PEÇAS COM AMOR E/OU ROMANCE

RESUMO: O medo de Noêmia é perder Iara. Mr. Brain não engole histórias com facilidade. Ciúmes e paranóias que antecipam o medo de sofrer abandono faz com que Noêmia não consiga viver em paz, mesmo não estando abandonada. O medo de perder o amor é exatamente o que causa a perda afinal. Ou seria a culpa?
ASSUNTO: Amor/Relacionamentos/Traição
PERSONAGENS: MR. BRAIN, NOÊMIA e IARA.
RESUMO: Seres biológicos e elétricos buscam resposta para a morte pela hipnose. A experimentação do amor pós morte numa novela existencial.
ASSUNTO: Pós morte
PERSONAGENS: CONCEIÇO, LUCI, HD e DR. CARLO.

RESUMO: Quatro romances que poderiam ser do tipo clássico; daqueles bem fofos, de cidade do interior, com início em festa de santo, narrados com rimas e músicas bregas. Isso se a paixão dos narradores não acontecessem por pessoas não consideradas normais perante a sociedade, se não fosse o preconceito e a arrogância (e até mesmo o medo e a maldade) dos primeiros amantes. Cem gramas de músculo a mais ou a menos no meio das pernas não deveria impedir a chance de acontecer um grande e único romance; mas nessa história, tudo é uma tragédia. De crimes de ódio a medo do que os outros vão pensar, o texto reflete até mesmo como o meio LGBT lida com a letra T de sua própria sigla.
TEMA: Transexualidade
PERSONAGENS: Anastácia, Zé Tadeu, Luana e Rubens.    
RESUMO: Zé e Nina se esforçam para serem seres parecidos, que possam conviver juntos e formar um casal; mas a cultura é um lance complicado e ambos vão descobrir em filosofia existencial que o ser humano é um ser contraditório, e sem querer tirar a culpa de cada um do cartório de seus erros e até de assassinatos, a novela se repete quantas vezes for necessário. Histórias parecidas que podem se repetir na realidade ou na ficção, pois a probabilidade de um raio cair duas vezes no mesmo lugar é mínima, mas existe.
ASSUNTO: Relacionamentos/Preconceitos
PERSONAGENS: NINA e ZÉ 

