PEÇAS SOBRE MORTE

RESUMO: Um programa de reality show que a disputa é entre morrer ou ganhar 1 milhão de reais. Discussão da moralidade dos sonhos e desejos que queremos (e podemos) conquistar. 
ASSUNTO: Poder da mente
PERSONAGENS: ELU, ELX, ELI, GODOTY, HOMEM, MULHER, NARRADOR E ASSISTENTES

RESUMO: Mais uma história de tentativa de revolução dos bichos contra a exploração dos humanos, dessa vez, livremente baseada em fatos quase reais.
ASSUNTO: Revolução/Natureza
PERSONAGENS: Dona Nenê (PORCO), Cleiton (PORQUINHO), Imperador (CAVALO), Emma Flor (EMA), Burronaldo (BURRO), Augusto (CACHORRO), Djanaja (NAJA) e
MORCEGO (participação especial). 

RESUMO: Últimas chamadas de vídeo de um casal separados por uma ameaça global.
ASSUNTO: Amor/Crise/Fantasia
PERSONAGENS: LAÍS e DANIEL. 

RESUMO: A Morte decidiu se rebelar contra o sistema e parou de exercer a sua função de matar pela eternidade, até que o tempo enfim parasse. Todo um processo dramático e musicado de uma artista incompreendida na busca pelo sentido de sua existência.
ASSUNTO: Morte e Vida/Amor
PERSONAGENS: MORTE, PSICÓLOGO, ADVOGADO, PROMOTOR, DEUSES (CORO), VIDA, NARRADOR E CORO.

RESUMO: Antônia teve três experiências sobrenaturais na vida, ela viu três homens diferentes dentro do seu quarto. Quais perguntas e quais respostas essas aparições trazem pra realidade?
ASSUNTO: Medo/Trauma
Quase monólogo para uma atriz.
PERSONAGENS: ANTÔNIA, CARA COM CAPA, CARA COM CHAPÉU E CARA COM CELULAR. 

RESUMO: Invocação espiritual e teatral da mãe que morreu na luta contra o diabo.
ASSUNTO: Fé
Monólogo para um ator. 

RESUMO: Depois da moral da clássica história, a vida da cigarra e da formiga conseguiu o equilíbrio perfeito com os outros insetos da Mata. A cigarra percebeu que sem o trabalho da formiga ela não poderia viver, e a formiga percebeu que sem a música da cigarra ela também não poderia. Havia trabalho e cultura para todos, de forma justa, para insetos fêmeas e insetos machos, joaninhas ou borboletas, grilos e vagalumes. Porém a chegada de um sapo pode mudar todo o destino desses seres invertebrados.
ASSUNTO: Vida em comunidade/Preconceitos/Traição
PERSONAGENS: CIGARRITA, FUMIGO, BIBI, ZÉ GRILO, BOBOLETA, JOÃOZINHO, VAGALÚ, SAPONALDO, SPY, DUDU, MAMÃE RAINHA, ABELHAS e
OUTROS INSETOS

RESUMO: Depois da morte todos somos julgados por nossos erros aqui na Terra, mas a justiça é tratada diferente pra cada pessoa. Alguns podem escolher pra onde vão, mesmo depois de mortos; outros são enviados direto pro inferno. Nesse espetáculo vemos os julgamentos de três indivíduos recém desencarnados.
ASSUNTO: Racismo/Machismo/Homofobia/Deus(a)
PERSONAGENS: ÁGATHA, MARIELA, KAUAN, BRANCA, LU, FERIADO, REGINA DUARTE, DEUSINHA, DIEGO, POTYGUARA E ENTIDADES. 

RESUMO: Grandes monstros surgiram de repente e dizimaram com a população. A memória gravada na Super-Máscara poderia ser a salvação, mas talvez a humanidade esteja fadada à extinção completa.
ASSUNTO: Heróis/Máscaras
PERSONAGENS: DIOGO, ISA (VOZ), GRANDÃO, NARRADOR e MOÇA (OPCIONAL)

RESUMO: Num futuro de um universo não muito distante, onde a verdade foi decidida por um único rei ditador, cinco jovens vão vasculhar o casarão onde vivem exilados os últimos professores/cientistas da cidade. Lara quer a verdade, mas Suzaninha quer desmascarar os doutrinadores feiticeiros. Eles vão descobrir que o certo e o errado, que o bem e o mal são relativos e podem ser pontos de vistas. E que tudo que existe nesse exato instante faz parte da grande jornada.
ASSUNTO: Bem e Mal/Decisões/Ciência/Espiritualidade
PERSONAGENS: BINHO, LARA, CLAUDINEI, SUZANINHA, BUIÚ, TIA SIL, TIA MÁ, CARA-DE-COISA-RUIM (SEU TOMÁS), MESTRE DIRETOR (MASCARADO/FANTASMA), CHICLETES (GATO; BONECO), NÁDIA (HOLOGRAFIA), SÓCRATES (HOLOGRAFIA), ENTIDADES (HOLOGRAFIAS), INTERROGADOR, APRESENTADOR (VOZ), MULHER (VOZ), POLÍTICO (VOZ), LINASGARNORRIANOS (HOLOGRAFIAS) e
DEUSA

