorzinha bem aqui de dormir de mau jeito, acho.

PASTOR
A cura dessa provação depende somente de você, minha linda! Ore comigo.

(eles oram alto)

PASTOR
Aqui está. Débito ou crédito? (ele saca uma maquininha de cartão)

JÉSSICA
Débito.

PASTOR
Os quatro últimos dígitos.

JÉSSICA
0999.

PASTOR
Dígitos de segurança.

JÉSSICA
013.

PASTOR
Quer a segunda via?

JÉSSICA
Não precisa.

PASTOR
Aleluia, igreja?

JÉSSICA
Aleluia!

(black-out)



CENA II

ATOR
Uma siririca em cena valia uma boa oferta?

(a luz acende; Jéssica está semi-nua; ela se olha em um espelho; ela observa tudo, sua virilha, sua bunda, um canto das costas difícil de enxergar; ela brinca com seu corpo, levantando um seio e deixando cair, abrindo as pernas e pulando pra ver as gorduras)

(Jéssica põe a mão dentro da calcinha; ela se assusta; ela corre pra fora de cena e volta com um saquinho com moedas; coloca dentro da cesta algumas delas)

(Jéssica senta-se cansada; como uma criança, ela começa a brincar e mexer as pernas; logo, sem perceber, coloca a mão dentro da calcinha novamente; mais uma vez ela se assusta rápido e joga o pacote de moedas inteiro dentro da cesta)

ATRIZ
A nossa dificuldade em compreender o sexo é um dos maiores problemas da nossa vida.

(ela se masturba um tanto desesperada)

(o Pastor entra sem se importar com a masturbação; conversam normalmente)

PASTOR
(vendo em um jornal) Olhe isso, Jéssica. “Estudos apontam: realmente, crente é o que mais tem o rabo quente. Segundo estudo da American University Specific of Freud's thoughts, tanto os evangélicos como os homofóbicos, possuem uma repressão sexual mal resolvida em segredo. O estudo parte do principio da tese que Freud defendeu por toda a vida: a de que o sexo e o pensamento sobre o sexo é o que gerava todos os distúrbios e problemas nas nossas gerações. A busca pela fé, ou pela violência física ou moral, é um dos fatores desse não entendimento dos próprios sentimentos e desejos reprimidos. O crente que não entende o prazer, busca uma forma de reprimi-lo com a desculpa de um deus julgador.”

(Jéssica goza)

PASTOR
Que coisa mais idiota!

JÉSSICA
Queima, senhor. (ela se veste normalmente)

PASTOR
Esses ativistas vão fazer de tudo contra os escolhidos, Jéssica. Não devemos permitir que nos abalem. Eu odeio quando colocam nosso nome junto de homofóbicos. Será que eles não entendem que não é nada disso? Eu tenho um sobrinho que é viado. Você acha que eu odeio ele, que eu vou bater nele? É logico que não. Eu amo ele, o meu sobrinho. O Filipe. Ele é um amor de menino. Jesus ama ele também. Ele até ia na igreja uma época. O que eu sinto é pena, sabe, Jéssica. E você acha que Jesus odeia o Filipe, Jéssica?

JÉSSICA
Odeia. Claro.

PASTOR
Claro que não. Ele também sente pena, Jéssica. Ele ama, mas repudia seus atos. Um menino tão bonito perdido na tentação. E pena é um sentimento homofóbico, Jéssica? Lógico que não!

JÉSSICA
Lógico que não.

PASTOR
Eu não sei de onde eles tiraram esse negócio de desejo reprimido. Quem é Freud pra dizer? Deus é muito mais que ele. Você acredita mais em deus ou em Freud, minha linda?

JÉSSICA
Em deus, lógico.

PASTOR
Eu não entendo porque as pessoas ainda ouvem a palavra do homem. O homem é mentiroso. O homem mente, Jéssica. Ele é mentiroso. A língua é de satanás. Quando Adão e Eva foram expulsos, deus deu a língua pra que pudessem se comunicar. Mas foi a língua da serpente. Devemos acreditar somente em deus, Jéssica. Em deus e nada mais.

JÉSSICA
E em você.

PASTOR
O que?

JÉSSICA
Devemos acreditar em você também. Porque você é a voz de deus aqui na terra, pastor.

