O NOME DO FILME ERA “O MISTÉRIO DO QUINTO ANDAR”
UMA VINHETA APRESENTA UMA INFORMAÇÃO
“Os desaparecidos são: Patrícia Andrade, de 22 anos;
Jorgina Lívia Maria Ambrósio, de 26 anos; e Vinícius Burinet, de 23 anos. As
imagens à seguir são de um making-of de um curta metragem que os desaparecidos
produziam. A câmera foi encontrada caída num poço de elevador. Se alguém tiver
alguma informação sobre o paradeiro dos jovens, favor telefonar para os
números: (11) 7741-7380 ou (19) 9125
0909. A polícia tentou interferir na divulgação desse vídeo mas uma liminar na
justiça permitiu que todos soubessem a história desses jovens. O filme
completo, intitulado como “Corra do machado”, também está desaparecido. O único
suspeito, o diretor de cinema alemão Tom Tykwer, foi descartado por ser
considerado fantasioso demais.”
1. INTERNA/ELEVADOR
UM ELEVADOR DA PERSPECTIVA DO PASSAGEIRO EM MOVIMENTO; DE
REPENTE A PORTA SE ABRE NO QUINTO ANDAR; SILÊNCIO; NADA ACONTECE; UM SEGUNDO DE
TENSÃO PELA VISÃO DA JANELINHA DA SEGUNDA PORTA, QUE MOSTRA UMA ESCURIDÃO; A
PORTA SE FECHA NOVAMENTE; OUVE-SE RISADAS DE QUEM ESTÁ FILMANDO.
2.
EXTERNA/NOITE/CIDADE
JÔ APARECE VIRANDO UMA ESQUINA CORRENDO; ELA ESTÁ
DESESPERADA; LOGO ATRÁS, VINÍCIUS VEM CORRENDO ATRÁS DELA COM UM MACHADO;
VINÍCIUS PÁRA PARA RESPIRAR; UM FOCO DESTACA A CARA DELE; ELE DRAMATIZA UM
TANTO FALSO E CONTINUA A CORRER.
PATY
Beleza. Ficou bom.
JÔ
(LONGE) Foi bom? Pauleira, hein.
VINÍCIUS
Deixa eu ver.
PATY
Depois. Ficou bom. Vamo dormir.
JÔ
Por favor.
A CÂMERA ABAIXA E DESLIGA. CORTA-SE RAPIDAMENTE PARA
OUTRA CENA:
3.
EXTERNA/DIA/CIDADE
JÔ ESTÁ BEM FOCALIZADA NUM CANTO; AO FUNDO, VÊ SE
VINÍCIUS PARADO; AMBOS ESTÃO AGUARDANDO.
PATY
Vai!
ELES CORREM; PATY DESAPARECE DO VÍDEO PRIMEIRO; VINÍCIUS
ANTES DE DESAPARECER, PÁRA FRENTE À CÂMERA E DRAMATIZA.
VINÍCIUS
(SAI DO PERSONAGEM) Não. (VOLTA PARA A POSIÇÃO INICIAL)
CORTE.
3.1
EXTERNA/DIA/CIDADE
MESMA CENA, MESMO LOCAL; JÔ ESTÁ BEM FOCALIZADA NUM
CANTO; AO FUNDO, VÊ SE VINÍCIUS PARADO; AMBOS ESTÃO AGUARDANDO.
PATY
Vai!
ELES CORREM. VINÍCIUS ANTES DE DESAPARECER, PÁRA FRENTE À
CÂMERA E DRAMATIZA.
CORTE
4.
EXTERNA/DIA/CIDADE
OUTRO LOCAL; MAIS UMA VEZ A CENA É DE VINÍCIUS
PERSEGUINDO JÔ; PATY, NA CÂMERA, DESSA VEZ CORRE ATRÁS DO CASAL NUMA CENA UM
POUCO MAIS LONGA; A CÂMERA CORRE ATRÁS DE VINÍCIUS QUE CORRE ATRÁS DE PATY COM
UM MACHADO; ELES CORREM POR UM TEMPO; PATY DE REPENTE PARA.