RESUMO: Um bebê vindo das estrelas é deixado na fazenda de Seu Zé, que recebe a missão de um ser celestial de criá-lo para a evolução do planeta, com a ajuda de suas três filhas. Mensageiros surgem com presentes, assim como os três reis magos surgiram na antiga história de Jesus. Seu Zé, cristão de criação, passa a acreditar que a criança seria o novo messias, e passa a dividir a criação da criança com as filhas e os mensageiros. Porém, diferenças de opiniões e ideologias na criação da criança, desde assuntos sobre alimentação vegetariana, política e religiosidade, faz com que tensões e terrores transforme a história num absurdo romance musical um tanto gospel e até mesmo com galinhas cantoras.
ASSUNTO: Deus/Existencialismo/Vegetarianismo/O mal e o bem
PERSONAGENS: VILMA, VALÉRIA, VÂNIA, ZÉ, SESSENTA E SEIS, ADOLFO, TEREZA, JUBILEU, GABRIEL (bebê/boneco), GABRIEL (criança), GABRIEL (pré-adolescente), RUI, BERNADETE (galinha/boneca), CAMILINHA (galinha/boneca), GALINHAS (bonecas) e PINTINHO (boneco)

RESUMO: Livremente inspirado em uma versão da história da morte do artista Jorge Lafond envolvendo o Padre Marcelo Rossi.
ASSUNTO: Homofobia/deus
PERSONAGENS: PADRE, VERA, PRODUTORES E ENFERMEIROS.

RESUMO: Daniel está prestes a pular de uma ponte. Várias pessoas param pra socorrer, porém alguns segredos podem mudar todo julgamento da cena.
ASSUNTO: Suicídio/Pedofilia
PERSONAGENS: DANIEL, RICARDO, SILMARA, JAQUE, ANDRÉ, VITOR, PESSOAS E POLICIAIS.

RESUMO: Dra. Manoela reúne três pacientes que dizem ouvir vozes e possuem histórias de visões do sobrenatural. A busca pela verdade, sendo científica ou divina, é o principal foco da terapia, pela crise existencial de todos os personagens, inclusive da própria Dra. Manoela, inclusive do próprio autor da peça. Traumas e visões se chocam no drama pessoal de todos os indivíduos, e eles estão todos conectados, às vezes até sendo um indivíduo só, às vezes não.
ASSUNTO: Consciência/Deus
PERSONAGENS: DRA. MANOELA, DIRCE, LUCAS, SOFIA, GUTO E ESCRITOR.

RESUMO: Guilherme recebe uma carta de sua mãe através de Vitória, uma médium líder de um centro espírita. Porém o ceticismo, em formato de benção, trás outras lições divinas para ambos.
ASSUNTO: Mediunidade
PERSONAGENS: GUILHERME e VITÓRIA.

RESUMO: Seres biológicos e elétricos buscam resposta para a morte pela hipnose. A experimentação do amor pós morte numa novela existencial.
ASSUNTO: Pós morte
PERSONAGENS: CONCEIÇO, LUCI, HD e DR. CARLO.

