PEÇAS EXISTENCIALISTAS

RESUMO: Um programa de reality show que a disputa é entre morrer ou ganhar 1 milhão de reais. Discussão da moralidade dos sonhos e desejos que queremos (e podemos) conquistar. 
ASSUNTO: Poder da mente
PERSONAGENS: ELU, ELX, ELI, GODOTY, HOMEM, MULHER, NARRADOR E ASSISTENTES

RESUMO: Mais uma história de tentativa de revolução dos bichos contra a exploração dos humanos, dessa vez, livremente baseada em fatos quase reais.
ASSUNTO: Revolução/Natureza
PERSONAGENS: Dona Nenê (PORCO), Cleiton (PORQUINHO), Imperador (CAVALO), Emma Flor (EMA), Burronaldo (BURRO), Augusto (CACHORRO), Djanaja (NAJA) e
MORCEGO (participação especial). 

RESUMO: Últimas chamadas de vídeo de um casal separados por uma ameaça global.
ASSUNTO: Amor/Crise/Fantasia
PERSONAGENS: LAÍS e DANIEL. 

RESUMO: A Morte decidiu se rebelar contra o sistema e parou de exercer a sua função de matar pela eternidade, até que o tempo enfim parasse. Todo um processo dramático e musicado de uma artista incompreendida na busca pelo sentido de sua existência.
ASSUNTO: Morte e Vida/Amor
PERSONAGENS: MORTE, PSICÓLOGO, ADVOGADO, PROMOTOR, DEUSES (CORO), VIDA, NARRADOR E CORO.

RESUMO: Cena performática curta para três artistas.
ASSUNTO: -

RESUMO: Antônia teve três experiências sobrenaturais na vida, ela viu três homens diferentes dentro do seu quarto. Quais perguntas e quais respostas essas aparições trazem pra realidade?
ASSUNTO: Medo/Trauma
Quase monólogo para uma atriz.
PERSONAGENS: ANTÔNIA, CARA COM CAPA, CARA COM CHAPÉU E CARA COM CELULAR. 

RESUMO: Invocação espiritual e teatral da mãe que morreu na luta contra o diabo.
ASSUNTO: Fé
Monólogo para um ator. 

RESUMO: Uma doutrinação perigosa de vagabundo.
ASSUNTO: Arte
PERSONAGENS: Mascarado

RESUMO: Depois da moral da clássica história, a vida da cigarra e da formiga conseguiu o equilíbrio perfeito com os outros insetos da Mata. A cigarra percebeu que sem o trabalho da formiga ela não poderia viver, e a formiga percebeu que sem a música da cigarra ela também não poderia. Havia trabalho e cultura para todos, de forma justa, para insetos fêmeas e insetos machos, joaninhas ou borboletas, grilos e vagalumes. Porém a chegada de um sapo pode mudar todo o destino desses seres invertebrados.
ASSUNTO: Vida em comunidade/Preconceitos/Traição
PERSONAGENS: CIGARRITA, FUMIGO, BIBI, ZÉ GRILO, BOBOLETA, JOÃOZINHO, VAGALÚ, SAPONALDO, SPY, DUDU, MAMÃE RAINHA, ABELHAS e
OUTROS INSETOS

RESUMO: Depois da morte todos somos julgados por nossos erros aqui na Terra, mas a justiça é tratada diferente pra cada pessoa. Alguns podem escolher pra onde vão, mesmo depois de mortos; outros são enviados direto pro inferno. Nesse espetáculo vemos os julgamentos de três indivíduos recém desencarnados.
ASSUNTO: Racismo/Machismo/Homofobia/Deus(a)
PERSONAGENS: ÁGATHA, MARIELA, KAUAN, BRANCA, LU, FERIADO, REGINA DUARTE, DEUSINHA, DIEGO, POTYGUARA E ENTIDADES. 

RESUMO: Drama familiar com lado político. Dois irmãos gêmeos em pé de guerra. Quem é quem nessa briga?
ASSUNTO: Polarização política
PERSONAGENS: DADO, MARCEL, FÁTIMA, IRENE, JOÃO, REPÓRTER (VOZ) E SIMONE. 