PATY
(CANSADA) Beleza. Beleza. Já deu.
VINÍCIUS
Não. Eu disse que tinha que ter mais, paty. Tem que ser
bastante. Pra ficar chato mesmo.
CORTE RÁPIDO. REPETE-SE MAIS UMA CENA LONGA DA CORRERIA
POR ALGUNS SEGUNDOS. DEPOIS DE UM TEMPO, JÔ DESISTE CANSADA FAZENDO SINAL DE
“CHEGA”; VINÍCIUS SE APRÓXIMA DELA COMO SE FOSSE ATINGI-LA COM O MACHADO, MAS
ELE A AGARRA E FAZ UMA CÓCEGA; ELES RIEM.
PATY
Vai ficar legal.
VINÍCIUS
Vai ficar super legal.
JÔ
Tomara que eles não descubram de cara o plagio.
VINÍCIUS
Não é plágio...
VINÍCIUS E PATY
É referência.
VINÍCIUS
E é.
PATY
Mande um beijo.
VINÍCIUS
Desliga isso. Corta.
JÔ
Eu que vou editar, hein.
PATY
Mande um beijo, Jô.
JÔ
(FALA COM A CÂMERA) Como vamos chamar o filme? “Corra,
Jorgina, Corra”?
PATY RI
VINÍCIUS
Não. Chamaremos: “Eu vou dar um murro nessa sua cara”.
PATY
Pode chamar também “Corra do machado”.
JÔ
“O Mistério do Quinto Andar”.
VINÍCIUS
Lógico, isso sim tem lógica.
PATY
Então, me beija?
ELES RIEM
VINÍCIUS
Tonta.
CORTE.
5.
INTERNA/FIM
DA TARDE/UM APARTAMENTO
PATY LIGA A CÂMERA NO SEU QUARTO; ELA SAI EM SILÊNCIO E
VAI ATÉ OUTRO QUARTO ONDE VINÍCIUS FUMA UM CIGARRO NA VARANDA DE COSTAS PRA
ELA; ELA SE APROXIMA BEM DEVAGAR; ELE NÃO PERCEBE; ELA DÁ UM GRITO E ELE DÁ UM
PULO.
VINÍCIUS
Biscate! Sua vaca!
ELA RI
PATY
Puta susto que você tomou! Haha! E eu filmei!
VINÍCIUS
Haha.
CORTE
6.
INTERNA/NOITE/COZINHA
PATY LIGA A
CÂMERA; VINÍCIUS ESTÁ LAVANDO LOUÇA E JÔ ENXUGANDO.
JÔ
(DISCURSA PARA A CÂMERA) Olha, eu só queria dizer que se
alguma coisa de ruim vier a acontecer comigo, por causa desse negócio de
direito autoral, sabe, eu, além de ficar muito puta, vou enfiar um cabo de
vassoura no cu do nosso querido amigo Vinícius.
VINÍCIUS
Vai se fuder que não tem nada a ver. “Corra, Lola, Corra”
tem outra história. Não tem nada a ver.
JÔ
Só a questão de que será baseado na estética da correria.
VINÍCIUS
Mas é outro sentido, caralho. Nada a ver.
JÔ
Tá bom, tá bom.
PATY
Eu sempre disse que a gente devia fazer algo mais
comercial que tentar fazer algo cultizinho.
(silêncio)
VINÍCIUS
Desliga isso daí, Paty. Vai encher o cartão.
JÔ
Falando nisso cadê os outros que já vou editando o
começo.
PATY
Tá na minha bolsa. Peraí.
CORTE
7.
INTERNA/MANHÃ/VARANDA
VINÍCIUS FILMA O PAPAGAIO DO VIZINHO DE BAIXO; ELES SE
COMUNICAM POR ALGUM TEMPINHO.
PATY
(SURGE) Bu!
VINÍCIUS
Haha. Que engraçado.
PATY
O que você tá fazendo, nego? Vai deixar cair a câmera.
