PEÇAS COM/SOBRE MACONHA

  • OS MALEFÍCIOS DA MACONHA
  • RESUMO: Releitura da obra "Os Malefícios do Tabaco" de Anton Tchekhov.
    ASSUNTO: Maconha
    PERSONAGENS: NIKLAND
RESUMO: Nesse monólogo experimental/político/musical, um Fantasma discute o existencialismo artístico com um peixe e com o público. A peça faz reflexão sobre qualidade e gosto cultural, dando ênfase na dúvida do que é considerado culto e o que é considerado fútil pela sociedade.
ASSUNTO: Arte/Morte
PERSONAGENS: Fantasma e o Peixe (pode ser um ator/atriz ou não)
RESUMO: Ao som de músicas do Ventania, dois duendes e uma fada desconstroem o perigo da maconha e discutem a necessidade de deixar a mente viajar.
PERSONAGENS: Dente de Leão, Pedreira e Boboleta
ASSUNTO: Apologia à maconha
RESUMO: "Uma coisa que teve noite de eu viajar no subconsciente mesmo, sabe! Coisas e sensações que se eu fosse só mais um pouquinho ignorante do que eu sou, eu poderia dizer que aquele deus com letra maiúscula falou diretamente comigo. Juro. Diretamente que eu digo é diretamente mesmo, com claras palavras ecoando no meu ouvido canceriano. Com o segredo revelado pude me libertar, pude sair do armário quântico de uma só vez. Mas há um problema. Nós estamos muito bem inseridos nesse sistema e muito bem confundidos pra conseguirmos chegar no nirvana e compreender qual é a realidade vigente todo o tempo. Existe mais do que uma realidade? O que é mais provável, uma cobra falante ou viagem no tempo? Eu aposto cinquenta por cento pra cada uma das possibilidades, porra! Então é difícil sair do sentimento físico, entende? Eu sei que é difícil. É difícil em cada segundo que você tenta colocar a teoria na prática. Tem hora que a crença de que nossos sonhos podem se realizar a qualquer momento se disfazem com uma gotinha mínima de tristeza química em nosso sangue biológico. A gente precisa começar a ver a biologia de uma outra forma."
ASSUNTO: Morte/Existencialismo/Física Quântica
PERSONAGENS: Vampiro e Enfermeira
RESUMO: Uma ameaça nuclear acontecendo do lado de fora. Um jantar de verdade em cena em caridade e a confiança na preparação do cozinheiro, o salvador. Será que devemos aceitar e confiar no pensamento do outro por gratidão alimentícia? A cigarra ou a formiga? O trabalho para se colocar comida na mesa ou a arte?
PERSONAGENS: Felício, Denis e Analisa
ASSUNTO: Arte/Trabalho
RESUMO: Um policial decide levar pra casa alguns bandidos jurados de morte. A liberdade, a morte ou ou o direito à sorte da vida na rua, são ditados pelo salvador com disciplina e musicalmente, à partir de agora. A bondade e a maldade decide o que o indivíduo merece? Racismo e imperfeições do ato de caridade do policial fazem o jovem Guilherme, recém salvo, duvidar da importância do recrutamento e criticar o sistema policial.
ASSUNTO: Bondade/Maldade/Polícia/Racismo
PERSONAGENS: Laércio, Guilherme, Anderson e Jonatas
RESUMO: As desconstruções e limites das gerações desde o avô até o neto em uma novela familiar.
ASSUNTO: Desconstruções de preconceitos
PERSONAGENS: Dois atores
RESUMO: Abadon não era pra ter nascido; o aborto não foi bem sucedido. Sua mãe tem um segredo interestelar sobre sua descendência.
PERSONAGENS: Abadon, Mãe e Ragnarok/Oficial de Justiça
ASSUNTO: Possibilidades do universo
RESUMO: Discussão sobre a importância e/ou a não importância da burocracia e de uma regra geral sobre a arte, de uma autorização governamental para dizer quem é ou não é artista. Amadorismo e profissionalismo, quem tem o cajado divino pra classificar?
PERSONAGENS: ELE (com a participação de duas atrizes e de um ator). 
ASSUNTO: Arte/Artista
RESUMO: Um poeta, um marginal e um militante unidos por um propósito: discutir a crise existencial desse mundo problemático; revolução super heroica é coisa de moleque.
