VOZ (CURTA-METRAGEM)

VOZ

PERSONAGENS
GUILHERME
MULHER 1
MULHER 2
CANTORA DE ÓPERA
HOMEM
JUDITE
MULHER 3
HOMEM 2

CENA 1: INTERNA/MANHÃ/APARTAMENTO DE GUILHERME/QUARTO

OUVE-SE O BARULHO DA CIDADE; MUITO FALATÓRIO DE UMA RUA MOVIMENTADA.

GUILHERME ESTÁ COM A CABEÇA ENFIADA DE BAIXO DO TRAVESSEIRO.

MAIS BARULHO DE BUZINAS E CARROS DE SOM; PODEMOS OUVIR NITIDAMENTE ALGUMAS CONVERSAS, MISTURADAS.

VOZ
Eu falei pra ela, mas adianta falar?

VOZ
Atenção, esse carro está sendo roubado e é monitorado pela KGV. Ligue para o 0800 7000 7000. Obrigado.

VOZ
(RISADA ALTA)

VOZ
Não, não, não! Pega lá, pega lá!

VOZ
Judite! Judite, a porta!

VOZ
Tá fresquinho, ó, tá fresquinho!

VOZ
Sai da frente, caralho!

VOZ
Judite!

VOZ
Pega lá, ô!

VOZ
(RISADA)

VOZ
Joga a mãe!

VOZ
A porta, porra!

VOZ
(UM CANTO EM ÓPERA)

GUILHERME SE LEVANTA IRRITADO E FECHA A JANELA E A PORTA DO QUARTO; OS SONS DIMINUEM, MAS NÃO CESSAM POR COMPLETO.

ELE VOLTA A DORMIR MAIS RELAXADO, CONSEGUE OUVIR AINDA ALGUÉM CANTANDO NO PRÉDIO E UMA CONVERSA DO ANDAR DE BAIXO.

VOZ
Não tem jeito essa menina.

VOZ
Eu não deixo ela falar assim comigo. Tá louco.

VOZ
Mas eu vou bater? Não adianta.

GUILHERME SAI NERVOSO DO QUARTO E FECHA A PORTA QUE DÁ PARA A LAVANDERIA; ELE VOLTA PARA O QUARTO E BATE A PORTA.

GUILHERME
Essa porra...

DEITA MORTO.

AINDA PODEMOS OUVIR UM POUQUINHO DA CONVERSA, MAS NADA COM NITIDEZ; A ÓPERA AO FUNDO CONTINUA E PARECE AUMENTAR EM ALGUMAS NOTAS. GUILHERME SE MEXE INCOMODADO.

A IMAGEM SE TRANSFORMA EM UMA VIAGEM PRÉ SONHO DE GUILHERME, TUDO UM TANTO PSICODÉLICO; UM PINGO DE SUOR CAI DA SUA TESTA, A ÓPERA PARECE SE APROXIMAR DE VEZ ENQUANDO, ELE SE VIRA TENTANDO DORMIR.

VOZ
Essa menina não tem jeito mesmo.

VOZ
Mas fale pra ela.

A ÓPERA ESTÁ NO AUGE.

VOZ
Sai da frente! Sai da frente!

VOZ
Judite!

GUILHERME ACORDA NO PULO E CORTA A TENSÃO.

GUILHERME
Cale a boca, caralho! Dá pra falar mais baixo?

OS SONS ESTÃO QUASE INAUDÍVEIS. ELE COÇA A CABEÇA E SUSPIRA. A ÓPERA É A ÚNICA COISA QUE SE OUVE, AO LONGE, E ELA ESTÁ CALMA. TUDO ESTÁ CALMO.

GUILHERME
Cacete.

ELE VAI ATÉ A JANELA E GRITA.

GUILHERME
Porra, é oito horas da manhã! Dá pra cantar mais baixo, caramba? Puta que o pariu, viu.

VOZ
Vai se fuder! É meu trabalho, imbecil! 

GUILHERME
E eu trabalho de madrugada, caralho! Sua corna!

VOZ
Judite, a porta!

GUILHERME
Judite, cacete! Fecha a porra da porta!

ELE FECHA A JANELA IRRITADÍSSIMO E CHUTA A QUINA DE ALGUM MÓVEL SEM QUERER.

GUILHERME
(GRITA ALUCINADO) Ai, porra!

ELE SAI DO QUARTO.

CENA 2: INTERNA/MANHÃ/COZINHA

GUILHERME VAI ATÉ A GELADEIRA E BEBE UM SUCO NO GARGALO.

VOZ
Ela tirou quatro na prova, você acredita? Eu não sei o que tá acontecendo, ela era tão aplicada, inteligente.

VOZ
É o namoradinho, lógico.

GUILHERME IRRITADO, ABRE A PORTA DA LAVANDERIA E GRITA.

GUILHERME
Vocês tão há mais de meia hora falando a mesma coisa aí embaixo! Adolescente é adolescente, caralho! Eu tô tentando dormir!

BATE A PORTA. A CONVERSA CESSA.

ELE SE SENTE UM POUCO CULPADO, MAS LOGO SE RECOMPÕE. ELE SAI DA COZINHA.