RESUMO: Introdução e estudo da famosa Cia de Teatro Transe em Terra. O jovem artista apresenta seu trabalho e sonho sobre a história do grupo e seu ilustríssimo Mestre Azevedo Castro. Um sonho que se realiza, virar artista do tipo grande, fazer parte da histórica companhia. Para toda escolha uma renúncia, para que cada preferência artística um tipo de suor diferente. Vale a pena a prostituição barata em nome do mercado teatral? 
ASSUNTO: Arte
PERSONAGENS: ATOR e MESTRE AZEVEDO CASTRO
RESUMO: Gui divide sua realidade solitária com Senhorita Heart, que resmunga o tempo inteiro insatisfeita com a falta de compreensão de suas palavras. Sua vida é esperar por Ratão, jovem moderno e liberal que não compartilha dos mesmos objetivos. Os dois se relacionam por tempos, se encontram e se despedem toda vez; senhorita Heart parece ser o que os prendem. Quando Ratão decide eliminar Senhorita Heart de sua vida para que Gui o deixe em paz, o jogo vira e a ficha cai. Mas infelizmente somente alegorias podem ressuscitar.
Tema/descrição: Amor
Personagens: Gui, Ratão e Senhorita Heart
Sinopse: O texto conta a história de dois jovens que se encontram em um ritual alcoólico quase todos os dias, em um cemitério escuro, rodeados por túmulos e por uma criatura sobrenatural, sempre conversando sobre seus amores impossíveis. A confiança e a dúvida, e os diversos jeitos de amar, são colocados à prova na imatura discussão dos dois jovens prematuros. Um amor um tanto errado pode fazer os dois jovens pagarem um alto preço, principalmente aquele que não souber lidar com o coração. A desgraça de alguns é a felicidade de outros.
Tema/descrição: Amor juvenil/Morte
Personagens: Johny, Duda e Morte
RESUMO: Segredos de um menino e uma menina revelados em salvamento botânico de uma era de extinção. Remédios, feitiçarias, alquimia ou drogaria em criação da mutação artificial é ruim ou é bom?
ASSUNTO: Existencialismo da natureza
PERSONAGENS: Menina, Menino, Flor (boneco falante) e Planta (boneco mudo).
(Texto escrito para Jenyffer Lisboa Coelho, amiga e atriz)
RESUMO: Ao som dos melhores e mais conhecidos pagodes, uma breve história de um amor compulsivo. Pedro não sabe bem o que é amor e confunde o poder de romance de suas músicas com obrigação de reciprocidade da amada.
PERSONAGENS: Pedro e Garota/Inaraí/Doutora/Moça/Mãe (mesma atriz)
ASSUNTO: Relacionamentos abusivos
RESUMO: Um barco/comunidade dividida por muros e vidros. As pessoas podem se conhecer mesmo se forem de lados diferentes das opiniões, mas há uma burocracia, e deve haver certeza de que um casal possa mesmo conviver com pensamentos tão diferentes em assuntos básicos.
PERSONAGENS: Rebeca, Carlo, Dudu, Leona, Tereza, André, Aline, Capitão Venceslau.
ASSUNTO: Política/Romance
RESUMO: A luta de classe finalmente chegou ao extremo do pastelão. Playboys versus marginalizados; madames versus mães solteiras; as dores da classe média contra as dores dos miseráveis. Um cientista é contratado para criar o Super Impitman para salvar o Brasil da corrupção e da cor vermelha. Enquanto isso, o Comuna Monster cresceu com a força das injustiças.
PERSONAGENS: Robson, Birú, Lucéia, Andréia Belmonte, Jorge, Ronald, Doutor Nosferatu, Rihana, Ivete, Geisla, Dony, Cop 1, Cop 2 e Repórter
ASSUNTO: Luta de classes
RESUMO: Abadon não era pra ter nascido; o aborto não foi bem sucedido. Sua mãe tem um segredo interestelar sobre sua descendência.
PERSONAGENS: Abadon, Mãe e Ragnarok/Oficial de Justiça
ASSUNTO: Possibilidades do universo
RESUMO: A madame Solange contratou um garoto de programa. O Boy gosta da vida que leva apesar da curiosidade e pena que a madame sente dele. A pena às vezes pode ser confundida com culpa.
PERSONAGENS: Solange e Boy
ASSUNTO: Drama
RESUMO: Ficção que ilustra a disputa de espaço entre o burguês e o pobre. Todo mundo precisa de um canto nessa terra, mas enquanto uns não tem nada, outros se acham no direito de ter o triplo, mesmo que o espaço esteja apodrecendo. Enquanto uns vêem beleza na flor que nasce no muro frio, outros sentem prazer no ter mais que o outro simplesmente por poder sobre o outro. A morte da inocência é consequência dessa injustiça.
PERSONAGENS: Hahá, Émeu e Passarinha
ASSUNTO: Direito ao espaço/Luta de classes
RESUMO: Uma família nada tradicional, mas com princípios tradicionais. Avó católica cuida do neto e da neta, órfãos. O tio das crianças, irmão da mãe morta, acha que faz a função de pai. A caçula se exibe na webcam para homens mais velhos. O irmão mais velho, que é gay, foi morar sozinho porque não é boa companhia pra irmã, segundo diz o tio moralista que é cheio de segredos.
PERSONAGENS: Luiz Paulo, Marina, Dona Edna e Tio Ju
ASSUNTO: Família/Religião/Hipocrisia