PASTOR
Jéssica, temos tanto o que conversar. Eu tenho tanta coisa pra te ensinar, que deus me mostrou. Eu já vi tanta coisa boa e tanta coisa ruim. Deus me mostrou até o inferno, minha querida. Eu vi. Eu sentia a minha pele queimando. Eu vivi por alguns segundos o que o pecador vai passar na eternidade, minha linda. Eu não desejo isso pra ninguém. Nem pros gays.

JÉSSICA
Eu queria que ele falasse comigo também. Eu queria umas certezas que eu não consigo entender.

PASTOR
Ele fala, você que não ouve, Jéssica.

JÉSSICA
Nossa, mas não é possível. Já falei tanto. Já pedi até em sinais. E algumas coisas acontecem e tal, mas pode ser coincidência também. Tenho tido uns pensamentos estranhos, pastor. Uma voz fala na minha cabeça que eu devia tentar entender mais, mas não sei se é deus. Soa como eu mesma me respondendo.

PASTOR
A gente não deve pensar muito, Jéssica. O pensamento vem de satanás. Ele que vem pra colocar dúvidas na nossa cabeça. E depois você vai começar a duvidar de deus, e aí duvidar vai te fazer se enganar e cair de cabeça no pecado. No cigarro, no vício, na prostituição, na homossexualidade. E tudo o mais.

JÉSSICA
Deus me livre, pastor!

PASTOR
Já vi pastora virar lésbica, Jéssica.

JÉSSICA
Mentira! Pelo amor de deus!

PASTOR
Já vi. Já vi. Deus não erra, Jéssica. Deus não erra nunca.

(silêncio; o Pastor pega a mão de Jéssica e faz uma oração rápida)

JÉSSICA
Pastor, posso te fazer uma pergunta?

PASTOR
Claro.

JÉSSICA
Juro que não é uma dúvida, é só uma curiosidade.

PASTOR
Pode falar.

JÉSSICA
A natureza.

PASTOR
Sim.

JÉSSICA
A natureza é de deus, certo?

PASTOR
Certo. A natureza É deus.

JÉSSICA
Certo. Se a natureza é deus, e ele nunca erra, porque alguns homens nascem com falhas? Eu não consigo entender isso.

PASTOR
Como assim com falhas?

JÉSSICA
Tipo os gays, eles são pessoas que nasceram com uma falha no gosto, não é?

PASTOR
Sim, se a gente olhar para o planeta como um sistema de computador, os gays foram atacados por um vírus que mudou a programação dos seus desejos.

JÉSSICA
Certo. Era assim que eu imaginava.

(silêncio)

JÉSSICA
Os animais são de deus, Pastor?

PASTOR
Sim, Jéssica, tudo que está na natureza é de deus. Foi deus quem criou cada centímetro do universo.

JÉSSICA
Até as bactérias?

PASTOR
Até as bactérias, as moléculas, tudo.

JÉSSICA
Então a gripe que é uma bactéria também é de deus.

PASTOR
Sim, deus nos deus provações, Jéssica. Deus é justo.

JÉSSICA
Então mesmo que a homossexualidade fosse uma doença, poderíamos dizer que ela também é criação de deus?

PASTOR
Não. Aí não...

JÉSSICA
Se tudo o que acontece e por tudo que passamos foi deus quem criou e deu a liberdade de que existisse, isso quer dizer que não existe nada errado no planeta, porque deus nunca erra, não é? Eu fico confusa. Eu entendo que a homossexualidade é um pecado, mas eu não consigo entender porque pessoas boas nascem assim. Se deus é muito mais forte que o diabo e foi deus quem criou tudo – e até mesmo o próprio diabo –, porque ele daria chance pra sua criação decidir mudar e transmutar o tempo inteiro sem sua palavra final?

(silêncio)

PASTOR
Jéssica, está escrito...

JÉSSICA
Eu sei que está escrito, Pastor. Mas você mesmo me disse pra não acreditar na língua do homem. E foram vários homens ainda, que escreveram a bíblia. Não foi? Escreveu, editou e apagou.

PASTOR
(se exalta) Chega! Você está passando dos limites, menina!

JÉSSICA
Mas pastor!