"A crise da juventude abandonada e desesperada. É bonito e digno sofrer pelas injustiças do mundo. Revolução não parece revolução enquanto está na fase da batalha. Terá os que dirão que somos vagabundos, que queremos luxos e conforto sem suar. Terá também os que tentarão nos matar. Terá os que dirão que é perda de tempo porque o mundo já está na merda, que só temos que aceitar as condições. Mas não dá pra dormir em paz. Desenvolvimento de uma nação não é prédios e economia estável. Desenvolvimento de uma nação é bem estar social para os que estão vivos e respirando agora, nesse instante. Todos. Eu e você. Eu, você e ele. Você, ele e eu. Ele, eu e você."
PERSONAGENS: Poeta, Marginal, Militante e Crise
ASSUNTO: Revolução
RESUMO: Uma família nada tradicional, mas com princípios tradicionais. Avó católica cuida do neto e da neta, órfãos. O tio das crianças, irmão da mãe morta, acha que faz a função de pai. A caçula se exibe na webcam para homens mais velhos. O irmão mais velho, que é gay, foi morar sozinho porque não é boa companhia pra irmã, segundo diz o tio moralista que é cheio de segredos.
PERSONAGENS: Luiz Paulo, Marina, Dona Edna e Tio Ju
ASSUNTO: Família/Religião/Hipocrisia
Sinopse: Paixão não sabe se é homem ou mulher; ele/ela não tem órgão sexual e nem o sistema excretor. Erva espera que Paixão seja macho, para poderem começar a raça humana. Sexo tem tudo a ver com tudo, como sempre, principalmente no início de tudo. Godôzila é um meio lagarto maconheiro alter ego.
Tema/descrição: -
Personagens: Paixão, Erva e Godôzila.
Sinopse: Um acaso planejado. Um sequestro com uma intenção grandiosa e épica. Estudos sobre o macro e o micro do universo deu super poderes a algumas pessoas; uma organização secreta que desejava há séculos encontrar um novo messias para salvar o povo com a poderosa palavra esperança. Eles encontraram um não-voluntário.
Tema/descrição: Física/Sexo/Religião
Personagens: Rodolfo, Ramiro e Alana
Sinopse: Um asilo particular. Seu Guilherme é um senhor que teve crises infantis e desapareceu. Os outros moradores do asilo descobrem surpresas e mais surpresas sobre o vovô moderno, que ficou irreconhecível aos olhos da neta querida. Gravidez, piercing no mamilo, drogas, etc. Seu Guilherme decidiu virar criança de novo, porque quando era criança teve que crescer cedo.
Tema/descrição: Motivação
Personagens: Dona Lurdes, Dona Luzia, Seu Tião, James, Violeta, Valquíria e Seu Guilherme.
RESUMO: Continuação do espetáculo autobiográfico com o fim da esperança. A crença na positividade e de que os sonhos se realizam são confirmadas, tudo pode acontecer, mas quando realizadas não são tão emocionantes assim. Será que a morte é a melhor (e única) saída para meus problemas? "Não! Para! Oh, meu deus. Eu nunca fui tão pessimista. Quem me conhece sabe que eu até li e divulguei o tal do Segredo. Eu não sou assim. Eu não sou esse depressivo. Eu não tenho coragem de me matar e a discussão talvez nem seja essa. Não é o medo. É a coragem. E ter coragem nunca é o suficiente. Eu vivo na base de uma carência completamente egoísta. Talvez essa cena dramática toda é só pra alguém poder sentir pena. Pra chamar atenção. Como todo mundo que faz cagada na vida pensou um dia."
ASSUNTO: Existencialismo
PERSONAGENS: Robson e Ela.
RESUMO: Pai e filho discutem sobre seus direitos no grau parental. Deveres de filhos e deveres de pais. Violência para educar. O resultado de uma opressão que gera a fuga e o destino de vida bem diferente do que o esperado. A culpa é sempre do mais velho, que deveria transmitir responsabilidade e compreensão.
PERSONAGENS: Dudu e Pai
ASSUNTO: Criação/Influências

Nenhum comentário:

Postar um comentário