RESUMO: Malia pede um namorado pra estrela cadente e seu pedido se realiza de um jeito inesperado, mas só porque ela ainda não aprendeu como fazer pedidos direito.
ASSUNTO: AMOR
PERSONAGENS: MALIA, ITI e MÃE (VOZ)

RESUMO: Rotina do Conselho Municipal de um tempo no futuro. Discussão política e bandeira levantada descaradamente, sobre a divisão da esquerda e da direita no Brasil. Novela dramática a musicada.
ASSUNTO: POLÍTICA
PERSONAGENS: SAMIA, GUIBO, JAIRSON JUNIOR, JAIRSON SEGUNDO, JAIRSON TERCEIRO, MARIA DO ROSÁRIO, JOICE, ROBERTO, PRESIDENTE DO CONSELHO, MEMBROS DA ESQUERDA e MEMBROS DA DIREITA.

RESUMO: Os monstros mais famosos das histórias se reúnem para discutir sobre o bem e o mal, e também pra entender a dor de cada um.
ASSUNTO: Bem e Mal
PERSONAGENS: MARGA (BRUXA), CHIFRÃO (MONSTRO), ELIOT (ALIENÍGENA), PIADA (PALHAÇO) E DOUTORA.

RESUMO: Mari possui uma janela feita de uma madeira antiga já extinta do planeta Terra, uma madeira especial que é um portal para a imaginação. Mas as coisas que podem entrar dentro de casa só podem entrar se forem convidados, isso é regra. E muitos seres lá de fora querem fazer parte do show, ou então só roubar uma caneta.
ASSUNTO: Imaginação/Magia/Política
PERSONAGENS: MARI, DUENDE (BONECO), MENINO (VOZ), ASSALTANTE (BONECO), FANTASMA (BONECO), MULHER (VOZ) E ALIEN (BONECO)

RESUMO: Toninho conta as coisas que vê na janela do seu quarto, mas que só vê quando está do lado de fora da janela do quarto, dentro não. Seres celestiais e divinos surgem na história, alguns bons e alguns maus, e todos cheios de filosofias cotidianas.
ASSUNTO: Sonhos/Imaginação/Teatro
PERSONAGENS: TONINHO, FADA (BONECO), DUENDE (BONECO), ANJINHA (BONECO), DIABINHO (BONECO), BICHO-PAPÃO (BONECO) e MÃE (VOZ)

RESUMO: Histórias dos moradores (humanos e não humanos) de uma casa amarela através de uma janela especial e espacial.
ASSUNTO: Natureza
PERSONAGENS: LALÚ (MENINA), JOAQUIM (MENINO), ARARA (ARANHA), BEIJINHO (BEIJA-FLOR), JOÃOZINHO (JOANINHA), FORMIGUINHAS (VÁRIAS), MILTINHO (MILTON NASCIMENTO), BI (ABELHA), RATÃO (RATINHO), BATATA (BARATA), GILZINHO (GILBERTO GIL), PLANETAS E ESTRELAS (VÁRIOS), CHAPOLIN (CHAPOLIN COLORADO) e LUA (LUA FALANTE)

RESUMO: Grandes monstros surgiram de repente e dizimaram com a população. A memória gravada na Super-Máscara poderia ser a salvação, mas talvez a humanidade esteja fadada à extinção completa.
ASSUNTO: Heróis/Máscaras
PERSONAGENS: DIOGO, ISA (VOZ), GRANDÃO, NARRADOR e MOÇA (OPCIONAL)

RESUMO: O palhacinho está triste e decidiu se revoltar contra as normas. Querem que ele conte uma piada, mas ele tem outras urgências.
ASSUNTO: Importância da arte
PERSONAGENS: PALHACINHO

RESUMO: Totonho precisa ganhar um dinheirinho pra comprar um tênis novo e melhorar de vida e aceita a ideia de Pacocó de virarem palhaços de rua.
ASSUNTO: Função da Arte/Meio Ambiente
PERSONAGENS: TOTONHO E PACOCÓ

RESUMO: Num futuro de um universo não muito distante, onde a verdade foi decidida por um único rei ditador, cinco jovens vão vasculhar o casarão onde vivem exilados os últimos professores/cientistas da cidade. Lara quer a verdade, mas Suzaninha quer desmascarar os doutrinadores feiticeiros. Eles vão descobrir que o certo e o errado, que o bem e o mal são relativos e podem ser pontos de vistas. E que tudo que existe nesse exato instante faz parte da grande jornada.
ASSUNTO: Bem e Mal/Decisões/Ciência/Espiritualidade
PERSONAGENS: BINHO, LARA, CLAUDINEI, SUZANINHA, BUIÚ, TIA SIL, TIA MÁ, CARA-DE-COISA-RUIM (SEU TOMÁS), MESTRE DIRETOR (MASCARADO/FANTASMA), CHICLETES (GATO; BONECO), NÁDIA (HOLOGRAFIA), SÓCRATES (HOLOGRAFIA), ENTIDADES (HOLOGRAFIAS), INTERROGADOR, APRESENTADOR (VOZ), MULHER (VOZ), POLÍTICO (VOZ), LINASGARNORRIANOS (HOLOGRAFIAS) e
DEUSA