VINÍCIUS
Não vou. Seria legal a imagem de um pássaro no filme, não
acha? Tipo, no meio das imagens, sabe? Um pássaro voando.
SILÊNCIO
PATY
Por que?
VINÍCIUS
Ah... com a questão do correr... com... sei lá... talvez
com o sentido de poder voar, sabe?
SILÊNCIO; PATY OLHA INCRÉDULA PARA VINÍCIUS
PATY
Pare.
VINÍCIUS
Ué, acho que seria legal.
OUVE-SE UM BARULHO VINDO DA PORTA; VINÍCIUS E PATY SE
OLHAM E CORREM SE ESCONDER; VINÍCIUS, AINDA FILMANDO, SE ESCONDE ATRÁS DE UMA
PORTA; QUANDO JÔ SE APROXIMA ELES A ASSUSTAM; ELA QUASE CAI PRA TRÁS; ELES RIEM
ALTO.
JÔ
(RINDO) Seus idiotas.
PATY
Vamo no supermercado com a gente?
JÔ
Vamo. Eu quero ir também.
VINÍCIUS
Vou levar a câmera.
CORTE.
8.
INTERNA/SAGUÃO
DO PRÉDIO
OS TRÊS ESTÃO VOLTANDO DO SUPERMERCADO COM ALGUMAS
SACOLAS; PATY É QUEM FILMA; ELES ESTÃO CHEGANDO NO ELEVADOR.
VINÍCIUS
Ficou com medo de roubarem, Paty?
JÔ
Aposto que agora não vai dar. Só porque a gente tá
filmando.
VINÍCIUS
A gente filmou uma vez, né, Paty?
PATY
Não a luzinha.
ELES ENTRAM NO ELEVADOR E PATY FOCALIZA O NÚMERO CINCO DO
BATÃO E APERTA O SEIS; UM SEGUNDO DE SILÊNCIO E QUANDO A PORTA SE FECHA A LUZ
DO BOTÃO CINCO SE ACENDE SEM NINGUÉM APERTAR; ELES ACHAM GRAÇA.
JÔ
Ai, meu deus. Por que será que faz isso?
VINÍCIUS
Não olha. Não pode olhar.
PATY
Deve ser algum defeito.
SILÊNCIO; QUANDO CHEGA NO QUINTO ANDAR A PORTA SE ABRE.
JÔ
Ai!
VINÍCIUS
Não olhe!
A PORTA SE FECHA; ELES RIEM COMENTANDO.
CORTE.
9. INTERNA/ESCADARIA
IMAGENS DO CURTA QUE ELES FILMAM; JÔ CORRE EM UMA ESCADA;
LOGO ATRÁS APARECE VINÍCIUS; A CENA SE REPETE VÁRIAS VEZES, COMO SE ELES
TIVESSEM SUBINDO MUITOS DEGRAUS; DEPOIS A CENA SE INVERTE E JÔ AGORA ESTÁ
DECENDO; VINÍCIUS CONTINUA A PERSEGUIÇÃO COM O MACHADO.
CORTE
10. INTERNA/SAGUÃO
DO SEXTO ANDAR
JÔ FILMA AS TELINHAS QUE MOSTRAM ONDE O ELEVADOR ESTÁ
PARADO; ELA DÁ UM ZOOM NO NÚMERO CINCO QUE CHEGA A DESFOCAR; ELA APERTA O BOTÃO
DO ELEVADOR E ESPERA ELE SUBIR; ELA FILMA O PRÓPRIO ROSTO E FAZ UMA CARETA DE
MEDO; O ELEVADOR CHEGA E ABRE A PORTA; DEPOIS DE ALGUNS SEGUNDOS, ELE SE FECHA
E VOLTA PARA O QUINTO ANDAR. JÔ RI.
CORTE
11. INTERNA/
SALA DO APARTAMENTO
PATY FILMA VINÍCIUS EM UM COMPUTADOR; JÔ ESTÁ ESPARRAMADA
EM UM CANTO. AO FUNDO, OUVE-SE O PAPAGAIO GRITANDO.