PASTOR
Os homens que escreveram a bíblia estavam sob o comando do espírito santo, querida!

JÉSSICA
Oras, mas então quer dizer que o livre arbítrio não é de direito de todos! Alguns tiveram influências externas divinas, é isso?

PASTOR
Jéssica!

JÉSSICA
Se eu escrever alguma coisa aqui e disser que foi deus quem me disse você não vai acreditar em mim. E se deus tava falando pra Freud estudar um pouco mais? Por que eu tenho que acreditar em homens que nem sei se realmente existiram, ou se tinham boa fé e boas intenções, ou se eram homens com interesses estranhos, interesses que não tinham a ver com descobrimento espiritual individual de cada ser? E se é deus me dizendo pra eu pensar só um pouco mais? Eu vou escrever um texto e publicar como palavra de deus e aí eu quero ver!

PASTOR
Pois você quer se equiparar aos discípulos de Jesus, minha filha? Jéssica, olhe o que está dizendo! Sua língua está proferindo ódio. Você está dizendo que a palavra do senhor é mentira, Jéssica. Você não pode se equiparar aos santos, minha filha. O pecador peca porque escolhe, e os escolhidos jamais dirão essas palavras que você disse.

JÉSSICA
Você se equipara ao próprio Jesus, Pastor.

(o Pastor esbofeteia Jéssica)

JÉSSICA
Pastor! Doeu.

PASTOR
A dor é correção de deus. Você está se transformando, Jéssica. O mundo está alcançando você.

JÉSSICA
Era só confusão da minha cabeça, pastor. Eu queria expor pra que me ajudasse a entender um pouco. É tudo tão confuso. E meu corpo fala tanto.

PASTOR
Jéssica. Eu receio em dizer. O diabo está dentro de você.

(Jéssica se contorce instantaneamente; ela grita enlouquecida e fala com uma voz demoníaca)

JÉSSICA
É repressão sexual, pastor! Meu rabo queima que é só Jesus pra me aliviar.

PASTOR
Eu não ouço a voz do diabo!

JÉSSICA
Ouça a minha voz, Ludivino. Ouça minha voz, pastorzinho de merda! Eu sou uma virgem indefesa explodindo de desejo sexual e hormônios. A reprodução animal criou na nossa cabeça o desejo, pra que, assim como um vírus e um fungo, nos espalhássemos pela crosta terrestre. Sim, as bichas virão comigo, Pastor. Na eternidade do prazer. E você terá se reprimido à toa.

PASTOR
Te darei um alívio equiparado, em nome de Jesus.

(o Pastor vira Jéssica de quatro e a penetra calmamente)

(black-out)


CENA IV

(assim como a primeira cena, o Pastor sobe ao púlpito para palestrar; Jéssica está na plateia)

PASTOR
Boa noite, irmãos. Ainda não conseguimos dinheiro para o estacionamento.

JÉSSICA
Aleluia!

PASTOR
Passe a cesta, Jéssica.

(ela obedece)

ATORES
Se alguém tá gostando pra caralho do espetáculo e quiser dar mais dinheiro pros artistas, será abençoado em nome de Jesus Cristo.

(silêncio)

PASTOR
Irmãos, eu tenho uma notícia triste para dar. Nosso querido irmão Geraldo Gomes, pastor da sede de Pirassununga, foi preso essa manhã, meus amados. Os ativistas o acusam de crime de aliciamento de menor, lavagem de dinheiro e até de um assassinato de um travesti. Vamos orar pela vida desse agente de deus. E que a verdade prevaleça. (ele ora por alguns segundos) O importante é sabermos que há tempo para pedir perdão. Até a hora de sua morte.

JÉSSICA
Pastor? Se eu pecar de segunda a sexta e pedir perdão no domingo, vale?

PASTOR
Não se você pecar com esse intuito.

JÉSSICA
E se eu pecar no sábado também?

PASTOR
É a mesma coisa.

JÉSSICA
E se eu pecar sem querer?

PASTOR
Ninguém peca sem querer.

JÉSSICA
Nem você?

PASTOR
Nem eu.

JÉSSICA
Mas se eu pecar sem querer e pedir perdão, vale?

PASTOR
Ninguém peca sem querer, Jéssica.