RESUMO: Uma palestra motivacional sobre a calma e a paciência dos relacionamentos e na socialização.
ASSUNTO: Deus/Calma
PERSONAGENS: JOÃO DE JESUS
RESUMO: Um bebê vindo das estrelas é deixado na fazenda de Seu Zé, que recebe a missão de um ser celestial de criá-lo para a evolução do planeta, com a ajuda de suas três filhas. Mensageiros surgem com presentes, assim como os três reis magos surgiram na antiga história de Jesus. Seu Zé, cristão de criação, passa a acreditar que a criança seria o novo messias, e passa a dividir a criação da criança com as filhas e os mensageiros. Porém, diferenças de opiniões e ideologias na criação da criança, desde assuntos sobre alimentação vegetariana, política e religiosidade, faz com que tensões e terrores transforme a história num absurdo romance musical um tanto gospel e até mesmo com galinhas cantoras.
ASSUNTO: Deus/Existencialismo/Vegetarianismo/O mal e o bem
PERSONAGENS: VILMA, VALÉRIA, VÂNIA, ZÉ, SESSENTA E SEIS, ADOLFO, TEREZA, JUBILEU, GABRIEL (bebê/boneco), GABRIEL (criança), GABRIEL (pré-adolescente), RUI, BERNADETE (galinha/boneca), CAMILINHA (galinha/boneca), GALINHAS (bonecas) e PINTINHO (boneco)

RESUMO: Livremente inspirado em uma versão da história da morte do artista Jorge Lafond envolvendo o Padre Marcelo Rossi.
ASSUNTO: Homofobia/deus
PERSONAGENS: PADRE, VERA, PRODUTORES E ENFERMEIROS.

RESUMO: O Príncipe Belo foi trancafiado em uma torre por seu Papai Rei, para esconder um misterioso segredo de seu filho. Uma terrorista surge para libertar Belo de sua prisão, porém descobrir e aprender sobre seu próprio segredo pode ser mais perigoso do que parece.
ASSUNTO: Educação Sexual/Gênero para crianças
PERSONAGENS: BELO, POLACA, PAPAI REI, NARRADOR, ROLO (BONECO), PECA (BONECA), DITA (BONECO/BONECA), CÉLEBOS (BONECOS/BONECAS).

RESUMO: Na festa de teatro em comemoração ao Dia de Todos os Dias, que acontece todos os dias, festejamos o dia de todas as coisas! Do réveillon ao Natal, de coelhinhos de Páscoa até o carnaval, dia das mamães, dias das vovós, papai e o papagaio! Todo dia é dia de comemoração! Mas e quando bate a bad?
ASSUNTO: Datas comemorativas/Felicidade
PERSONAGENS: DUDA, LAILA E CLÓVINHO.

RESUMO: Dra. Manoela reúne três pacientes que dizem ouvir vozes e possuem histórias de visões do sobrenatural. A busca pela verdade, sendo científica ou divina, é o principal foco da terapia, pela crise existencial de todos os personagens, inclusive da própria Dra. Manoela, inclusive do próprio autor da peça. Traumas e visões se chocam no drama pessoal de todos os indivíduos, e eles estão todos conectados, às vezes até sendo um indivíduo só, às vezes não.
ASSUNTO: Consciência/Deus
PERSONAGENS: DRA. MANOELA, DIRCE, LUCAS, SOFIA, GUTO E ESCRITOR.

RESUMO: Grande previsão real sobre eventos sobrenaturais que acontecerão no planeta Terra ainda esse ano. Prepara-te!
ASSUNTO: Vida extraterrestre/Deus/O Teatro pelo Teatro
PERSONAGENS: TONINHO e MIRNA

RESUMO: No Grande Jardim Mágico de Todas as Coisas é possível plantar qualquer coisa, desde árvores de bombons até mesmo árvores de carinho. Jaqueline é uma menina aventureira que vai descobrir sua missão na história, aprendendo também com o sonho dos outros e lidando com os próprios erros.
ASSUNTO: Existencialismo/Crítica social
PERSONAGENS: JAQUELINE, BOMBOM, BEIJIN, MR. ELEONÓRIO, PATRÍCIA, INSTAGRÃO, DINDIN, ARMANDO, NÁDIA, BÊBADO 1, BÊBADO 2, ÁRVORE MÚSICO 1, ÁRVORE MÚSICO 2 e ÁRVORE MÚSICO 3.