VINÍCIUS
“O plágio é o ato de assinar ou apresentar uma obra
intelectual de qualquer natureza (texto, música, obra pictórica, fotografia,
obra audiovisual, etc) contendo partes de uma obra que pertença a outra pessoa
sem colocar os créditos para o autor original. No ato de plágio, o plagiador
apropria-se indevidamente da obra intelectual de outra pessoa, assumindo a
autoria da mesma.” Viu?
JÔ
Viu, nada. Então.
VINÍCIUS
Então é o caralho, menina.
PATY
Vai ficar legal, mas nem tanto pro diretor do filme ficar
sabendo da nossa existência. Dá nada.
JÔ
Isso lógico, né. Mas vão achar que a gente não tem
criatividade.
VINÍCIUS
Foda-se. Tô mais fazendo por mim, mesmo.
JÔ
Sei. Agora me beija, então.
PATY
Vocês ouviram isso?
VINÍCIUS
É o papagaio.
PATY
Não. Chiu. Fique quieto. Ouça.
(silêncio)
JÔ
Eu não tô ouvindo nada.
VINÍCIUS
Vai encher a porra do cartão, eu tô falando.
PATY VAI ATÉ UMA OUTRA JANELA ONDE É POSSÍVEL VER O
SAGUÃO DO SEXTO ANDAR, PELA PARTE INTERNA DO PRÉDIO. OUVE-SE UM BARULHO UM
POUCO ALTO.
PATY
Ouviu? É lá embaixo.
JÔ
No quinto?
PATY
Acho que é.
SILÊNCIO; OUVE-SE MAIS ALGUNS BARULHOS; ELES FICAM APENAS
EM SILÊNCIO; DE REPENTE, UM BARULHO ALTO FAZ ELES ASSUSTAREM E CORREREM RINDO.
JÔ
Ai, gente. Credo. Vamo parando com isso, vai.
CORTE
12. INTERNA/ELEVADOR
VINÍCIUS E PATY ESTÃO NO SEXTO ANDAR E APERTAM O BOTÃO DO
QUINTO; VINÍCIUS FILMA; ELES CHEGAM, A
PORTA SE ABRE E ENTÃO SAEM DO ELEVADOR; A LUZ AUTOMÁTICA SE ACENDE E ELE FILMA
OS CANTOS; VAI ATÉ UMA DAS PORTAS DOS APARTAMENTOS E FILMA O OLHO MÁGICO.
PATY
Dá pra ver?
VINÍCIUS
Não.
A IMAGEM MOSTRA ALGO SE MOVENDO DO OUTRO LADO; VINÍCIUS
NÃO PERCEBE; JÔ SURGE PELAS ESCADAS, ASSUSTANDO A TODOS.
JÔ
Gente.
VINÍCIUS
Ai, que susto!
PATY
(RINDO) Chiu!
JÔ
Vocês precisam ver isso.
ELES SOBEM AS ESCADAS.
VINÍCIUS
Nega, puta susto.
PATY
Chiu, caralho!
JÔ
Vocês não vão acreditar.
CORTE
13. INTERNA/QUARTO
UM FOCO BEM APROXIMADO MOSTRA UMA NOTÍCIA NUM SITE DE
CINEMA:
“Diretor de “Corra, Lola, Corra” filmará filme no Brasil.
(SUB) Famoso diretor alemão, Tom Tykwer chegou nesta quinta feira em São Paulo
para pesquisa de campo.”
VINICÍUS
Ele tá aqui no centro. Vamo pedir autorização pra ele.
PATY
Olha, ele visitou o minhocão.
JÔ
Então você confirma que tem algum tipo de plágio.
PATY
Ou ele veio pra se vingar da gente.
VINÍCIUS
Aham. Ele o Batman. Pedir autorização não. Dizer que é
uma homenagem. Vale, não vale?
JÔ
Vale. Super vale, Vinícius.
PATY
Se você trombasse com ele você ia saber quem ele é?
VINÍCIUS
Não.