JÉSSICA
Será que se eu perder o medo do pecado ele para de me atrapalhar?

PASTOR
O que?

JÉSSICA
Eu estive pensando. (fica em pé) Toda vez que eu uso uma calcinha que eu tenho – que tem um furinho aqui do lado –, acontece algo de ruim. Eu até brinquei dizendo que minha calcinha tava amaldiçoada. Mas depois fiquei pensando que talvez eu mesma tivesse inventado isso. Toda vez que eu usava, por causa do furo, eu imaginava que todo mundo sabia que era uma calcinha velha e pensava que todo mundo tava falando de mim. E aí eu comecei a acreditar que aquela calcinha me fazia mal. E no fim das contas ela começou a me fazer mesmo. Eu usava ela e era dia de tomar chuva, perder o ônibus, ter um dia de cão. Será que com o pecado não funciona igual? Se eu achar que me masturbar é pecado e viver com isso diariamente, e começar uma luta com meu próprio corpo, será que isso não vai me afetar psicologicamente? E aí toda vez que o pecado e a tentação fossem mais forte e eu não resistisse e me masturbasse, por eu acreditar que aquilo é errado, eu mesma quem traria coisas ruins pra minha vida para comprovar aquilo que acredito. Será que reprimir a natureza não é mais pecado que deixa-la acontecer? Eu não iria gostar se eu fosse criador de algo, e essa criação quisesse palpitar usando do meu nome pra divulgar interesses próprios.

(silêncio)

PASTOR
Jéssica, infelizmente eu terei que pedir para você nos deixar. Você pode passar o mal para os outros irmãos.

JÉSSICA
O mal não é um vírus. É uma ideia.

PASTOR
Não é você quem decide. É deus.

JÉSSICA
Você não é deus.

PASTOR
Por favor, Jéssica. Não está contente com nossa congregação, pode ir embora. Tudo o que pedimos é liberdade religiosa.

JÉSSICA
Vocês me reprimem o tempo inteiro dizendo que vou pro inferno e querem liberdade religiosa? Liberdade religiosa em que sentido? No sentido de liberdade de opressão?

PASTOR
Ninguém vem a nós, se não por escolha.

JÉSSICA
Deus já escolheu os certos, não é?

PASTOR
Exatamente. E você já sabe a palavra dele. Agora depende de você.

JÉSSICA
Mas ele já sabe o que eu vou escolher, não sabe? Porque os escolhidos já foram profetizados, não é isso?

PASTOR
É.

JÉSSICA
Sei. (pausa) O que eu fico mais preocupada é com as crianças.

PASTOR
Jéssica, pelo amor de deus! Você podia sair, por favor?

JÉSSICA
Deve ter um monte de meninos e meninas confusos com a natureza e com o que os pais e os pastores dizem por aí. É muita confusão pra ser entendida com palavras de um livro.

PASTOR
Seguranças, por favor!

JÉSSICA
Eu vou contar! (ela se levanta polemicamente) Eu tive um caso com o Pastor Ludivino! Ele tirou o meu cabaço!

PASTOR
O que? Isso é uma mentira!

JÉSSICA
Ele me fez acreditar que eu estava possuída pelo demônio e me comeu com seu pinto pequeno! Todo mundo aqui viu seu pinto pequeno!

PASTOR
Satanás, saia da casa do senhor altíssimo! Eu repudio as obras e as mentiras do diabo em nome de Jesus!

(Jéssica sobe no palco; o Pastor recua; ela pega um dos livros dele, coloca no chão e mija em cima)

PASTOR
Você é louca! Conseguem ver, irmãos? O diabo brinca tanto com a alma da pessoa que ela se transmuta em menos de uma hora de espetáculo. De ovelha passiva, pra diabrete versátil.

JÉSSICA
Pastor, conte-nos mais sobre seu sobrinho Filipe. Ele também tem o demônio no corpo? Se a homossexualidade do coitado foi viral, deve ter sido você quem o contagiou, não é não? Por que não escreve um livro sobre o vírus gay com o testemunho do pequeno Filipe?

PASTOR
Você está perturbada, Jéssica... Não sabe o que está dizendo...