RESUMO: Palestrante promete fazer experimentos sobrenaturais reais, desde contato com seres não terrestres à levitação.
ASSUNTO: Cosmos
PERSONAGENS: CAIO DOS SANTOS e MÃE (participação performática)
RESUMO: Guilherme recebe uma carta de sua mãe através de Vitória, uma médium líder de um centro espírita. Porém o ceticismo, em formato de benção, trás outras lições divinas para ambos.
ASSUNTO: Mediunidade
PERSONAGENS: GUILHERME e VITÓRIA.
RESUMO: Seres biológicos e elétricos buscam resposta para a morte pela hipnose. A experimentação do amor pós morte numa novela existencial.
ASSUNTO: Pós morte
PERSONAGENS: CONCEIÇO, LUCI, HD e DR. CARLO.

RESUMO: "Exatamente há cada trinta e três anos, um ser humano híbrido das estrelas, da criação e do criador, vindo de naves interestelares, gerado por inseminação artificial, costumamente em jovens virgens – vale ressaltar que essa regra tem sido extinta já há algum tempo - vem ao nosso mundo para ser mártir e trazer alguma influência híbrida ao mundo! Nesse meio tempo, com base no livre arbítrio que também lhe é concedido, tanto para o bem como para o mal, esse ser humano divino e genéticamente mais evoluído tem sido parte da história de cada geração específica, hora sendo mártir, hora sendo monstro."
ASSUNTO: Religião/Fé/Ciência/Preconceitos
PERSONAGENS: ELE
RESUMO: "Exatamente há cada trinta e três anos, um ser humano híbrido das estrelas, da criação e do criador, vindo de naves interestelares, gerado por inseminação artificial, costumamente em jovens virgens – vale ressaltar que essa regra tem sido extinta já há algum tempo - vem ao nosso mundo para ser mártir e trazer alguma influência híbrida ao mundo! Nesse meio tempo, com base no livre arbítrio que também lhe é concedido, tanto para o bem como para o mal, esse ser humano divino e genéticamente mais evoluído tem sido parte da história de cada geração específica, hora sendo mártir, hora sendo monstro."
ASSUNTO: Religião/Fé/Ciência/Preconceitos
PERSONAGENS: ELE 1 e ELE 2
RESUMO: Cinco amigos sofrem um acidente de carro. Na estrada, longe, abandonada, com fama de mal assombrada, os cinco jovens vivenciam uma experiência considerada sobrenatural, mas com possibilidade de explicações lógicas e científicas. Personagens paralelos surgem para ajudá-los na jornada pós acidente e para tentar descobrir as coisas do tempo e espaço de cada um.
TEMA: Morte/Dimensões
PERSONAGENS: Anabete, Jenifer, Olavo, Péricles, Zolinha, Rosivaldo (um senhor), Mula, Lelo, Camile (um bebê), Eva (mãe de Camile), (os mesmos atores dobram os personagens seguintes) Mãe de Péricles, Enfermeira, Médico, Faxineiro, Quatro pacientes de um hospital.
RESUMO: João Pedro tem um câncer terminal, com prazo de validade e crise existencial. Artisticamente ele não quer saber de um musical, mas seu universo ilustrado em seus melhores amigos querem tentar fingir que tudo está legal, que tudo ainda está normal. JP, como quer se apresentar, quer morrer, decidiu a vida abandonar, decidiu que chegou em seu final. Eutanásia é proibido (mas maconha também é, ué) e ele pede pros amigos, um abrigo, no perigo, dar um jeito, um migué; procurar a morte que vende em comprimido ilegal no Paraguai. Será que eles vão, será que ele vai? O que veio antes? Depois que o corpo cai, depois que a alma sai, pra onde a gente vai? O buraco negro tudo atrai, pra dentro dele tudo cai, isso já se sabe que é verdade, que é real, que é a realidade mais do que normal. O mistério imaginário e extra ordinário da morte é que é bastante e inexplicavelmente surreal. "A gente só se reconhece porque a gente tem essa voz pra dizer. Noz frutinha, ou nós eu e você?".
Com citações científicas livremente inspirado pelas leituras das obras de Stephen Hawking, essa novela musical super/mega dramática é uma quase autobiografia do autor que também luta contra um câncer. 
PERSONAGENS: Karina, Babi, Molusco, João Pedro, Jacira (enfermeira) e Miriam (mãe de JP).
ASSUNTO: Existencialismo/Ciência/Morte