JÔ
Nem eu.
PATY
Então.
VINÍCIUS
Então o que?
PATY
Nada.
SILÊNCIO; CORTE.
14. EXTERNA/CENA
DO FILME “CORRA DO MACHADO”
OS DOIS APARECEM NOVAMENTE CORRENDO EM UMA RUA; DE
REPENTE, JÔ PÁRA E SE VIRA ENCARANDO VINÍCIUS; VINÍCIUS PÁRA ALGUNS METROS
LONGE; ELES SE OLHAM.
JÔ
(MÁ ATRIZ) Você sabe como e quando isso começou?
VINÍCIUS
Não. Mas eu vou até o fim.
SILÊNCIO; ELES SE OLHAM POR MAIS ALGUNS SEGUNDOS, E DE
REPENTE VOLTAM A CORRER; ELES CHEGAM NO PRÉDIO – QUE NÃO TEM PORTEIRO – E POUCO
ANTES DE SER PEGA, JÔ CONSEGUE ABRIR A PORTA; VINÍCIUS CONSEGUE ENTRAR TAMBÉM E
FINALMENTE A AGARRA EMPURRANDO PRA DENTRO DO ELEVADOR. A PORTA SE FECHA COM
PATY PRA FORA.
PATY
Deixa aberta! Segura! Ai, cacete.
JÔ
Tá subindo pro quinto.
PATY
Caralho.
ELA APERTA O BOTÃO; ELA FILMA A TELINHA QUE APONTA QUE O
ELEVADOR ESTÁ CHEGANDO NO QUINTO ANDAR; O ELEVADOR PARA NO QUINTO; ELA APERTA
DE NOVO O BOTÃO; O ELEVADOR CONTINUA NO QUINTO ANDAR; ELA VAI ATÉ A ESCADA E
GRITA NÃO MUITO ALTO PRA NÃO INCOMODAR.
PATY
Desce!
SILÊNCIO; O ELEVADOR CONTINUA NO QUINTO ANDAR; ELA TENTA
APERTAR O BOTÃO MAIS ALGUMAS VEZES E NADA.
PATY
Ai, que saco. Que saco, meu.
OS NÚMEROS COMEÇAM A DESCER.
PATY
Caramba, finalmente.
ELA DESLIGA A CÂMERA, MAS LOGO RELIGA; A PORTA DO
ELEVADOR JÁ ESTÁ ABERTA E NÃO TEM NINGUÉM. O BOTÃO NÚMERO CINCO ESTÁ ACESO.
PATY
Ai, que engraçadinhos. Tão fazendo graça. Vai cagar, meu.
VIRA A CÂMERA PARA O PRÓPRIO ROSTO.
PATY
Ó. Vocês vão tomar no cu de vocês, ouviu?
ELA ENTRA NO ELEVADOR E APERTA O BOTÃO SEIS, COM UM POUCO
DE MEDO.
PATY
Não tem graça nenhuma essa porra.
ELA SOBE EM SILÊNCIO; DEPOIS DE ALGUNS SEGUNDOS O
ELEVADOR PARA NO QUINTO ANDAR; ELA APENAS RESPIRA; ESPERA ALGO ACONTECER E
ASSUSTAR.
PATY
Não tem graça nenhuma, seus putos. Pode parar!
CORTE.
15.
QUEBRA ESTÉTICA
A IMAGEM QUE VEMOS AGORA VEM DE FORA DO ELEVADOR; ALGUÉM
FILMA PATY DA ESCURIDÃO PARA A CLARIDADE; ELA NÃO ENXERGA NINGUÉM; ELA ESTÁ
FILMANDO DO OUTRO LADO DA JANELINHA E OLHA CURIOSA DIRETAMENTE PARA NÓS. NÃO
SABEMOS COMO ISSO É POSSÍVEL.