CENA 3: INTERNA/MANHÃ/QUARTO

LOGO QUE ENTRA NO QUARTO, GUILHERME DEIXA A PORTA ABERTA E ATRÁS DELE UM HOMEM PASSA PARA OUTRO CÔMODO SEM GUILHERME VER.

A ÓPERA CONTINUA E GUILHERME DEITA EXAUSTO; ELE ENFIA A CABEÇA NOVAMENTE EM BAIXO DO TRAVESSEIRO.

UMA VOZ PARECE VIR DE DENTRO DO QUARTO.

VOZ
Judite?

GUILHERME SE LEVANTA NO PULO; ELE OLHA PARA OS LADOS ASSUSTADO.

GUILHERME
Tá de brincadeira comigo, né?

SUSPENSE; GUILHERME FICA OLHANDO PARA A PORTA ABERTA; POR ALGUNS SEGUNDOS OUVIMOS APENAS A RESPIRAÇÃO DELE.

NO OUTRO CÔMODO, ALGUÉM BATE A PORTA.

HOMEM
Judite, sua filha da puta!

JUDITE PASSA CORRENDO SEGUIDA DO HOMEM.

GUILHERME GRITA DE HORROR.

GUILHERME
Ai, meu deus do céu, que porra é essa?

UM SILÊNCIO; GUILHERME AGUARDA ALGUMA COISA ACONTECER. AOS POUCOS ELE VAI TOMANDO CORAGEM PRA IR ATÉ A COZINHA, PARA ONDE OS DOIS CORRERAM.

CENA 4: INTERNA/MANHÃ/COZINHA E CORREDOR DE SAÍDA

NÃO TEM NINGUÉM. ELE VAI ATÉ O CORREDOR QUE DÁ PARA A ENTRADA E VERIFICA SE A PORTA ESTÁ TRANCADA. QUANDO RETORNA PARA A COZINHA, DUAS MULHERES ESTÃO CONVERSANDO.

MULHER 1
Não tem jeito, não sei mais o que fazer com ela.

AS DUAS OLHAM PARA GUILHERME; ELAS ESTÃO ENSANGUENTADAS.

MULHER 2
Olha o que ela fez com a gente.

MULHER 1
É droga.

GUILHERME GRITA E SAI CORRENDO DO APARTAMENTO.

CENA 5: INTERNA/MANHÃ/SAGUÃO DO ELEVADOR E ELEVADOR

GUILHERME
Que porra é essa? Que porra é essa?

ELE APERTA O BOTÃO DO ELEVADOR E AGUARDA TREMENDO.

ELE FICA OLHANDO COM TERROR PARA A PORTA DE SEU APARTAMENTO.

LONGO SILÊNCIO.

VOZ
Judite?

GUILHERME
Ai, Jesus, ai, Jesus.

A PORTA DO APARTAMENTO ABRE SOZINHA; O ELEVADOR CHEGA E GUILHERME ENTRA CORRENDO; ELE APERTA O TÉRREO.

NO ANDAR DE BAIXO, O ELEVADOR PÁRA.

A CANTORA DE ÓPERA ENTRA.

CANTORA
Oi.

GUILHERME
Oi.

CANTORA
Você é o reclamão, né?

GUILHERME
Desculpe.

AS LUZES DO ELEVADOR PISCAM.

GUILHERME
Ai, meu deus do céu.

ESCURIDÃO; O ELEVADOR TRAVA.

AS LUZES RETORNAM E A CANTORA NÃO ESTÁ MAIS LÁ. GUILHERME GRITA E AS LUZES APAGAM NOVAMENTE.

ELE CHORA DESESPERADO.

VOZ
Minha voz é meu trabalho.

OUVE-SE BARULHO DE CARNE DESPEDAÇANDO E GUILHERME AOS GRITOS.

SILÊNCIO

CENA 6: INTERNA/SAGUÃO DO ELEVADOR/TEMPO DEPOIS

A MULHER 3 SAI DE SEU APARTAMENTO E CHAMA O ELEVADOR; ELA AGUARDA POR ALGUNS SEGUNDOS E LOGO ELE CHEGA; QUANDO ELA ABRE, GUILHERME APARECE CAÍDO ENSAGUENTADO, COM A TRIPA APARECENDO.

ELA GRITA E FECHA A PORTA.

ALGUNS MINUTOS SE PASSAM, E ELA ESTÁ COM O HOMEM 3. ELE ABRE A PORTA DO ELEVADOR E NÃO TEM MAIS NADA LÁ DENTRO.

HOMEM 2
Viu, não é nada.

MULHER 3
Mas... estranho... eu juro que...

HOMEM 2
Pode ter sido imaginação.

MULHER 3
Não, eu juro! Não é possível isso.

HOMEM 2
Pois é.

GUILHERME
Dá pra vocês dois falar mais baixo? Eu tô tentando dormir aqui.

A CENA MOSTRA A JANELA QUE DÁ PARA O SAGUÃO DO PRÉDIO; GUILHERME ESTÁ PARADO OLHANDO PARA A CÂMERA. A MÚSICA SOBE E BLACK-OUT.

FIM

OS CRÉDITOS FINAIS PODEM MOSTRAR A CIDADE E SEU BARULHO REAL.



Nenhum comentário:

Postar um comentário