RESUMO: Zé e Nina se esforçam para serem seres parecidos, que possam conviver juntos e formar um casal; mas a cultura é um lance complicado e ambos vão descobrir em filosofia existencial que o ser humano é um ser contraditório, e sem querer tirar a culpa de cada um do cartório de seus erros e até de assassinatos, a novela se repete quantas vezes for necessário. Histórias parecidas que podem se repetir na realidade ou na ficção, pois a probabilidade de um raio cair duas vezes no mesmo lugar é mínima, mas existe. 
ASSUNTO: Relacionamentos/Preconceitos
PERSONAGENS: NINA e ZÉ 
RESUMO: Segredos de um menino e uma menina revelados em salvamento botânico de uma era de extinção. Remédios, feitiçarias, alquimia ou drogaria em criação da mutação artificial é ruim ou é bom?
ASSUNTO: Existencialismo da natureza
PERSONAGENS: Menina, Menino, Flor (boneco falante) e Planta (boneco mudo).
(Texto escrito para Jenyffer Lisboa Coelho, amiga e atriz)
RESUMO: Nesse monólogo experimental/político/musical, um Fantasma discute o existencialismo artístico com um peixe e com o público. A peça faz reflexão sobre qualidade e gosto cultural, dando ênfase na dúvida do que é considerado culto e o que é considerado fútil pela sociedade.
ASSUNTO: Arte/Morte
PERSONAGENS: Fantasma e o Peixe (pode ser um ator/atriz ou não)
RESUMO: Recortes e pensamentos com versos de Vinícius de Moraes e Valeska Popozuda.
ASSUNTO: Poesia/Amor/Arte
PERSONAGENS: Vini
RESUMO: "Uma coisa que teve noite de eu viajar no subconsciente mesmo, sabe! Coisas e sensações que se eu fosse só mais um pouquinho ignorante do que eu sou, eu poderia dizer que aquele deus com letra maiúscula falou diretamente comigo. Juro. Diretamente que eu digo é diretamente mesmo, com claras palavras ecoando no meu ouvido canceriano. Com o segredo revelado pude me libertar, pude sair do armário quântico de uma só vez. Mas há um problema. Nós estamos muito bem inseridos nesse sistema e muito bem confundidos pra conseguirmos chegar no nirvana e compreender qual é a realidade vigente todo o tempo. Existe mais do que uma realidade? O que é mais provável, uma cobra falante ou viagem no tempo? Eu aposto cinquenta por cento pra cada uma das possibilidades, porra! Então é difícil sair do sentimento físico, entende? Eu sei que é difícil. É difícil em cada segundo que você tenta colocar a teoria na prática. Tem hora que a crença de que nossos sonhos podem se realizar a qualquer momento se disfazem com uma gotinha mínima de tristeza química em nosso sangue biológico. A gente precisa começar a ver a biologia de uma outra forma."
ASSUNTO: Morte/Existencialismo/Física Quântica
PERSONAGENS: Vampiro e Enfermeira
RESUMO: Um policial decide levar pra casa alguns bandidos jurados de morte. A liberdade, a morte ou ou o direito à sorte da vida na rua, são ditados pelo salvador com disciplina e musicalmente, à partir de agora. A bondade e a maldade decide o que o indivíduo merece? Racismo e imperfeições do ato de caridade do policial fazem o jovem Guilherme, recém salvo, duvidar da importância do recrutamento e criticar o sistema policial.
ASSUNTO: Bondade/Maldade/Polícia/Racismo
PERSONAGENS: Laércio, Guilherme, Anderson e Jonatas
RESUMO: O dinheiro é do patrão. A funcionária mulher recebe menos; é mãe solteira. O garoto estagiário é de berço de ouro, mas com segredos novelísticos. Competição empresarial, abuso sexual, golpes de classe e também golpes familiares, fazem a trama surrealista dessa rotineira e velha batalha entre o empregado e o empregador.
ASSUNTO: Dinheiro
PERSONAGENS: Sr. Rubens, Dominique e Ludmila
RESUMO: "Moisés tem mel", mamãe dizia. E no quarto Boate ele faz prostitutos e prostitutas se apaixonarem por suas peculiaridades sexuais. Ninguém consegue trair ou fugir do amor doentio que Moisés oferece.
ASSUNTO: Poder Sexual
PERSONAGENS: Moisés, Edu e Simony