16. INTERNA/ELEVADOR
A PRIMEIRA PESSOA VOLTA PARA PATY; ELA APERTA NOVAMENTE O
NÚMERO SEIS E FINALMENTE A PORTA SE FECHA; ELA CHEGA NO SEXTO ANDAR E ENTRA EM
SEU APARTAMENTO; ELA VASCULHA CADA CANTO ONDE ELES CONSTUMAVAM SE ESCONDER
QUANDO IAM ASSUSTAR; NÃO ENCONTRA NENGUÉM; ELA RETORNA PARA O SAGUÃO DO
ELEVADOR E FILMA A ESCURIDÃO DAS ESCADARIAS QUE DESCEM; ELA VAI ATÉ O ELEVADOR
QUE MAIS UMA VEZ ESTÁ NO QUINTO ANDAR; ELA APERTA O BOTÃO E ELE SOBE; PATY
ENTRA NO ELEVADOR E APERTA O NÚMERO CINCO; DECIDIDA, SEM TANTO MEDO, QUANDO A
PRIMEIRA PORTA ABRE, ELA JÁ ABRE A SEGUNDA PARA SAIR; ALGUMA COISA IMPEDE QUE
ELA CONSIGA ABRIR POR COMPLETO; A CÂMERA SE VIRA E CONSEGUE PEGAR PARTE DE DOIS
CORPOS CAÍDOS NO SAGUÃO DO QUINTO ANDAR; PATY LEVA UM SUSTO, SEGURA O GRITO E
ENTRA NO ELEVADOR NOVAMENTE CORRENDO; ELA APERTA O BOTÃO DO TÉRREO; AS PORTAS
FECHAM; ELA CHORA BAIXINHO, MAS UM POUCO MAIS SEGURA; POUCO ANTES DE CHEGAR NO
PRIMEIRO ANDAR, UM BLACK-OUT; ELA GEME ASSUSTADA; UM BARULHO E UM CHACOALHÃO.
PATY
Ai, meu deus do céu. Pelo amor de deus. Por favor, por
favor.
SILÊNCIO; OUVE-SE APENAS A RESPIRAÇÃO DE PATY.
OUTRO BARULHO DE LEVE; ELA GEME COM MEDO, MAS NÃO
GRITA; FINALMENTE UM ESTOURO METÁLICO
ABAFA O GRITO DE HORROR DA GAROTA DESTINADA AO FIM DO POÇO; O ELEVADOR PARECE TER CAÍDO; A CÂMERA FALHA E
UM BARULHO FINALIZA O DESMORONAMENTO.
LONGO SILÊNCIO NA ESCURIDÃO.
17. CENA
FINAL PARTE 1
AS LUZES RETORNAM DENTRO DO ELEVADOR; A CÂMERA MOSTRA A
PERSPECTIVA DE CAÍDA NO CHÃO; PATY DESAPARECEU E O ELEVADOR ESTÁ INTACTO; A
PORTA ABRE NO QUINTO ANDAR E NADA PARECE TER ACONTECIDO.
BLACK-OUT
18. VERDADEIRA
CENA FINAL
A CÂMERA SE LEVANTA E PATY SE FILMA NO ESPELHA DANDO UM
SORRISINHO; A TRAGÉDIA NO ELEVADOR TAMBÉM ERA UMA BRINCADEIRA COM A
METALINGUAGEM; AQUILO TUDO SOPOSTAMENTE FARIA TAMBÉM PARTE DO FILME; A PORTA
ATRÁS DELA SE ABRE E JÔ E VINÍCIUS ENTRAM TAMBÉM SORRINDO MALICIOSOS PARA A
CÂMERA; TALVEZ ELES POSEM ENFRENTANDO A LENTE, OS ATORES MESMO; DE REPENTE UM
BLACK-OUT INESPERADO NESSA NOVA REALIDADE.
PATY
Pelo amor de deus. Fale que isso faz parte.
VINÍCIUS
Os black-out não era filmado no elevador.
Os black-out não era filmado no elevador.
SILÊNCIO
JÔ
Puta que o...
A CÂMERA CHIA; E DESLIGA.
VOZ MASCULINA
Haben
Sie schon über Urheberrechte gehört?
FIM
Nenhum comentário:
Postar um comentário