RESUMO: Cinco amigos sofrem um acidente de carro. Na estrada, longe, abandonada, com fama de mal assombrada, os cinco jovens vivenciam uma experiência considerada sobrenatural, mas com possibilidade de explicações lógicas e científicas. Personagens paralelos surgem para ajudá-los na jornada pós acidente e para tentar descobrir as coisas do tempo e espaço de cada um.
TEMA: Morte/Dimensões
PERSONAGENS: Anabete, Jenifer, Olavo, Péricles, Zolinha, Rosivaldo (um senhor), Mula, Lelo, Camile (um bebê), Eva (mãe de Camile), (os mesmos atores dobram os personagens seguintes) Mãe de Péricles, Enfermeira, Médico, Faxineiro, Quatro pacientes de um hospital.
RESUMO: João Pedro tem um câncer terminal, com prazo de validade e crise existencial. Artisticamente ele não quer saber de um musical, mas seu universo ilustrado em seus melhores amigos querem tentar fingir que tudo está legal, que tudo ainda está normal. JP, como quer se apresentar, quer morrer, decidiu a vida abandonar, decidiu que chegou em seu final. Eutanásia é proibido (mas maconha também é, ué) e ele pede pros amigos, um abrigo, no perigo, dar um jeito, um migué; procurar a morte que vende em comprimido ilegal no Paraguai. Será que eles vão, será que ele vai? O que veio antes? Depois que o corpo cai, depois que a alma sai, pra onde a gente vai? O buraco negro tudo atrai, pra dentro dele tudo cai, isso já se sabe que é verdade, que é real, que é a realidade mais do que normal. O mistério imaginário e extra ordinário da morte é que é bastante e inexplicavelmente surreal. "A gente só se reconhece porque a gente tem essa voz pra dizer. Noz frutinha, ou nós eu e você?".
Com citações científicas livremente inspirado pelas leituras das obras de Stephen Hawking, essa novela musical super/mega dramática é uma quase autobiografia do autor que também luta contra um câncer. 
PERSONAGENS: Karina, Babi, Molusco, João Pedro, Jacira (enfermeira) e Miriam (mãe de JP).
ASSUNTO: Existencialismo/Ciência/Morte
RESUMO: Nesse monólogo experimental/político/musical, um Fantasma discute o existencialismo artístico com um peixe e com o público. A peça faz reflexão sobre qualidade e gosto cultural, dando ênfase na dúvida do que é considerado culto e o que é considerado fútil pela sociedade.
ASSUNTO: Arte/Morte
PERSONAGENS: Fantasma e o Peixe (pode ser um ator/atriz ou não)
RESUMO: "Uma coisa que teve noite de eu viajar no subconsciente mesmo, sabe! Coisas e sensações que se eu fosse só mais um pouquinho ignorante do que eu sou, eu poderia dizer que aquele deus com letra maiúscula falou diretamente comigo. Juro. Diretamente que eu digo é diretamente mesmo, com claras palavras ecoando no meu ouvido canceriano. Com o segredo revelado pude me libertar, pude sair do armário quântico de uma só vez. Mas há um problema. Nós estamos muito bem inseridos nesse sistema e muito bem confundidos pra conseguirmos chegar no nirvana e compreender qual é a realidade vigente todo o tempo. Existe mais do que uma realidade? O que é mais provável, uma cobra falante ou viagem no tempo? Eu aposto cinquenta por cento pra cada uma das possibilidades, porra! Então é difícil sair do sentimento físico, entende? Eu sei que é difícil. É difícil em cada segundo que você tenta colocar a teoria na prática. Tem hora que a crença de que nossos sonhos podem se realizar a qualquer momento se disfazem com uma gotinha mínima de tristeza química em nosso sangue biológico. A gente precisa começar a ver a biologia de uma outra forma."
ASSUNTO: Morte/Existencialismo/Física Quântica
PERSONAGENS: Vampiro e Enfermeira
RESUMO: O anjo Gabe e o demônio Lulu discutem a vida com Resquício, um depressivo prestes à cometer suicídio. A encheção de linguiça artística, os falsos filantrópicos, os preconceitos, premonições e conspirações sobrenaturais, tudo motivo mais que aceitável para não querer mais estar entre os mortais.
PERSONAGENS: Gabe, Lulu e Resquício
ASSUNTO: Dor existencial
RESUMO: Monólogo suicida e existencialista.
PERSONAGENS: Epitáfio
ASSUNTO: Morte
RESUMO: Philo & Sophia são dois contempladores das dúvidas e do tédio. Discussões banais e conclusões precipitadas em metalinguagem na busca pela resposta fundamental do sentido da vida.
PERSONAGENS: Philo e Sophia
ASSUNTO: Filosofia
Sinopse: Conhecidos de ponto de ônibus trocam dúvidas existenciais. Sexo é uma coisa comum e banal. Uma camuflagem para a rotina da espera; a espera de um grande acontecimento. 
Tema/descrição: Existencialismo/Espera/Arte
Personagens: Mymo e Ariel