RESUMO: O anjo Gabe e o demônio Lulu discutem a vida com Resquício, um depressivo prestes à cometer suicídio. A encheção de linguiça artística, os falsos filantrópicos, os preconceitos, premonições e conspirações sobrenaturais, tudo motivo mais que aceitável para não querer mais estar entre os mortais.
PERSONAGENS: Gabe, Lulu e Resquício
ASSUNTO: Dor existencial
RESUMO: Os filhotes do lobo que morreu queimado na chaminé da clássica história dos três porquinhos buscam por justiça pela história do pai. Descobrir quem é o mocinho e quem é o vilão de uma história nem sempre é tão fácil assim.
PERSONAGENS: Cacau, Leau, Mingau, Colesterol e Papai Lobo Mau (vídeo ou sombra)
ASSUNTO: Bem e mal.
RESUMO: Um jovem Youtuber desvendador de mistérios sobrenaturais decide convidar uma especialista para fazer um pacto com o diabo de verdade frente às câmeras. Ele não imaginava que o diabo pode existir em diversas formas que a gente nem imagina, até mesmo só com a própria loucura.
PERSONAGENS: Jovem, Moça e Demo
ASSUNTO: Sobrenatural
RESUMO: Ao som de músicas do Ventania, dois duendes e uma fada desconstroem o perigo da maconha e discutem a necessidade de deixar a mente viajar.
PERSONAGENS: Dente de Leão, Pedreira e Boboleta
ASSUNTO: Apologia à maconha
RESUMO: Uma ameaça nuclear acontecendo do lado de fora. Um jantar de verdade em cena em caridade e a confiança na preparação do cozinheiro, o salvador. Será que devemos aceitar e confiar no pensamento do outro por gratidão alimentícia? A cigarra ou a formiga? O trabalho para se colocar comida na mesa ou a arte?
PERSONAGENS: Felício, Denis e Analisa
ASSUNTO: Arte/Trabalho
RESUMO: Uma atriz tenta colocar uma peça solo em pé, com um diretor-amigo contratado. Ela não sabe bem o que quer defender e dizer, mas tem a convicção de que precisa falar alguma coisa.
PERSONAGENS: Leda e Diretor
ASSUNTO: Arte/Teatro
RESUMO: Monólogo suicida e existencialista.
PERSONAGENS: Epitáfio
ASSUNTO: Morte
RESUMO: Philo & Sophia são dois contempladores das dúvidas e do tédio. Discussões banais e conclusões precipitadas em metalinguagem na busca pela resposta fundamental do sentido da vida.
PERSONAGENS: Philo e Sophia
ASSUNTO: Filosofia
RESUMO: "No ano 2019, cientistas encontraram a cura para o vírus do HIV. Milhares de vidas puderam limpar o sangue e a moral em uma campanha pública, patrocinada pela indústria farmacêutica, em seu primeiro ato de bondade humana da história. Para o desagrado e desespero dos conservadores, o sexo finalmente pode voltar a ser praticado sem medo, sem culpa, sem a preocupação de uma punição divina com a morte. (pausa) No ano 2021, outro vírus sexualmente transmissível foi descoberto."
PERSONAGENS: Lumberjack, Ator e Atriz.
ASSUNTO: HIV/Clube do carimbo
RESUMO: Roma é um homem que decidiu fazer a cirurgia de mudança de sexo, mesmo sabendo das dores e dos desrespeitos que enfrentaria até na sala de cirurgia. Ele não quer deixar de ser um homem, quer apenas que corte fora o seu órgão, numa confusão existencial sobre a sua sexualidade.
PERSONAGENS: Roma, Doutor e Judite
ASSUNTO: Gênero/Transexualidade/Normatividade 
RESUMO: Abadon não era pra ter nascido; o aborto não foi bem sucedido. Sua mãe tem um segredo interestelar sobre sua descendência.
PERSONAGENS: Abadon, Mãe e Ragnarok/Oficial de Justiça
ASSUNTO: Possibilidades do universo
RESUMO: Violência transfóbica vem sempre de um machão de passarinho pequeno. Estudos afirmam que homofobia é homossexualidade incompreendida.
PERSONAGENS: Goto/Gogo e Bela/Belo (dois atores)
ASSUNTO: Homofobia/transfobia
RESUMO: Discussão sobre a importância e/ou a não importância da burocracia e de uma regra geral sobre a arte, de uma autorização governamental para dizer quem é ou não é artista. Amadorismo e profissionalismo, quem tem o cajado divino pra classificar?
PERSONAGENS: ELE (com a participação de duas atrizes e de um ator). 
ASSUNTO: Arte/Artista