JÉSSICA
Eu estou perturbada com tanta estupidez que tenho que ouvir da sua boca! Liberdade religiosa seria bonito se vocês ficassem calados e não tentassem enfiar uma verdade absurda na cabeça do mundo todo! Que porra de evangelização pra índios é aquela, pastor? Quem disse que eles precisam do nosso deus? E a liberdade religiosa deles? Por que diabos tem nego defendendo deus num assunto parlamentar, lugar onde deveria estar absorto de conceitos espirituais? Nem todos querem ser reprimidos! E os que querem, realmente tiveram escolhas ou são frutos de um medo manipulado por vocês?

(silêncio)

JÉSSICA
Perdoem-me, irmãos. Se a palavra fosse usada corretamente, sem hipocrisia, ela até que poderia ser bacana. Isso é uma coisa importante de se dizer. Mas o mundo é muito mais complicado e interessante que uma disputazinha hollywoodiana entre deus e o diabo.

(ela sai derrubando os cds e fotos no chão)

(o Pastor fica desconcertado em silêncio por alguns segundos)

PASTOR
Se alguém quiser comprar um desses, eu faço um desconto.

(black-out)


CENA V

(ambos no palco; cantam como uma música gospel)

ATRIZ
Coma meu rabo pois eu amo Jesus
Esse é o jeito pra não sermos castigados
O sentimento latejante e penetrante
É só entre eu e você
Todos sabem que este é o sexo
Que Deus não consegue ver

ATOR
É difícil ser tão puro quanto eu sou
E incentivar a virgindade vaginal
Vamos nos casar e seremos bons maridos
Agora só o cu, porque isso é permitido

ATRIZ
Então, coloque seu pênis para fora e enfie lá dentro do meu bum bum,
OOOPS!
Vamos unir nossas almas e corpos
E voar com as asas de Deus

ATORES
Faça o que fizer, só não toque o clitóris
É a campainha de satanás
Sem camisinha, porque é pecado
Anticoncepcional é coisa de satanás
Eu fiz a chuca, só olhe pro lado
Eu estou pronta pra vir por trás
Rezo para que o poder seja o melhor
Esse buraco é seco demais

Não podemos procriar fazendo sexo anal
Tudo bem a sodomia, mas só se você for hétero
Ficaremos puros, carregados nas mãos.
Enfie certo, aí não
Aí não! Aí não!

Então, Coma meu rabo pois eu amo Jesus
Esse é o jeito pra não sermos castigados
O sentimento latejante e penetrante
É só entre eu e você
Todos sabem que este é o sexo
Que Deus não consegue ver

Eu faço tudo o que a Bíblia manda
Exceto as coisas que eu quero ignorar,
Porque elas são irreais e inconvenientes,
Mas o resto eu levo literalmente...
Não vamos falar sobre como o santo livro proíbe
Mariscos e poliéster e divórcio
E perdoa
Escravidão e morte de gays, porque isso não importa, é claro
Vamos escolher a parte
Da minha escolha
E não se atreva a questionar minhas convicções
Não procure contradições
Apenas foque no sacrifício na cruz
É o único jeito de mensurar se você é bom ou não
E em um debate, apenas diga que você tem fé
Por que contra a lógica, é a única carta que você tem
Feche os olhos...
Respire fundo e...

Coma meu rabo pois eu amo Jesus
Esse é o jeito pra não sermos castigados
O sentimento latejante e penetrante
É só entre eu e você
Todos sabem que este é o sexo
Que Deus não consegue ver

A letra dessa música veio de um vídeo do youtube das comediantes Garfunkel e Oates. A música da ofertinha é da cantora gospel Aline Barros para crianças. A evangelização dos índios é da banda Diante do Trono.  Chico Xavier não cobrou um centavo de suas obras e é considerado satânico. O pastores Valdemiro Santiago, Silas Malafaia, e muitos outros, possuem fortunas absurdas. O grande problema é que a bancada evangélica no Congresso nacional é forte e ninguém de lá quer deixar os outros que acreditem no que quiser. Fiquemos atentos. Vai valer a pena? O discurso todo desse espetáculo é de um ex-evangélico. (pausa) Eis um perigo. Crianças são reprimidas inconscientemente.


(FIM)





Nenhum comentário:

Postar um comentário