Sinopse: Duas irmãs univitelinas. Uma delas se suicida bebendo mercúrio. Uma passagem pela loucura de duas pessoas que acreditavam ser uma só.
Tema/descrição: Existencialismo
Personagens: Carina, Caroline e Ruben (pode ser interpretado com uma única atriz)
Sinopse: Algo cai do céu e faz um buraco entre três personagens. A vida dessas três personagens é apresentada em situações nada aristotélicas. Três histórias que se cruzam em violência, sexo, internet e intelectualismo. Uma crítica a estética e ao cult. Dois finais.
Tema/descrição: Homofobia/Sexo/Teatro
Personagens: Alípio, Tíbio e Lúcio
Sinopse: O texto conta a história de dois jovens que se encontram em um ritual alcoólico quase todos os dias, em um cemitério escuro, rodeados por túmulos e por uma criatura sobrenatural, sempre conversando sobre seus amores impossíveis. A confiança e a dúvida, e os diversos jeitos de amar, são colocados à prova na imatura discussão dos dois jovens prematuros. Um amor um tanto errado pode fazer os dois jovens pagarem um alto preço, principalmente aquele que não souber lidar com o coração. A desgraça de alguns é a felicidade de outros.
Tema/descrição: Amor juvenil/Morte
Personagens: Johny, Duda e Morte
Sinopse: Um asilo particular. Seu Guilherme é um senhor que teve crises infantis e desapareceu. Os outros moradores do asilo descobrem surpresas e mais surpresas sobre o vovô moderno, que ficou irreconhecível aos olhos da neta querida. Gravidez, piercing no mamilo, drogas, etc. Seu Guilherme decidiu virar criança de novo, porque quando era criança teve que crescer cedo.
Tema/descrição: Motivação
Personagens: Dona Lurdes, Dona Luzia, Seu Tião, James, Violeta, Valquíria e Seu Guilherme.
Sinopse: O homem foi assassinado. Ele tinha duas mulheres. Nenhuma delas assumiu a culpa. As duas se odeiam. E ambas já tiveram motivos e deram indícios de que poderiam ter matado o marido. O marido não diz quem foi. O delegado sabe de alguma coisa. O juiz tem outros interesses. A parede é quebrada.
Tema/descrição: Poligamia/Crime
Personagens: Junior, Sara e Cíntia.
Sinopse: Jovens revolucionários, cansados da hipocrisia dos adultos e do bullyng nas escolas, planejam um sequestro para ganharem atenção e exigirem direitos. O tédio é o que os move e o que os mata.
Tema/descrição: Tédio/Bullyng
Personagens: Ted, Zuleica, Esteffânya, Lindomar, Senhor Rito.
RESUMO: Continuação do espetáculo autobiográfico com o fim da esperança. A crença na positividade e de que os sonhos se realizam são confirmadas, tudo pode acontecer, mas quando realizadas não são tão emocionantes assim. Será que a morte é a melhor (e única) saída para meus problemas? "Não! Para! Oh, meu deus. Eu nunca fui tão pessimista. Quem me conhece sabe que eu até li e divulguei o tal do Segredo. Eu não sou assim. Eu não sou esse depressivo. Eu não tenho coragem de me matar e a discussão talvez nem seja essa. Não é o medo. É a coragem. E ter coragem nunca é o suficiente. Eu vivo na base de uma carência completamente egoísta. Talvez essa cena dramática toda é só pra alguém poder sentir pena. Pra chamar atenção. Como todo mundo que faz cagada na vida pensou um dia."
ASSUNTO: Existencialismo
PERSONAGENS: Robson e Ela.
Sinopse: O mundo de hoje é o que transforma as crianças de amanhã. Tudo é influência, até mesmo aquelas cartinhas de baralhos de monstrinhos infantis farão alguma coisa no pensamento dessas crianças. E a má presença dos pais, e os maus exemplos... Faz com que essa criança invente uma tragédia.
Tema/descrição: Influências
Personagens: Du e Vilma
RESUMO: O ano é 2062. Os profetas erraram na data, mas o fim do mundo enfim chegou. Os senhores de respeito são as gerações dos nascidos nos anos 2000. Eles não se diferem mais dentre os jovens de 2062 por ter mais experiência, como ainda acontecia no início do milênio. E esses senhores de 2062 vivem da nostalgia. Mas os jovens descobriram algo extraordinário, infelizmente, pouco antes do fim.
PERSONAGENS: Irene, Francisco, Patrícia e Lucas
RESUMO: Pai e filho discutem sobre seus direitos no grau parental. Deveres de filhos e deveres de pais. Violência para educar. O resultado de uma opressão que gera a fuga e o destino de vida bem diferente do que o esperado. A culpa é sempre do mais velho, que deveria transmitir responsabilidade e compreensão.
PERSONAGENS: Dudu e Pai
ASSUNTO: Criação/Influências
RESUMO: Nina conheceu um fantasma na casa abandonada da Dona Tereza. Ele se tornou um grande amigo. O duro é descobrir se fantasmas realmente existem ou não. Peça infantil.
PERSONAGENS: Nina, Voz do Pai e Tião
ASSUNTO: Amizade

Nenhum comentário:

Postar um comentário