RESUMO: Novela teatral que discute a liberdade e a disputa por espaço no planeta. A Dona do Sol ficou conhecida por esse nome depois de processar famílias que construíram um edifício em frente ao seu sol de fim de tarde. Considerada fria e egoísta, também é proibida de expôr suas opiniões em uma rádio pirata, seu segundo refúgio em desespero. Depois de muita luta, porém, a Dona decide abrir mão dos seus direitos para não atrapalhar os direitos dos outros. E a busca por espaço continua em outros cantos, em outros assuntos, em outros refúgios.
PERSONAGENS: Dona, Juiz, Advogados, Promotores, Policiais, Júri, Repórteres, Cigana, Famílias e Dona Carla
ASSUNTO: Liberdade e direito ao espaço
RESUMO: Discussão sobre liberdade de expressão em ficção surrealista. Até que ponto podemos zombar da fé do próximo? Até que ponto podemos nos ofender quando riem das nossas verdades? Qual o limite para a experimentação e expressão artística? Qual o limite da dor do ofendido?
PERSONAGENS: Três atores e três atrizes (ou seis artistas)
ASSUNTO: Religião/Sexo/Liberdade de Expressão
RESUMO: Ficção que ilustra a disputa de espaço entre o burguês e o pobre. Todo mundo precisa de um canto nessa terra, mas enquanto uns não tem nada, outros se acham no direito de ter o triplo, mesmo que o espaço esteja apodrecendo. Enquanto uns vêem beleza na flor que nasce no muro frio, outros sentem prazer no ter mais que o outro simplesmente por poder sobre o outro. A morte da inocência é consequência dessa injustiça.
PERSONAGENS: Hahá, Émeu e Passarinha
ASSUNTO: Direito ao espaço/Luta de classes
RESUMO: Vadinho Tin é um jovem ator e escritor que teve a sorte de cair nas mãos de um projeto cinematográfico internacional com direito à contracenar com atores famosos e tudo. Uma incrível coincidência é que ele já havia escrito sobre essa história antes. Uma vez ele escreveu um texto que narrava quase que exatamente o dia do teste e as coisas que aconteceram à seguir, até mesmo as exigências do misterioso diretor do filme, até mesmo quase as mesmas falas. Sua amiga Penélope é coadjuvante na história dele, e ele custa perceber sua importância na história.
PERSONAGENS: Vadinho Tin, Produtor de Elenco (voz), Penélope Castanho, Diretor 1 e Diretor 2 (pode ser encenado com dois atores)
ASSUNTO: Egocentrismo/Amizade
Sinopse: “Pensamentos e obra de um artista egoísta que busca um jeito de se contar uma história qualquer”.
Tema/descrição: Inspiração Existencial
Personagens: William, Bruna, Luana e Fernandão.
Sinopse: Paixão não sabe se é homem ou mulher; ele/ela não tem órgão sexual e nem o sistema excretor. Erva espera que Paixão seja macho, para poderem começar a raça humana. Sexo tem tudo a ver com tudo, como sempre, principalmente no início de tudo. Godôzila é um meio lagarto maconheiro alter ego.
Tema/descrição: -
Personagens: Paixão, Erva e Godôzila.
Sinopse: O ator e sua neurose narcisista é o assunto discutido nessa novela. Três personagens atores brigam por espaço e liberdade de expressão, de forma preconceituosa, egoísta e tosca. A convenção do 'certo e errado' para a arte será eterna; e a fama cega até mesmo o artista mais sensível.
Tema/descrição: Liberdade de expressão/Vida de ator
Personagens: Lulu, Pablo Leôncio e Edilaine.
Sinopse: Jesus - ou um cara vestido de Jesus - volta ao mundo para tentar entender o que faz duas pessoas que cresceram nas mesmas condições sociais e financeiras tomarem rumos diferentes na vida. Num mundo onde a lei ficou mais rígida com a punição, noventa e nova por cento dos casos criminosos são resolvidos e o povo apoia o "olho por olho, dente por dente". Mas até quando a violência pode ter força até do lado dos que se dizem "de bem"?
Tema/descrição: Direitos Humanos
Personagens: PERSONAGENS: LUCIANO FERREIRA, LUCIANO FERRADO, FAMÍLIA FERREIRA (PAI, MÃE, TIO, TIA, PRIMA, ETC), FAMÍLIA FERRADO (PAI, MÃE, TIO, TIA, PRIMA, ETC), ESPOSA DE LUCIANO FERREIRA, GAROTA, PARTEIROS, POLICIAIS, BANDIDOS, TREINADORES, REPÓRTERES, REPÓRTER A, MÉDICOS, JESUS CRISTO.