RESUMO: Vadinho Tin é um jovem ator e escritor que teve a sorte de cair nas mãos de um projeto cinematográfico internacional com direito à contracenar com atores famosos e tudo. Uma incrível coincidência é que ele já havia escrito sobre essa história antes. Uma vez ele escreveu um texto que narrava quase que exatamente o dia do teste e as coisas que aconteceram à seguir, até mesmo as exigências do misterioso diretor do filme, até mesmo quase as mesmas falas. Sua amiga Penélope é coadjuvante na história dele, e ele custa perceber sua importância na história.
PERSONAGENS: Vadinho Tin, Produtor de Elenco (voz), Penélope Castanho, Diretor 1 e Diretor 2 (pode ser encenado com dois atores)
ASSUNTO: Egocentrismo/Amizade
Sinopse: Conspiração eleitoral e romântica de um jovem militante de esquerda.
Tema/descrição: Política/Eleições 2014
Personagens: RENATA, CLAITON, JUDSON, DONA IRENE, MONICA, PÉRICLES, GILBERTO, ROSANA, SARGENTO, MILITARES, CORO: STELA/WANDA/LUIZA/PATRÍCIA, MANIFESTANTES DO LADO A, MANIFESTANTES DO LADO B
Sinopse: Jordana descobre ser HIV positivo. Sua primeira reação é desencavar uma antiga relação com um ex-namorado apaixonado.
Tema/descrição: HIV
Personagens: Jordana e Vladimir
Sinopse: Paixão não sabe se é homem ou mulher; ele/ela não tem órgão sexual e nem o sistema excretor. Erva espera que Paixão seja macho, para poderem começar a raça humana. Sexo tem tudo a ver com tudo, como sempre, principalmente no início de tudo. Godôzila é um meio lagarto maconheiro alter ego.
Tema/descrição: -
Personagens: Paixão, Erva e Godôzila.
Sinopse: Desabafo egoísta e narcisista. A carência em forma de gente em poema musical.
Tema/descrição: Carência
PERSONAGENS: CARENTY, INDIFERENTE 1, INDIFERENTE 2, INDIFERENTE 3 e BOBO.
Sinopse: Musical que não é um auto-ajuda.
Tema/descrição: Um segredo
Personagens: Quatro atores.
Sinopse: Continuação de O HOMEM VERDE, O DRAMALHÃO E A INJUSTIÇA. Um desenlace surrealista e pós moderno.
Tema/descrição: Mentiras
PERSONAGENS: LAILA, EDUARDO, JOICE, BRENO, BRENO, GUSTAVO, CELSO, CAMILA, ROBERTSON, UM DUENDE, ATRIZ, VOZ.
Sinopse: Histórias e conspirações mentirosas se cruzam num surrealismo novelístico. As mentiras do ser humano escrachadas e discutidas em assuntos como racismo, infidelidade, homossexualidade e um duende. Nunca nada é o que parece. 
Tema/descrição: Mentiras
PERSONAGENS: LAILA, EDUARDO, JOICE, BRENO, BRENO, GUSTAVO, CELSO, CAMILA, ROBERTSON, UM DUENDE, ATRIZ, VOZ.
Sinopse: Conhecidos de ponto de ônibus trocam dúvidas existenciais. Sexo é uma coisa comum e banal. Uma camuflagem para a rotina da espera; a espera de um grande acontecimento. 
Tema/descrição: Existencialismo/Espera/Arte
Personagens: Mymo e Ariel
Sinopse: Duas mulheres de diferentes idades se encontram num sex shop. Coincidências absurdas costuram suas histórias com seus atuais companheiros, ambos chamados Jorge. 
Tema/descrição: Coincidências
Personagens: Silvana, Ludmila, Jorge Polônio e Jorge Gustavo.
Sinopse: Duas irmãs univitelinas. Uma delas se suicida bebendo mercúrio. Uma passagem pela loucura de duas pessoas que acreditavam ser uma só.
Tema/descrição: Existencialismo
Personagens: Carina, Caroline e Ruben (pode ser interpretado com uma única atriz)
RESUMO: O ano é 2062. Os profetas erraram na data, mas o fim do mundo enfim chegou. Os senhores de respeito são as gerações dos nascidos nos anos 2000. Eles não se diferem mais dentre os jovens de 2062 por ter mais experiência, como ainda acontecia no início do milênio. E esses senhores de 2062 vivem da nostalgia. Mas os jovens descobriram algo extraordinário, infelizmente, pouco antes do fim.
PERSONAGENS: Irene, Francisco, Patrícia e Lucas
RESUMO: Pai e filho discutem sobre seus direitos no grau parental. Deveres de filhos e deveres de pais. Violência para educar. O resultado de uma opressão que gera a fuga e o destino de vida bem diferente do que o esperado. A culpa é sempre do mais velho, que deveria transmitir responsabilidade e compreensão.
PERSONAGENS: Dudu e Pai
ASSUNTO: Criação/Influências
RESUMO: Marido e mulher discutem sobre um sonho sexual. A modernidade e as exigências conjugais.
PERSONAGENS: Pedro e Cecília
ASSUNTO: Sexo
RESUMO: Alice convidou Tuco para um sexo sem compromisso. Porém ela é difícil e infantil e possui um monte de segredos. A saga sexual da vida de dois jovens avulsos.
PERSONAGENS: Alice e Tuco
ASSUNTO: Sexo/Vingança
RESUMO: Peça infantil livremente inspirada na obra de Nilson Barbosa. Um Sapo conta a história de dois insetos bem diferentes que decidem tornar-se amigos. O Grilo é um cantor e atleta, e o Vagalume um cientista gordinho. Às vezes é difícil manter uma amizade quando o ego é maior que o companheirismo. Tanto o Sapo, como o Grilo e o Vagalume, irão descobrir rápido o valor dessa amizade.
PERSONAGENS: Grilo, Vagalume, Sapo, Moscão e Moscas
ASSUNTO: Amizade
RESUMO: Nina conheceu um fantasma na casa abandonada da Dona Tereza. Ele se tornou um grande amigo. O duro é descobrir se fantasmas realmente existem ou não. Peça infantil.
PERSONAGENS: Nina, Voz do Pai e Tião
ASSUNTO: Amizade

Nenhum comentário:

Postar um comentário