Sinopse: Desabafo egoísta e narcisista. A carência em forma de gente em poema musical.
Tema/descrição: Carência
PERSONAGENS: CARENTY, INDIFERENTE 1, INDIFERENTE 2, INDIFERENTE 3 e BOBO.
Sinopse: As convicções de personagens avulsos se cruzam na realidade; todas as nossas teorias podem ser quebradas com mais experiência ou estudo. Hoje alguém é a favor da pena de morte, amanhã seu filho é o réu. Hoje alguém tem convicção na vida após a morte; depois de morrer, talvez não pense mais nisso.
Tema/descrição: Incertezas/Mentiras/Hipocrisias
PERSONAGENS: GUILE, LEANDRA, EFIGÊNIA, LAIO, IGOR, LETÍCIA e CESARINA.
Sinopse: Musical que não é um auto-ajuda.
Tema/descrição: Um segredo
Personagens: Quatro atores.
Sinopse: Conhecidos de ponto de ônibus trocam dúvidas existenciais. Sexo é uma coisa comum e banal. Uma camuflagem para a rotina da espera; a espera de um grande acontecimento. 
Tema/descrição: Existencialismo/Espera/Arte
Personagens: Mymo e Ariel
Sinopse: Duas irmãs univitelinas. Uma delas se suicida bebendo mercúrio. Uma passagem pela loucura de duas pessoas que acreditavam ser uma só.
Tema/descrição: Existencialismo
Personagens: Carina, Caroline e Ruben (pode ser interpretado com uma única atriz)
Sinopse: Laura precisava de uma empregada, e a empregada precisava de um emprego, e o marido de Laura precisava que a empregada cuidasse de Laura, e Laura precisava que a empregada cuidasse do marido dela, e a empregada queria cuidar do marido de Laura de um jeito diferente do que Laura esperava, e teria até que cuidar dos filhos do casal que nem existem.
Tema/descrição: Loucura
Personagens: Laura, Marco e Silnete
Sinopse: Um asilo particular. Seu Guilherme é um senhor que teve crises infantis e desapareceu. Os outros moradores do asilo descobrem surpresas e mais surpresas sobre o vovô moderno, que ficou irreconhecível aos olhos da neta querida. Gravidez, piercing no mamilo, drogas, etc. Seu Guilherme decidiu virar criança de novo, porque quando era criança teve que crescer cedo.
Tema/descrição: Motivação
Personagens: Dona Lurdes, Dona Luzia, Seu Tião, James, Violeta, Valquíria e Seu Guilherme.
Sinopse: Jovens revolucionários, cansados da hipocrisia dos adultos e do bullyng nas escolas, planejam um sequestro para ganharem atenção e exigirem direitos. O tédio é o que os move e o que os mata.
Tema/descrição: Tédio/Bullyng
Personagens: Ted, Zuleica, Esteffânya, Lindomar, Senhor Rito.
RESUMO: Continuação do espetáculo autobiográfico com o fim da esperança. A crença na positividade e de que os sonhos se realizam são confirmadas, tudo pode acontecer, mas quando realizadas não são tão emocionantes assim. Será que a morte é a melhor (e única) saída para meus problemas? "Não! Para! Oh, meu deus. Eu nunca fui tão pessimista. Quem me conhece sabe que eu até li e divulguei o tal do Segredo. Eu não sou assim. Eu não sou esse depressivo. Eu não tenho coragem de me matar e a discussão talvez nem seja essa. Não é o medo. É a coragem. E ter coragem nunca é o suficiente. Eu vivo na base de uma carência completamente egoísta. Talvez essa cena dramática toda é só pra alguém poder sentir pena. Pra chamar atenção. Como todo mundo que faz cagada na vida pensou um dia."
ASSUNTO: Existencialismo
PERSONAGENS: Robson e Ela.
RESUMO: O ano é 2062. Os profetas erraram na data, mas o fim do mundo enfim chegou. Os senhores de respeito são as gerações dos nascidos nos anos 2000. Eles não se diferem mais dentre os jovens de 2062 por ter mais experiência, como ainda acontecia no início do milênio. E esses senhores de 2062 vivem da nostalgia. Mas os jovens descobriram algo extraordinário, infelizmente, pouco antes do fim.
PERSONAGENS: Irene, Francisco, Patrícia e Lucas

Nenhum comentário:

Postar um comentário